sábado, 25 de abril de 2009

Eclesiastes 8.3

25 de Abril

"Não te apresses em deixar a presença dele." (Eclesiastes 8.3)

Estou convencido de que a agitação em que vivem os filhos de Deus os deixa cegos para a importância da hora atual na história da salvação. Satanás não quer que tenhamos tempo, mas sim que sempre estejamos ocupados com uma atividade ou outra. Isaías chama o mal pelo nome, quando diz: "Na tua longa viagem te cansas." O apóstolo Paulo agia com cautela. Com grande autoridade, ele diz: "Pois não lhe ignoramos os desígnios (de Satanás)."

Ter tempo não significa ganhar tempo a fim de se agitar ainda mais, mas sim separar tempo para orar! Pessoas que oram são pessoas que fazem milagres. Posso ter lido milhares de vezes as palavras de Jesus em Mateus 7.7, mas toda vez elas me tocam profundamente: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." É tão simples, mas também tão sublime! Como poderia ser rica, poderosa e abençoada sua vida se você fosse uma pessoa que ora! Quem tem tempo para o Senhor encontra coisas ilimitadas, coisas que permanecem eternamente, motivo pelo qual também digo a você com seriedade: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus", e "Porque ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá, e não tardará."

Que DEUS abençoe a todos.

Banquete Espiritual


25 de Abril

Banquete Espiritual

Quanto a vós outros, a unção que dEle recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nEle, como também ela vos ensinou. 1 João 2:27

Creiamos na Palavra. Quem assim come o Pão do Céu é nutrido diariamente e saberá o que significam estas palavras: “Não tendes necessidade de que alguém vos ensine” (1Jo 2:27). Temos lições puras saídas dos lábios dAquele a quem pertencemos, dAquele que nos comprou com o preço de Seu sangue.

A preciosa Palavra de Deus é um sólido fundamento sobre que se pode construir. Quando os homens se acercam de vocês com suas suposições, digam-lhes que o Grande Mestre lhes deixou Sua Palavra, a qual é de incalculável valor, e que Ele enviou um Consolador em Seu nome, a saber: o Espírito Santo. “Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26). “Eu sou o pão vivo que desceu do Céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que Eu darei pela vida do mundo é a Minha carne” (Jo 6:51).

Aí nos é apresentado um rico banquete, do qual podem participar todos os que crêem em Cristo como Salvador pessoal. Ele é a Árvore da Vida para todos quantos continuam a alimentar-se dEle.

Fui instruída a perguntar aos que professam receber a Cristo como seu Salvador pessoal: Por que ignoram as palavras do Grande Mestre, e enviam cartas a seres humanos para receber palavras de conforto? Por que confiam na ajuda humana quando têm as promessas abundantes, plenas e maravilhosas. “Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue permanece em Mim, e Eu, nele. Este é o pão que desceu do Céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente” (Jo 6:56, 58). Eles podem morrer, contudo a vida de Cristo neles é eterna, e eles serão ressuscitados no último dia. “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (v. 63). [...]

Sou instruída pela Palavra de Deus de que Suas promessas são para mim e para todo filho de Deus. O banquete está estendido diante de nós; somos convidados a comer a Palavra de Deus, a qual fortalecerá os músculos e nervos.

Que DEUS abençoe a todos.

Recompensas do Estudo da Bíblia


25 de Abril

Recompensas do Estudo da Bíblia

Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. 2 Pedro 2:20
Grande luz foi concedida aos reformadores; muitos deles, porém, aceitaram os enganos do erro pela má interpretação das Escrituras. Esses erros foram transmitidos através dos séculos, mas, embora sejam muito antigos, não têm a apoiá-los um “Assim diz o Senhor”. Pois o Senhor declarou: “Não alterarei o que saiu dos Meus lábios” (Sl 89:34). Em Sua grande misericórdia, o Senhor permitiu que nestes últimos dias brilhasse ainda maior luz. Enviou-nos Sua mensagem, revelando Sua lei e mostrando-nos o que é verdade.

Cristo é a fonte de todo conhecimento. NEle centralizam-se as nossas esperanças de vida eterna. Ele é o maior mestre que o mundo já conheceu e, se quisermos ampliar a mente das crianças e dos jovens, e induzi-los, se possível, a ter amor à Bíblia, devemos firmar-lhes a mente na verdade clara e simples, extraindo o que tem estado coberto pelo entulho da tradição, e pondo à mostra as preciosas jóias. Incentivem-nos a pesquisar esses assuntos, e o esforço empregado será uma disciplina inestimável.

