segunda-feira, 15 de março de 2010

Gênesis 24:15-31

Gênesis 24:15-31

15 E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro.
16 E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu.
17 Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.
18 E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber.
19 E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.
20 E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.
21 E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o Senhor havia prosperado a sua jornada ou não.
22 E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mãos, do peso de dez siclos de ouro;
23 E disse: De quem és filha? Faze-mo saber, peço-te. Há também em casa de teu pai lugar para nós pousarmos?
24 E ela lhe disse: Eu sou a filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.
25 Disse-lhe mais: Também temos palha e muito pasto, e lugar para passar a noite.
26 Então inclinou-se aquele homem e adorou ao Senhor,
27 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benevolência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.
28 E a donzela correu, e fez saber estas coisas na casa de sua mãe.
29 E Rebeca tinha um irmão cujo nome era Labão, o qual correu ao encontro daquele homem até a fonte.
30 E aconteceu que, quando ele viu o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e quando ouviu as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; e foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte,
31 E disse: Entra, bendito do Senhor; por que estás fora? pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos.

Gênesis 24:15-31
O servo de Abraão nem havia terminado de orar quando a resposta apareceu em sua frente – Rebeca carregando um cântaro ao ombro. Encontramos em Isaías uma promessa que corresponde a isto: “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Isaías 65:24).

Se o servo nos ensina dependência, Rebeca é, no que lhe diz respeito, um modelo de devoção e vivacidade. Ela faz mais do que lhe é pedido, tira água para os camelos, o que faz rapidamente, isto é, “prontamente” e “apressando-se” (vv. 18 e 20). São duas características que podemos observar aqui e imitar em nossos afazeres diários no lar. Tirar água, isto é, proporcionar refrigério a outros. Existem milhares de meios de comunicar bênçãos, as quais nós mesmos temos extraído da Palavra de Deus, às pessoas com quem temos entrado em contato. E do mesmo modo com que o servo observava Rebeca, lembremos que existe Alguém que presta total atenção a tudo o que fazemos. Do modo como esta jovem levava a cabo esta simples tarefa, o servo discerniu que ela seria, para Isaque, uma mulher devotada, trabalhadora e virtuosa, como aquela descrita no capítulo 31 de Provérbios.

Antes de fazer qualquer outra coisa, ele se inclinou diante do Senhor, O adorou e Lhe agradeceu.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário