quarta-feira, 17 de junho de 2009

APROVEITAR O MOMENTO OPORTUNO

Quarta-feira 17 Junho
Não vos comove isso, a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o SENHOR, no dia do furor da sua ira. Eis aqui agora o dia da salvação (Lamentações 1:12; 2 Coríntios 6:2).

APROVEITAR O MOMENTO OPORTUNO

Para os malfeitores crucificados, um à direita e outro à esquerda do Senhor Jesus, os últimos momentos de vida deles foram solenes. No início, esses infelizes manifestaram seu ódio, associando-se com a multidão que passava e zombava de Jesus (Mateus 27:44).

De repente, um deles recobrou o domínio próprio. Ele percebeu a atitude de Jesus e ouviu Suas palavras: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Este Jesus, o nazareno, que só fez o bem, que chamou Deus de Pai e pediu que seus carrascos fossem perdoados, seria o Messias que algum dia voltará para reinar? Seria coincidência que o caminho de Cristo e o caminho do malfeitor se cruzassem justamente quando lhes restavam apenas algumas horas de vida? Aproveitaria este instante para ter um contato pessoal com Ele? Sim, aquele homem o fez. Indignado ao ouvir que seu companheiro continuava a insultar Jesus, falou: “Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?” Reconheceu que ele e seu amigo mereciam ser castigados, mas que Jesus não era culpado de nada. Logo se voltou Àquele a quem acabara de se identificar por meio da fé e lhe disse: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino”. A resposta de Jesus superou todas as expectativas dele. “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:40-43).

O malfeitor soube aproveitar esta oportunidade, a última para ele. O momento que você vive pode ser decisivo para ter um contato pessoal com Jesus, através da fé.

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.1-2

17 de Junho

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas..." João 14.1-2

Como será maravilhoso quando chegaremos à casa do Pai! Em nossa vida há muitos "primeiros dias" dos quais todos nós nos lembramos: o primeiro dia na escola, o primeiro dia no emprego, etc. Todos esses são dias inesquecíveis, especialmente o primeiro dia na nossa vida espiritual, o dia da conversão, que sempre deve ser uma lembrança viva para nós. Mas você jamais deveria dizer: "O primeiro dia depois da minha conversão foi o dia mais glorioso da minha vida". Pois essa glória, esse amor ardente que você tinha logo que se converteu você precisa também agora. Você tem hoje o mesmo Salvador que teve naquela oportunidade! As Escrituras dizem: "Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre." O primeiro dia que você passará na eternidade será o seu último dia sobre esta terra! Essa grandiosa realidade não deve ser ignorada. Não é em vão que o salmista diz: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Os tolos que vivem e se comportam nessa vida como se fossem viver eternamente são cegos, pois todos nós passaremos para a eternidade, e isso muitas vezes acontece repentina e inevitavelmente. Esse dia "X" será nosso último dia aqui sobre a terra e o primeiro dia na eternidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Um plano para sua vida.

Um plano para sua vida.

Depois de ouvir um ministro falar sobre o assunto "Por que Acredito em Jesus", um jovem bem vestido o visitou e disse "O que você disse hoje à noite foi interessante, mas tudo o que você disse sobre Cristo veio da sua Bíblia. Diga-me, se Jesus alguma vez viveu aqui na terra, por que a história não fala sobre Ele?".
"Essa é uma pergunta interessante", disse o ministro, enquanto se virava e pegava vários livros. "No entanto, para falar a verdade, a história fala sobre Jesus Cristo".

"Isso eu gostaria de ver por mim mesmo", respondeu o jovem.

"Bem, aqui está a Carta 97 do Livro 10 das Cartas de Plínio o Jovem, procônsul romano da Bitínia, uma província da Ásia Menor. Plínio escreveu ao Imperador Romano Trajano para falar sobre os acontecimentos de sua província. Observe, aqui ele pede conselho sobre como deveria lidar com uma nova seita, os cristãos. Ele fala sobre o seu rápido crescimento e sobre os hinos que cantavam, que era composto para seu líder, Cristo. Plínio enviou essa carta por volta do ano 110 AD. A carta de Plínio oferece evidência história de um homem, Cristo, e da divulgação da Sua fé nos dias de Seus apóstolos".

Surpreso, o jovem disse: "Conte-me mais!".

Enquanto o ministro folheava outro livro, ele acrescentou: "Outro historiador, contemporâneo de Plínio, foi Tácito. Em seus Anais (Livro 15, capítulo 44) ele fala do ódio e das perseguições de Nero contra os cristãos, no tempo em que Roma foi queimada. Tácito explica que o termo "cristão" vem do nome "Cristo". Ele menciona que Jesus Cristo, o fundador da religião cristã, tinha sido condenado à morte por Pôncios Pilatos, Procurador da Judéia, durante o reinado do imperador Tibério. Todos esses detalhes que Tácito nos dá combinam perfeitamente com eventos, nomes e locais dados na Bíblia".

"Pastor, eu nunca soube que coisas como estas estava na história secular!", o visitante exclamou.

O ministro acrescentou: "Eu quero ressaltar ainda que por volta de 180 AD, Celso escreveu um livro atacando os cristãos, indicando que o cristianismo por aquele tempo tinha se tornado uma força contra a qual lutar".

"Se você ainda está com dúvidas, lembre-se que os quatro Evangelhos são tão históricos quanto os livros seculares".

Quando esse jovem percebeu que tanto a história sagrada quanto a secular concordam que Jesus viveu como homem na terra, ele foi embora convencido que Jesus Cristo era uma figura real e histórica.

1. CRISTO EXISTE DESDE A ETERNIDADE

Jesus não era simplesmente um bom homem, Ele também era Deus. O que Jesus reivindicou para Si mesmo com respeito à Sua divindade?

"Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto... Quem me vê, vê o Pai". João 14:7, 9.

Se você deseja saber a resposta para essas questões: "Quem é Deus? Como Ele é?", você deve apenas olhar para Jesus, que declarou: "Eu e o Pai somos um". (João 10:30).

Deus o Pai e Jesus o filho existem juntos desde a eternidade (Hebreus 1:8). Nunca houve um tempo no qual Jesus deixou de ser um com o Pai. O Pai partilha o mesmo amor e cuidado a cada pessoa que Jesus também demonstrou durante Sua vida humana na terra.

2. CRISTO, O AMÂGO DA HISTÓRIA E DA PROFECIA

Já que a história da vida de Cristo é um cumprimento de profecias, ela foi escrita antes de Seu nascimento. As profecias do Velho Testamento apresentam um esboço claro da vida, morte e ressurreição de Cristo com antecedência. O Novo Testamento conta os cumprimentos da Sua história de vida. Vivendo de quinhentos a mil e quinhentos anos antes do nascimento de Cristo, os profetas do Velho Testamento predisseram acontecimentos bem específicos sobre a vida do Messias. E, bem no começo do ministério terrestre de Cristo, quando o povo comparou Sua vida com as profecias do Velho Testamento, o que eles concluíram?

"Achamos Aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José". João 1:45

Nosso Salvador apelou para as profecias cumpridas a fim de estabelecer Sua identidade:

"E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras [Velho Testamento]". Lucas 24:25-27

Profecias cumpridas dão evidências convincentes que Jesus é o Messias prometido.

3. A VIDA DE CRISTO - UMA PROFECIA CUMPRIDA

Vejamos algumas dessas passagens proféticas do Velho Testamento e seu cumprimento no relato do Novo Testamento.

O Local do Seu Nascimento
Profecia do Velho Testamento: "E tu, BELÉM-Efrata... de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade". Miquéias 5:2 (Versão Almeida Revista e Atualizada, 2a edição).
Cumprimento do Novo Testamento: "Jesus nasceu em BELÉM da Judéia". Mateus 2:1

Seu Nascimento Virginal
Profecia do Velho Testamento: "A VIRGEM ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel [Deus conosco]". Isaías 7:14
Cumprimento do Novo Testamento: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois O QUE NELA FOI GERADO PROCEDE DO ESPÍRITO SANTO. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus [O SENHOR salva]". Mateus 1:20-23

Sua Linhagem da Tribo de Judá
Profecia do Velho Testamento: "O CETRO NÃO SE APARTARÁ DE JUDÁ,... até que venha aquele a quem ele pertence". Gênesis 49:10
Cumprimento do Novo Testamento: "Pois é bem conhecido que o nosso Senhor descende de Judá". Hebreus 7:14

Sua Rejeição
Profecia do Velho Testamento: "Foi desprezado e REJEITADO pelos homens". Isaías 53:3
Cumprimento do Novo Testamento: "Veio para o que era seu, mas OS SEUS NÃO O RECEBERAM". João 1:11

Sua Traição e o Preço Pago para Seu Traidor
Profecias do Velho Testamento: "Até o MEU MELHOR AMIGO, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim". Salmo 41:9
"Eu lhes disse: 'Se acharem melhor assim, paguem-me; se não, não me paguem. Então eles me pagaram TRINTA MOEDAS DE PRATA". Zacarias 11:12
Cumprimento do Novo Testamento: "Então, um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e lhes perguntou: 'O que me darão se eu o entregar a vocês?' E lhe fixaram o preço: TRINTA MOEDAS DE PRATA". Mateus 26:14, 15

Sua Morte numa Cruz
Profecia do Velho Testamento: "PERFURARAM MINHAS MÃOS e meus pés". Salmo 22:16.
Cumprimento do Novo Testamento: "Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali O CRUCIFICARAM". Lucas 23:33 (ver também João 20:25).

