sexta-feira, 12 de junho de 2009

1 Samuel 17:41-54

1 Samuel 17:41-54

41 O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.
42 E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.
43 Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
44 Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45 Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
47 E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 E Davi pôs a mão no alforge, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
52 Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.
53 Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.
54 E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.



1 Samuel 17:41-54

Mais uma vez o filisteu surge e desafia Israel. Mas quem vai ao encontro dele? Aquele é o campeão de Israel que irá enfrentá-lo – um garoto com armas ridículas: um cajado e uma funda de pastor? Será que aquilo era uma piada? Golias olha aquele desprezível adversário de alto a baixo, indigno de estar lutando com ele, e o insulta terrivelmente! Mas Davi permanece firme; e mais tarde escreveria: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27:1). A pedra é lançada por uma mão firme; ela penetra na testa do gigante, que cai. Davi corre imediatamente e corta a cabeça de Golias com a própria espada do inimigo. Depois ressoa um alto brado de vitória no acampamento de Israel. A confusão e a fuga imperam no exército filisteu. É uma cena memorável que ilustra o poder da fé que capacita o crente a obter vitórias semelhantes. Mas sabemos que isso teve um significado infinitamente maior. Davi, símbolo de Cristo, triunfou sobre Golias, símbolo de Satanás. Por meio da morte, Jesus destruiu aquele que tinha o poder da morte - o diabo. É a vitória da cruz, o maior e mais sublime objeto de eterno louvor.



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário