6
E havendo Josué despedido o povo foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herança, para possuirem a terra.
7
E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.
8
Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos;
9
E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.
10
E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
11
Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
12
E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
13
Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
14
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.
15
Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.
16
E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.
17
Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do Senhor; mas eles assim não fizeram.
18
E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.
19
Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.
20
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais, e não deram ouvidos à minha voz,
21
Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu;
22
Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar.
23
Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué.
Juízes 2:6-23
Muitos anos se passam e vemos surgindo em Israel “outra geração… que não conhecia o SENHOR, nem tampouco as obras que fizera a Israel” (v. 10). Essa geração não tinha experimentado a fidelidade de Deus no deserto nem Seu poder em Canaã.
Esse é um importante exemplo para considerarmos, nós, que fazemos parte da nova geração dos filhos de Deus. Talvez sejamos filhos de pais cristãos que nos falaram das maravilhas que Deus fez nas gerações passadas, mas não conhecemos o Senhor por experiência pessoal.
Infelizmente, é triste ver a decadência que se seguiu ao magnífico despertamento ocorrido no século passado. Os “anciãos” de quem ouvimos falar partiram um após o outro. E se o Senhor nos deixou aqui por mais alguns anos é porque temos responsabilidades a cumprir.
Hebreus 13:7 nos adverte: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus”. Eles nos deixaram um ministério escrito e um exemplo. Sigamos acima de tudo a fé deles. E, apesar de não mais existirem, ainda temos ao Senhor. Sua presença é mais do que suficiente para atravessarmos esta época de trevas e fraqueza.
Que DEUS abençoe a todos.