Sua Saída do Túmulo
Profecia do Velho Testamento: "Porque TU NÃO ME ABANDONARÁS NO SEPULCRO, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição". Salmo 16:10
Cumprimento do Novo Testamento: "Prevendo isso, falou da ressurreição de Cristo, que NÃO FOI ABANDONADO NO SEPULCRO, e cujo corpo não sofreu decomposição. Deus ressuscitou esse Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato". Atos 2:31, 32

A evidência é muito forte para provar que Jesus não cumpriu as profecias por acaso. Sua biografia estava realmente escrita de antemão por meios sobrenaturais. Verdadeiramente, Jesus é o Filho de Deus.

Depois de verificarmos as evidências, precisamos tomar uma decisão honesta sobre quem deve ser o Senhor de nossas vidas. Se você ainda não fez isso, por que não colocar sua vida nas mãos de Jesus?

4. UMA VIDA PLANEJADA POR DEUS

Jesus viveu uma vida planejada por Deus, uma que havia sido esboçada centenas de anos antes de Seu nascimento. Por estar sempre consciente desse fato, Ele permaneceu sensível à liderança de Deus. Cristo disse:

"Nada faço por Mim mesmo, mas falo exatamente o que o Pai me ensinou... pois sempre faço o que lhe agrada". João 8:28, 29

Deus planejou a vida humana de Jesus antes de Seu nascimento, e Deus também tem um plano para cada ser humano. Ele sabe como cada um de nós pode saciar os mais profundos anseios e como podemos encontrar uma vida abundante.

Raimundo não estava sempre seguro de que quisesse se submeter ao plano de Deus. Porém, quando enfrentou uma grande decisão sobre qual faculdade escolher, ele decidiu pela primeira vez na vida ficar atento à liderança divina para o assunto. Ele orou por vários dias e tentou ouvir alguma resposta. Depois de algum tempo, parecia estar muito claro para ele que deveria escolher a Opção B: uma universidade mais barata, contudo imensa e impessoal. Logo que começaram as aulas, ele conheceu alguns cristãos maravilhosos que pertenciam ao movimento da Cruzada Estudantil por Cristo.

Sua experiência com eles durante os dois anos seguintes mudou radicalmente sua vida.

Quando Raimundo olha para trás, ele percebe que sempre que teve que enfrentar uma grande decisão e buscou a direção divina, "Deus me introduziu numa área totalmente nova de minha vida".

Como você pode saber qual o plano de Deus para sua vida? Deus lhe dirige de várias maneiras:

(1) A BÍBLIA
De acordo com o salmista, qual é o livro guia para a vida?

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho". Salmo 119:105

A Palavra de Deus renova nossa mente e nos dá idéias (Romanos 12:2; Salmo 119:99). Um tempo regular de estudo diligente da Escritura é a melhor maneira de colocar nossas prioridades na ordem correta.

(2) CIRCUNSTÂNCIAS PROVIDENCIAIS
Deus também nos guia através de circunstâncias divinamente orientadas. O Salmo 23 ilustra Deus como o Bom Pastor. Um pastor guia suas ovelhas através de vales escuros bem como encostas pedregosas. Ele é capaz de fazer com que suas dificuldades de transformem em benefícios e ajuda-os a aprenderem com cada experiência. Temos um Pastor que fica sempre ao nosso lado.

(3) DEUS SE COMUNICA DIRETAMENTE COM O CORAÇÃO
Deus também nos guia através da voz da nossa consciência. O Espírito pode iluminar "os olhos do coração" (Efésios 1:18). Quanto mais consistentemente praticarmos a comunicação com Deus, mais Ele terá chance de nos guiar. Ele molda tanto nossas impressões interiores quanto nosso raciocínio e julgamento para que possamos ver claramente o próximo passo que precisamos dar.

