quinta-feira, 20 de outubro de 2011

João 21.18

20 de Outubro

"Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres." João 21.18

O Senhor anuncia a Pedro:"Tu conduziste a ti mesmo, mas virá o dia em que serás conduzido para onde não queres". Eu gostaria de adiantar que sempre devemos ter certeza de que é o Senhor quem nos conduz. Somos conduzidos por Ele mesmo sem perceber. Nesse sentido, temos várias promessas na Bíblia. Vejamos apenas o Salmo 32.8: "Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho." Mesmo assim muitos crentes são enganados, ao invés de serem pessoas dirigidas pelo Senhor. Qual é o motivo de você não enxergar o caminho certo? Não será a sua própria vontade que obscurece a sua visão, trazendo grande angústia? Volte-se hoje para Jesus, e diga: "Toma conta de mim totalmente, ó Senhor!" Aí Ele o conduzirá para onde você não iria por sua própria natureza – para o Calvário –, porém, por amor do Seu nome, através de caminho reto. Pois o Senhor prometeu que vai nos conduzir, e sob Suas vistas nos dar conselho!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4:16-17

Quinta-feira 20 Outubro

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor

(1 Tessalonicenses 4:16-17).

O SENHOR VOLTARÁ
Os que crêem no Senhor Jesus como seu Salvador recebem o perdão dos pecados. Possuem a vida eterna. Em virtude dessa graça mudam a maneira de viver. Para tais, o Senhor Jesus fez uma promessa maravilhosa: voltará para buscá-los e levá-los ao céu, onde Ele está. Várias passagens da Bíblia nos falam desse prodigioso acontecimento: 1 Coríntios 15:51-58; 1 Tessalonicenses 4:13-18.

O Senhor descerá do céu. Mediante Seu poder divino e com voz de comando, chamará os que, desde o princípio do mundo, morreram crendo em Deus. Os que não creram ressuscitarão mais tarde para serem julgados e condenados (Apocalipse 20:5 e 12).

Os crentes que estiverem vivos na terra no dia de Sua vinda serão “transformados” para serem semelhantes aos já ressurretos. Então, os “ressurretos” e os “transformados” irão ao encontro do Senhor nos ares. Haverá uma reunião maravilhosa ao redor dEle. Ele introduzirá os Seus redimidos na felicidade da casa do Pai. Ali estarão em Sua companhia para sempre.

Essa esperança alimenta o amor dos crentes para com Cristo e aviva o desejo deles de santificação e consagração.

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 5.16

19 de Outubro

"Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Tiago 5.16

Qual deve ser a sua posição diante de Deus na oração? Miserável em si mesmo, mas assim mesmo perfeito, justo e imaculado! Dessa maneira você pode se apresentar diante da santa face de Deus! Como isso é possível? Isso só é possível única e exclusivamente pelo sangue de Jesus. Somente pelo sangue de Jesus recebemos a justiça que tem valor diante de Deus. Conseqüentemente só podemos comparecer diante do trono de Deus por meio do sangue santo. "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus..." Portanto, nunca podemos falar com Deus sem haver reivindicado em espírito a purificação pelo sangue de Jesus. Muitas vezes, essa condição não é observada. Por isso, tantas vezes temos dificuldade em interceder. Esquecemos que só podemos nos aproximar de Deus pelo poder do sangue de Jesus. Isso, por sua vez, significa que não podemos nos aproximar de Deus sem que o Espírito Santo nos transfigure o Cordeiro, e sem que participemos um pouco das dores que Ele sofreu pelos nossos pecados. Mas, depois disso, somos levados à adoração, e a adoração sempre é a base da intercessão vitoriosa. Por isso, não se exponha descuidadamente à santa presença de Deus, pois Ele não o receberá se você não se aproximar conscientemente através do sangue de Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 97:10; Jeremias 2:13

Quarta-feira 19 Outubro

Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal.

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas

(Salmo 97:10; Jeremias 2:13).

POTÁVEL OU CONTAMINADA?
Milhões de habitantes de uma grande cidade bebem água do rio poluído que a corta com plena segurança. A empresa responsável utiliza procedimentos de alta tecnologia para depurar perfeitamente essa água. Além da clássica filtração com carbono ativado e areia, é usado um “nanofiltro” que retém as bactérias, os pesticidas e até os vírus.

Tais tecnologias nos mostram com que cuidado protegemos a saúde de nosso corpo. Mas existe outra área em que quase não há vigilância: a saúde moral. Assim como a água penetra nas células de nosso corpo, os meios massivos de comunicação e as mensagens que propagam entram profundamente em nosso ser, podendo causar prejuízos de longo alcance. Muito melhor seria encher nossa mente com água depurada, boas leituras e diversões sãs e enriquecedoras. Não esqueçamos de beber diretamente da Palavra de Deus. Essa água não somente é pura e fresca, mas tem o poder de nos purificar por completo. Leiamos a Bíblia com regularidade e atenção. Nela encontraremos “palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes” (Salmo 12:6). Assim poderemos ver a vida como Deus vê e declararemos: “Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo” (Salmo 119:162).

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 1.6-7

18 de Outubro

"Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma cousa." Tiago 1.6-7

O que significa orar com fé? Significa confiar nas promessas de Deus na oração. Não podemos orar à toa. Existem pessoas que dizem: "Você só precisa ter fé, e terá tudo o que pedir", mas se enganam redondamente. Em cada situação, necessitamos de uma promessa bem definida de Deus na qual podemos depositar a nossa fé. Esta é a realidade maravilhosa: as promessas existem! Por exemplo, quando estamos solitários: "E eis que estou convosco todos os dias." Quando nos sentimos fracos: "...o poder se aperfeiçoa na fraqueza." Ou preocupados: "...lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." Quando estamos tristes: "...não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força." Ou enfermos: "...eu sou o Senhor que te sara." Para cada situação específica, Deus deu uma promessa específica para que, pela fé, possamos nos fundamentar concretamente em Sua Palavra. A oração é a mais alta expressão da fé, isso quer dizer que você não deve mais se deixar determinar pelas coisas visíveis, mas pelas invisíveis, pelo Deus eterno!

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 5:2-3; 3:18

Terça-feira 18 Outubro

Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos.

Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade

(1 João 5:2-3; 3:18).

O DEVER DE AMAR TEM RESTRIÇÃO?
Jesus disse: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros” (João 13:34). Para o crente isso não é somente um conselho, mas uma ordem, a ordem essencial do cristianismo. Porém, imediatamente, meu coração enganoso levanta uma objeção: estou disposto a amar meus irmãos na fé, ou seja, aqueles que receberam o Senhor Jesus como Salvador, mas só aos que se mostram dignos. Isso me alivia um pouco, pois me exime de amar os crentes que são diferentes de mim, e aqueles com os quais eu não concordo.

Deus é mais poderoso que minha malícia. Ao ler a Bíblia encontro outro ensino do Senhor: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39). Meu próximo é quem está perto de mim: minha família, vizinhos, colegas… Eu os amo verdadeiramente? Desejo o bem deles?

Mais uma vez, minha mente hábil desvia a pergunta, achando assim uma solução para me justificar: não posso considerar como próximo quem se afasta de mim. Contudo, minha desculpa não é valida, pois Jesus também disse: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:44).

Ele nos amou quando éramos Seus inimigos (Colossenses 1:21). Portanto, “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão” (1 João 4:20-21).

Que DEUS abençoe a todos.