sexta-feira, 12 de junho de 2009

HARMONIA NO CASAMENTO

Sexta-feira 12 Junho

HARMONIA NO CASAMENTO

O amor é paciente, é benigno… não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal (1 Coríntios 13:4-5).

Infelizmente, em muitos casamentos não existe a harmonia desejada. Mesmo quando ambos os cônjuges são cristãos, as crises matrimoniais surgem. Olhando superficialmente há vários motivos para isso. Mas quando se buscam as causas mais profundas dos problemas, na maioria dos casos se chega à raiz verdadeira: o eu de cada indivíduo é o maior impedimento para um casamento harmonioso, fundamentado no amor recíproco. Quantas pessoas buscam no casamento a satisfação do seu eu, em lugar de aprender a renunciar a ele com abnegação! Renunciar ao ego não significa perder valor diante dos olhos do cônjuge. Essa renúncia deve conduzir ao desenvolvimento do nós e a uma real harmonia matrimonial.

Alguém colocou a questão da seguinte forma: “Não exija que seu cônjuge seja o primeiro a construir o nós; isso só serviria para elevar o seu eu. Você só encontrará o nós renunciando ao seu eu”. A chave do amor se chama: Para você.

De onde recebemos força para viver tal padrão no casamento? Do Senhor Jesus que nos redimiu. Ele nos mostrou o que é viver colocando os outros em primeiro lugar e deseja ajudar os Seus a fazer o mesmo. Sigamos as pegadas dEle e contemos com a ajuda do Espírito Santo. Dessa maneira a nova vida que recebemos quando nos convertemos ao Senhor Jesus pode se desenvolver. E é o caminho para a felicidade e satisfação que tantos casais almejam.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 103.1-2

12 de Junho

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2

Louvor e ações de graças operam milagres, justamente quando interiormente você se sente como que encerrado numa prisão, quando tudo parece trancado e acorrentado; quando a Bíblia não mais fala ao seu coração e você mal consegue pronunciar o nome de Jesus. Paulo e Silas louvaram a Deus quando estavam na prisão com as costas ensangüentadas. E ao orarem e cantarem louvores a Deus naquela situação, Deus lhes abriu as portas da prisão e arrebentou todos os grilhões.

Comece você também a agradecer e a louvar, não importa o tipo de "prisão" em que você se encontre. Pois enquanto cantamos e louvamos ao Senhor, Ele abre as portas das nossas circunstâncias e dificuldades. Ele não resolve seu problema, mas liberta você do problema. E se a resposta à sua oração demorar, justamente então você deve louvá-lO! Quando passamos por provações, as ações de graças fortalecem a nossa fé. O louvor dos nossos lábios mostra que de fato há fé em nosso coração. Quando você reconhece isso, por meio do louvor e ações de graça você é introduzido no mistério de ser contínua e constantemente abastecido com poder e força.

Que DEUS abençoe a todos.

Caráter

Caráter

Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências. Rom. 13:13 e 14.

Enquanto eu cursava a faculdade, Walter B. Clark era o preceptor dos rapazes. Certa noite, enquanto dirigia o culto, ele disse: "O caráter é aquilo que você é no escuro." Ele poderia ter acrescentado: "E também o que você é de dia, quando acha que ninguém está olhando."

Vários anos atrás, John Gosson se dirigia de moto a uma oficina de carros em Syracuse, Nova Iorque. Ele havia lido o anúncio de uma Honda; queria dar uma olhadinha e, quem sabe, comprá-la. Sem que ele o percebesse, o vento abriu o bolso de sua jaqueta, que continha 7.500 dólares - suas economias dos últimos sete anos.

As notas se espalharam pela rodovia. Os motoristas que passavam, pararam e se serviram daquela "chuva de dinheiro". Um motorista honesto, que conseguiu recolher 3.120 dólares, devolveu-os a Gosson. Outro, contudo, acrescentou um insulto ao dano, não apenas por ficar com o dinheiro que havia recolhido, mas ainda mandando ao infeliz jovem um cartão postal ofensivo, no qual se gabava de ter passado "férias pagas" na Califórnia. O cartão dizia: "Eu me senti no sétimo céu, juntando e guardando aquele 'troquinho' na rodovia, o qual, segundo descobri, pertencia a você."

Caráter de Prata Refinada
Vai sentar-se, como o purificador de prata, vigiando com atenção, até que todo o refugo tenha sido queimado. Purificará os levitas, os servos de Deus, e os limpará como se limpa o ouro e a prata. Assim, eles servirão a Deus com corações puros. Mal. 3:3 (A Bíblia Viva).

A parte de trás de objetos feitos com prata da melhor qualidade em geral traz estampada a palavra "sterling" (esterlina). Você sabe como se originou a palavra "esterlina"?

Segundo Walter de Pinchebek, que viveu por volta do ano 1300, havia na cidade de Hanse, no norte da Alemanha, um estabelecimento mercantil chamado Easterling. Os sócios dessa firma eram reconhecidos como sendo tão íntegros em suas transações, que receberam privilégios especiais no comércio e nos bancos. Os comerciantes da filial inglesa dessa firma obtiveram permissão para cunhar moedas com seu próprio nome. Essas moedas eram cunhadas com a palavra "Easterling". Compunham-se de 92,2% de prata e menos de 8% de liga (esta última era necessária para evitar que a prata se desgastasse muito rapidamente). Por fim, a palavra Easterling foi encurtada para "sterling" (esterlina) e daí em diante toda prata que atinge essas especificações passou a ser marcada como esterlina.

No verso de hoje, o Senhor é retratado como refinador de metais preciosos. Os refinadores de ouro e prata dos tempos bíblicos são descritos como estando assentados diante de uma fornalha, observando atentamente o processo de purificação, para que nada se perdesse do precioso metal (ver Isa. 1:25). Para que o resultado fosse o melhor, o refinador não aplicava calor de mais nem de menos. Quando o minério chegava ao ponto de fundir-se, a escória era removida sem danificar o precioso metal.
Deus freqüentemente usa provas que parecem "ardentes" para refinar o nosso caráter. Como o salmista diz: "Tu nos colocaste no fogo para nos purificar, como se faz com a prata." Sal. 66:10 (A Bíblia Viva).

"Esterlina" está para a prata assim como "cristão" deve estar para o caráter.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 22.1-23

Lucas 22.1-23

1 Estava próxima a Festa dos Pães Asmos, chamada Páscoa.
2 Preocupavam-se os principais sacerdotes e os escribas em como tirar a vida a Jesus; porque temiam o povo.
3 Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.
4 Este foi entender-se com os principais sacerdotes e os capitães sobre como lhes entregaria a Jesus;
5 então, eles se alegraram e combinaram em lhe dar dinheiro.
6 Judas concordou e buscava uma boa ocasião de lho entregar sem tumulto.
7 Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa.
8 Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos.
9 Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos?
10 Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui -o até à casa em que ele entrar
11 e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos?
12 Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos.
13 E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa.
14 Chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.
15 E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
16 Pois vos digo que nunca mais a comerei, até que ela se cumpra no reino de Deus.
17 E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: Recebei e reparti entre vós;
18 pois vos digo que, de agora em diante, não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.
19 E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim.
20 Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.
21 Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.
22 Porque o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído!
23 Então, começaram a indagar entre si quem seria, dentre eles, o que estava para fazer isto.


Lucas 22:1-23

Os líderes do povo tinham dificuldades em realizar os seus desejos criminosos, porque sabiam que "todo o povo, ao ouvi-lo, ficava dominado por ele", O Senhor Jesus (19:48). Mas Satanás vem ao auxílio deles. Ele preparou o seu instrumento, Judas; e agora entra nele, assumindo o controle da vontade desse miserável discípulo. E Judas não demora para levar adiante a sua terrível transação.

Quando se trata de celebrar a Páscoa - que hoje corresponde ao partir do pão (à Ceia) - nada é deixado à iniciativa dos discípulos. O Senhor Jesus pede-lhes que a preparem, mas Ele também espera que peçam Sua orientação sobre onde ela terá lugar. Quantos cristãos, em vez de fazerem esta pergunta ao Senhor, escolhem por si mesmos o lugar de reunião! Não obstante, tudo é muito simples! Basta deixarmo-nos ser conduzidos por este homem que leva o cântaro de água, figura do Espírito Santo apresentando a Palavra (na Bíblia a água muitas vezes simboliza a Palavra de Deus). O espaçoso cenáculo mobiliado sugere que ali onde o Senhor Jesus está presente, há lugar para todos os crentes. "Tenho desejado ansiosamente..." disse Ele aos Seus quando chegada a hora. Que amor! O Senhor fala não de um favor que lhes faz, mas sim de uma necessidade de Seu próprio coração, como quem, tendo de deixar a sua família, deseja ter ainda com ela uma reunião de despedida.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 17:41-54

1 Samuel 17:41-54

41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
42 E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
47 E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 E Davi pôs a mão no alforge, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
52 Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.
53 Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.
54 E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.



1 Samuel 17:41-54

Mais uma vez o filisteu surge e desafia Israel. Mas quem vai ao encontro dele? Aquele é o campeão de Israel que irá enfrentá-lo – um garoto com armas ridículas: um cajado e uma funda de pastor? Será que aquilo era uma piada? Golias olha aquele desprezível adversário de alto a baixo, indigno de estar lutando com ele, e o insulta terrivelmente! Mas Davi permanece firme; e mais tarde escreveria: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27:1). A pedra é lançada por uma mão firme; ela penetra na testa do gigante, que cai. Davi corre imediatamente e corta a cabeça de Golias com a própria espada do inimigo. Depois ressoa um alto brado de vitória no acampamento de Israel. A confusão e a fuga imperam no exército filisteu. É uma cena memorável que ilustra o poder da fé que capacita o crente a obter vitórias semelhantes. Mas sabemos que isso teve um significado infinitamente maior. Davi, símbolo de Cristo, triunfou sobre Golias, símbolo de Satanás. Por meio da morte, Jesus destruiu aquele que tinha o poder da morte - o diabo. É a vitória da cruz, o maior e mais sublime objeto de eterno louvor.



Que DEUS abençoe a todos.