5. A LIDERANÇA DEVE SER HARMONIOSA

É possível, claro, você pense que está vivendo uma vida dirigida por Deus, enquanto na verdade você está simplesmente seguindo suas próprias inclinações e impulsos (Provérbios 16:25). Nossos sentimentos devem estar em harmonia com o ensino bíblico. Não é seguro concluir que Deus está nos dirigindo a não ser que todas as três formas de sermos guiados por Deus estejam em harmonia.

Vejamos o exemplo de Jacob. Ele tinha uma adorável esposa e dois filhos, mas teve um caso extraconjugal com outra mulher. Ele disse aos seus amigos: "Eu orei sobre isso e senti que essa era a vontade de Deus". As emoções e as impressões interiores de Jacob claramente lhe conduziram a um caminho errado. Ele imaginou que era providência divina que ele tivesse encontrado essa outra mulher e não parou para pesquisar os mandamentos bíblicos sobre o adultério. A Bíblia, "a lei e o testemunho", é o guia autorizado, o juiz final para determinar o modo correto de agir (Isaías 8:20). Nunca devemos permitir que qualquer impressão ou circunstância aparentemente providencial nos guie para longe de um princípio bíblico.

6. SUBMETER-SE AO PLANO DE DEUS

Quando o Diabo veio para tentar Jesus no deserto, ele sugeriu: "Se você apenas ignorar os dolorosos sacrifícios que Seu Pai planejou para você, eu lhe darei o mundo na palma da sua mão - com fama, fortuna e um estilo de vida confortável". Satanás até mesmo citou as Escrituras numa tentativa de guiar Jesus para o caminho errado. Mas, a cada vez, Jesus vencia a batalha com as palavras: "Está escrito" (Mateus 4:1-11).

Uma lição poderosa que podemos aprender da vida de Jesus é a submissão à vontade do Pai. Mesmo em face da terrível agonia do Gêtsemani, Ele gritou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres" (Mateus 26:39). Depois de três anos de Seu ministério, vivendo diariamente em harmonia com o plano do Pai, as últimas palavras de Jesus ao morrer foram: "Está consumado" (João 19:30). Jesus na verdade estava dizendo: "A vida que Meu Pai tinha planejado para mim está cumprida".

Ao começar a ouvir a voz de Deus falando coerentemente através de Sua Palavra, circunstâncias providenciais, e impressões diretas, você pode aprender a aceitar Sua direção inteiramente. Você também pode descobrir a alegria de ter uma vida planejada e dirigida por Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 23.13-32

Lucas 23.13-32

13 Então, reunindo Pilatos os principais sacerdotes, as autoridades e o povo,
14 disse-lhes: Apresentastes-me este homem como agitador do povo; mas, tendo -o interrogado na vossa presença, nada verifiquei contra ele dos crimes de que o acusais.
15 Nem tampouco Herodes, pois no-lo tornou a enviar. É, pois, claro que nada contra ele se verificou digno de morte.
16 Portanto, após castigá-lo, soltá-lo-ei.
17 E era-lhe forçoso soltar-lhes um detento por ocasião da festa.
18 Toda a multidão, porém, gritava: Fora com este! Solta-nos Barrabás!
19 Barrabás estava no cárcere por causa de uma sedição na cidade e também por homicídio.
20 Desejando Pilatos soltar a Jesus, insistiu ainda.
21 Eles, porém, mais gritavam: Crucifica -o! Crucifica -o!
22 Então, pela terceira vez, lhes perguntou: Que mal fez este? De fato, nada achei contra ele para condená-lo à morte; portanto, depois de o castigar, soltá-lo-ei.
23 Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E o seu clamor prevaleceu.
24 Então, Pilatos decidiu atender-lhes o pedido.
25 Soltou aquele que estava encarcerado por causa da sedição e do homicídio, a quem eles pediam; e, quanto a Jesus, entregou -o à vontade deles.
26 E, como o conduzissem, constrangendo um cireneu, chamado Simão, que vinha do campo, puseram-lhe a cruz sobre os ombros, para que a levasse após Jesus.
27 Seguia -o numerosa multidão de povo, e também mulheres que batiam no peito e o lamentavam.
28 Porém Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos!
29 Porque dias virão em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, que não geraram, nem amamentaram.
30 Nesses dias, dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos!
31 Porque, se em lenho verde fazem isto, que será no lenho seco?
32 E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com ele.

