quarta-feira, 17 de junho de 2009

1 Samuel 20:5-23

1 Samuel 20:5-23

5 Disse Davi a Jônatas: Eis que amanhã é a lua nova, em que costumo assentar-me com o rei para comer; porém deixa-me ir, e esconder-me-ei no campo, até à tarde do terceiro dia.
6 Se teu pai notar a minha ausência, dirás: Davi me pediu muito que o deixasse ir correndo a Belém, sua cidade; porquanto se faz lá o sacrifício anual para toda a linhagem.
7 Se disser assim: Está bem; então teu servo tem paz; porém se muito se indignar, sabe que já está inteiramente determinado no mal.
8 Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque o fizeste entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?
9 Então disse Jônatas: Longe de ti tal coisa; porém se de alguma forma soubesse que já este mal está inteiramente determinado por meu pai, para que viesse sobre ti, não to revelaria eu?
10 E disse Davi a Jônatas: Quem me fará saber, se por acaso teu pai te responder asperamente?
11 Então disse Jônatas a Davi: Vem e saiamos ao campo. E saíram ambos ao campo.
12 E disse Jônatas a Davi: O Senhor Deus de Israel seja testemunha! Sondando eu a meu pai amanhã a estas horas, ou depois de amanhã, e eis que se houver coisa favorável para Davi, e eu então não enviar a ti, e não to fizer saber;
13 O Senhor faça assim com Jônatas outro tanto; que se aprouver a meu pai fazer-te mal, também to farei saber, e te deixarei partir, e irás em paz; e o Senhor seja contigo, assim como foi com meu pai.
14 E, se eu então ainda viver, porventura não usarás comigo da beneficência do Senhor, para que não morra?
15 Nem tampouco cortarás da minha casa a tua beneficência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi.
16 Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi.
17 E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.
18 E disse-lhe Jônatas: Amanhã é a lua nova, e não te acharão no teu lugar, pois o teu assento se achará vazio.
19 E, ausentando-te tu três dias, desce apressadamente, e vai àquele lugar onde te escondeste no dia do negócio; e fica-te junto à pedra de Ezel.
20 E eu atirarei três flechas para aquele lado, como se atirasse ao alvo.
21 E eis que mandarei o moço dizendo: Anda, busca as flechas. Se eu expressamente disser ao moço: Olha que as flechas estão para cá de ti; toma-o contigo, e vem, porque há paz para ti, e não há nada, vive o Senhor.
22 Porém se disser ao moço assim: Olha que as flechas estão para lá de ti; vai-te embora, porque o Senhor te deixa ir.
23 E quanto ao negócio de que eu e tu falamos, eis que o Senhor está entre mim e ti eternamente.


1 Samuel 20:5-23

Quando Saul veio a Naiote, Davi fugiu. Ainda mantinha, contudo, a esperança de retomar seu lugar na corte e por isso foi procurar conselho com seu amigo Jônatas. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Provérbios 17:17). Tendo sido amigos nos tempos felizes, Davi e Jônatas experimentarão agora quão preciosa e confortadora é a amizade mútua quando o tempo da provação chega.

Quão superior é nosso relacionamento com o supremo Amigo! Como conheceremos Sua perfeita simpatia se jamais precisarmos dela (Hebreus 4:15-16)?

Parecia que Davi não passava de um fora-da-lei para quem as promessas divinas de reinado tinham sido suspensas. Mas a fé de Jônatas continuava vendo Davi como aquele que iria reinar, cujos inimigos seriam cortados, incluindo seu próprio pai (cujo nome ele não mencionou por respeito). Note como ele fala do futuro com total convicção. Assim os redimidos do Senhor Jesus discernem pela fé Sua maravilhosa glória e sabem que seu Salvador, que hoje é odiado e rejeitado pelo mundo e por seu príncipe, logo aparecerá como o Rei da glória, tendo os Seus inimigos debaixo de Seus pés.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário