segunda-feira, 15 de março de 2010

Gênesis 24:15-31

Gênesis 24:15-31

15 E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro.
16 E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.
17 Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.
18 E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber.
19 E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.
20 E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.
21 E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada ou não.
22 E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro;
23 E disse: De quem és filha? Faze-mo saber, peço-te. Há também em casa de teu pai lugar para nós pousarmos?
24 E ela lhe disse: Eu sou a filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.
25 Disse-lhe mais: Também temos palha e muito pasto, e lugar para passar a noite.
26 Então inclinou-se aquele homem e adorou ao Senhor,
27 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benevolência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.
28 E a donzela correu, e fez saber estas coisas na casa de sua mãe.
29 E Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão, o qual correu ao encontro daquele homem até a fonte.
30 E aconteceu que, quando ele viu o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; e foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte,
31 E disse: Entra, bendito do Senhor; por que estás fora? pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos.

Gênesis 24:15-31
O servo de Abraão nem havia terminado de orar quando a resposta apareceu em sua frente – Rebeca carregando um cântaro ao ombro. Encontramos em Isaías uma promessa que corresponde a isto: “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Isaías 65:24).

Se o servo nos ensina dependência, Rebeca é, no que lhe diz respeito, um modelo de devoção e vivacidade. Ela faz mais do que lhe é pedido, tira água para os camelos, o que faz rapidamente, isto é, “prontamente” e “apressando-se” (vv. 18 e 20). São duas características que podemos observar aqui e imitar em nossos afazeres diários no lar. Tirar água, isto é, proporcionar refrigério a outros. Existem milhares de meios de comunicar bênçãos, as quais nós mesmos temos extraído da Palavra de Deus, às pessoas com quem temos entrado em contato. E do mesmo modo com que o servo observava Rebeca, lembremos que existe Alguém que presta total atenção a tudo o que fazemos. Do modo como esta jovem levava a cabo esta simples tarefa, o servo discerniu que ela seria, para Isaque, uma mulher devotada, trabalhadora e virtuosa, como aquela descrita no capítulo 31 de Provérbios.

Antes de fazer qualquer outra coisa, ele se inclinou diante do Senhor, O adorou e Lhe agradeceu.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 24:1-14

Gênesis 24:1-14

1 E ERA Abraão já velho e adiantado em idade, e o Senhor havia abençoado a Abraão em tudo.
2 E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
3 Para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
4 Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
5 E disse-lhe o servo: Se porventura não quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste?
6 E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho.
7 O Senhor Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
8 Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não faças lá tornar a meu filho.
9 Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
10 E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor.
11 E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.
12 E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!
13 Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;
14 Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.


Gênesis 24:1-14
A morte de Sara é uma alusão ao fato de Israel (povo do qual descendeu o verdadeiro Isaque) ter sido posto de lado depois da ressurreição do Senhor (capítulo 22). Para assegurar que a semente da promessa seja preservada, Abraão, o “pai de numerosas nações”, tem um grande plano cuja execução nos é relatada em detalhes: providenciar uma esposa para seu filho. É então que uma terceira pessoa entra em cena, o mais antigo servo da casa de Abraão, seu administrador, uma impressionante figura do Espírito Santo que foi enviado à terra para reunir os que formarão a Igreja, a noiva de Cristo. Assim vemos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que operaram juntos na obra da criação, também atuam juntos na escolha, no chamado e na reunião dos redimidos que hão de se unir ao Cristo ressuscitado. Esta noiva é procurada em terras longínquas. Dentre os “que antes estáveis longe” é que Deus escolheu e chamou companheiros para Seu Filho (Efésios 2:13).

Que modelo de dependência temos neste servo de Abraão! Na casa de seu amo, ele aprendeu a conhecer o Senhor, com quem agora se relaciona pessoalmente. Ele apresenta sua oração perante Deus (Salmo 5:3). Não nos esqueçamos, antes de empreender qualquer obra, de primeiro falar ao Senhor sobre o assunto.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 23:1-20

Genesis 23:1-20

1 E FOI a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara.
2 E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.
3 Depois se levantou Abraão de diante de sua morta, e falou aos filhos de Hete, dizendo:
4 Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessão de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face.
5 E responderam os filhos de Hete a Abraão, dizendo-lhe:
6 Ouve-nos, meu senhor; príncipe poderoso és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta.
7 Então se levantou Abraão, inclinou-se diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete.
8 E falou com eles, dizendo: Se é de vossa vontade que eu sepulte a minha morta de diante de minha face, ouvi-me e falai por mim a Efrom, filho de Zoar,
9 Que ele me dê a cova de Macpela, que ele tem no fim do seu campo; que ma dê pelo devido preço em herança de sepulcro no meio de vós.
10 Ora Efrom habitava no meio dos filhos de Hete; e respondeu Efrom, heteu, a Abraão, aos ouvidos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo:
11 Não, meu senhor, ouve-me: O campo te dou, também te dou a cova que nele está, diante dos olhos dos filhos do meu povo ta dou; sepulta a tua morta.
12 Então Abraão se inclinou diante da face do povo da terra,
13 E falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta.
14 E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe:
15 Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta.
16 E Abraão deu ouvidos a Efrom, e Abraão pesou a Efrom a prata de que tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre mercadores.
17 Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele estava, e todo o arvoredo que no campo havia, que estava em todo o seu contorno ao redor,
18 Se confirmou a Abraão em possessão diante dos olhos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da cidade.
19 E depois sepultou Abraão a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã.
20 Assim o campo e a cova que nele estava foram confirmados a Abraão, pelos filhos de Hete, em possessão de sepultura.


Gênesis 23:1-20
Uma sepultura era tudo o que Abraão possuiria na terra de Canaã, apesar de esta terra lhe ter sido prometida. Ao comprar o campo e a caverna de Macpela para sepultar Sara, o homem de Deus confirma a sua firme esperança da ressurreição. Para ele, Sara continua vivendo com uma vida divina. Por isso é necessário assegurar-se de todos os direitos sobre o lugar onde o corpo dela, que há de ressuscitar, será colocado. O fato de a caverna ter sido comprada pelo pleno preço nos recorda que os direitos sobre a morte foram plenamente adquiridos pela cruz de Cristo; é uma alusão à morte que foi vencida e à certeza da ressurreição de todos os crentes, que há de acontecer em breve.

No capítulo 14 Abraão recusou os presentes do rei de Sodoma, e aqui também ele não fica devendo obrigações a ninguém. Abraão insiste em pagar o valor devido pelo campo, sem pechinchas. Em todos os contatos de um cristão com as pessoas do mundo, ele deve ser reconhecido por sua correção e absoluta honestidade. No Novo Testamento somos exortados a não ficar devendo coisa alguma a ninguém (Romanos 13:8) e a portar-nos “com dignidade para com os de fora” (1 Tessalonicenses 4:12), e finalmente a “procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21; veja também Romanos 12:17).

Que DEUS abençoe a todos.