Lucas 23:13-32

Mais embaraçado do que nunca, Pilatos reúne os principais sacerdotes, as autoridades e o povo e afirma-lhes três vezes que nada verificou contra Ele para que seja digno de morte. Mas seu desejo de libertá-LO só faz aumentar a insistência do povo para exigir a Sua crucificação. Uma multidão é facilmente induzida a ser covarde e cruel, porque sob a cobertura do anonimato pode dar livre curso aos instintos mais baixos. Neste caso, ela é tanto mais cruel, pois são os seus próprios líderes que a estão instigando. Finalmente os seus gritos prevalecem e, em troca da liberdade do homicida Barrabás, faz com que Jesus seja entregue "à vontade deles" (v. 25). Para Pilatos, homem sem escrúpulos, uma vida humana tem menos valor do que o favor do povo.

Entre os que acompanharam ao inocente que foi condenado, muitos foram acometidos de compaixão e choraram. Mas a emoção não é uma prova da obra de Deus em um coração; pois, do contrário, essas mulheres teriam de chorar sobre si mesmas e sobre a perversa cidade, como fez o Senhor Jesus no capítulo 19, versículo 41. Muitas pessoas são tocadas sentimentalmente pela bondade do Senhor, indignadas pela injustiça da qual Ele foi objeto. Mas elas não consideram que, devido aos seus próprios pecados, carregam também uma responsabilidade pessoal por Sua morte (Isaías 53:6).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 20:5-23

1 Samuel 20:5-23

5 Disse Davi a Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, em que costumo assentar-me com o rei para comer; porém deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo, até à tarde do terceiro dia.
6 Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade; porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a linhagem.
7 Se disser assim: Está bem; então teu servo tem paz; porém se muito se indignar, sabe que já está inteiramente determinado no mal.
8 Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?
9 Então disse Jônatas: Longe de ti tal coisa; porém se de alguma forma soubesse que já este mal está inteiramente determinado por meu pai, para que viesse sobre ti, não to revelaria eu?
10 E disse Davi a Jônatas: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente?
11 Então disse Jônatas a Davi: Vem e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo.
12 E disse Jônatas a Davi: O Senhor Deus de Israel seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, e eis que se houver coisa favorável para Davi, e eu então não enviar a ti, e não to fizer saber;
13 O Senhor faça assim com Jônatas outro tanto; que se aprouver a meu pai fazer-te mal, também to farei saber, e te deixarei partir, e irás em paz; e o Senhor seja contigo, assim como foi com meu pai.
14 E, se eu então ainda viver, porventura não usarás comigo da beneficência do Senhor, para que não morra?
15 Nem tampouco cortarás da minha casa a tua beneficência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi.
16 Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi.
17 E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.
18 E disse-lhe Jônatas: Amanhã é a lua nova, e não te acharão no teu lugar, pois o teu assento se achará vazio.
19 E, ausentando-te tu três dias, desce apressadamente, e vai àquele lugar onde te escondeste no dia do negócio; e fica-te junto à pedra de Ezel.
20 E eu atirarei três flechas para aquele lado, como se atirasse ao alvo.
21 E eis que mandarei o moço dizendo: Anda, busca as flechas. Se eu expressamente disser ao moço: Olha que as flechas estão para cá de ti; toma-o contigo, e vem, porque há paz para ti, e não há nada, vive o Senhor.
22 Porém se disser ao moço assim: Olha que as flechas estão para lá de ti; vai-te embora, porque o Senhor te deixa ir.
23 E quanto ao negócio de que eu e tu falamos, eis que o Senhor está entre mim e ti eternamente.


1 Samuel 20:5-23

Quando Saul veio a Naiote, Davi fugiu. Ainda mantinha, contudo, a esperança de retomar seu lugar na corte e por isso foi procurar conselho com seu amigo Jônatas. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17:17). Tendo sido amigos nos tempos felizes, Davi e Jônatas experimentarão agora quão preciosa e confortadora é a amizade mútua quando o tempo da provação chega.

Quão superior é nosso relacionamento com o supremo Amigo! Como conheceremos Sua perfeita simpatia se jamais precisarmos dela (Hebreus 4:15-16)?

Parecia que Davi não passava de um fora-da-lei para quem as promessas divinas de reinado tinham sido suspensas. Mas a fé de Jônatas continuava vendo Davi como aquele que iria reinar, cujos inimigos seriam cortados, incluindo seu próprio pai (cujo nome ele não mencionou por respeito). Note como ele fala do futuro com total convicção. Assim os redimidos do Senhor Jesus discernem pela fé Sua maravilhosa glória e sabem que seu Salvador, que hoje é odiado e rejeitado pelo mundo e por seu príncipe, logo aparecerá como o Rei da glória, tendo os Seus inimigos debaixo de Seus pés.



Que DEUS abençoe a todos.