A revelação de Deus, segundo é apresentado em Jesus Cristo, provê um grandioso assunto para meditação, o qual, se for estudado, aguçará a mente, e elevará e enobrecerá as faculdades. À medida que o instrumento humano aprender essas lições na escola de Cristo, procurando tornar-se como Ele era, manso e humilde de coração, aprenderá a mais proveitosa de todas as lições: que o intelecto só é supremo quando santificado por viva conexão com Deus. [...]

A maior sabedoria, e a mais essencial, é o conhecimento de Deus. O próprio eu se reduz a uma insignificância quando contempla a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. A Bíblia precisa tornar-se o fundamento de todo o estudo. Individualmente precisamos aprender deste livro que Deus nos deu, a condição para a salvação de nossa alma, pois é o único livro que nos diz o que devemos fazer para ser salvos. Não somente isto, mas dela também se pode obter vigor intelectual (FEC, p. 450, 451).

Que DEUS abençoe a todos.

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:1-13)

Sábado 25 Abril

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:1-13)

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro (Apocalipse 22:18-19).

Um caso solitário de desobediência impediu Moisés de entrar na boa terra prometida pelo Senhor. Ele está, por isso, em posição melhor do que qualquer um para exortar o povo a obedecer aos mandamentos do Senhor, “para que entreis, e possuais a terra”, diz ele (v. 1). É como se ele lhes estivesse dizendo: “Não deixem que o que aconteceu comigo aconteça com vocês também; ouçam e cumpram os mandamentos do Senhor devidamente!”. “Porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento”, insiste o homem de Deus (v. 6). Ao obedecer a vontade de Deus, colocamos a nossa de lado e damos lugar à sabedoria que é do alto e que substitui a nossa própria (Tiago 3:17). Portanto, guardar a Palavra significa também guardar “bem a tua alma” (v. 9).

A autoridade desta Palavra divina é confirmada. Moisés lembra as circunstâncias e a solenidade sobre as quais ela foi comunicada.

“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela” (v. 2). Muitas pessoas que se autodenominam cristãs acrescentam às Escrituras tradições, superstições e pontos de vista humanos. Outras arrancam páginas que lhes incomodam ou que lhe são incompreensíveis. Ambas são igualmente culpadas (veja Apocalipse 22:18,19).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 4.16-30

Lucas 4.16-30

16Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.17 Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.20 Tendo fechado o livro, devolveu -o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.21 Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.22 Todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que lhe saíam dos lábios, e perguntavam: Não é este o filho de José?23 Disse-lhes Jesus: Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze -o também aqui na tua terra.24 E prosseguiu: De fato, vos afirmo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra.25 Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra;26 e a nenhuma delas foi Elias enviado, senão a uma viúva de Sarepta de Sidom.27 Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.28 Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.29 E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo.30 Jesus, porém, passando por entre eles, retirou-se.

Lucas 4:16-30

Vemos que o relato do ministério do Senhor começa por Nazaré, onde foi criado. Nosso testemunho deve começar em casa, entre nossos conhecidos. Temos mais coragem de ir pregar o Evangelho aos pagãos que para testemunhar perante os que nos conhecem?
Na sinagoga, o Mestre divino lê a passagem de Isaías que O aponta como Mensageiro da graça. Ele proclama libertação aos cativos (vide Isaías 42:7 e 61:1). Imaginemos que hoje fosse proclamado que os prisioneiros seriam perdoados e libertados. Poderíamos imaginar que alguns prefeririam permanecer em prisão; que outros se atrevessem a reclamar sua inocência para ser libertados por via legal; ou que, pelo contrário, muitos dissessem: "Oh, não! isto não é para mim; sou muito culpado"; ou que outros, finalmente, recusassem crer nesta mensagem de graça? Atitudes insensatas e bastante improváveis também... mas, não obstante, muito comuns entre os que rejeitam a salvação. Contudo, muitos cativos de Satanás aceitam alegremente a liberdade oferecida. A que classe de prisioneiros você pertence? O triste fim deste episódio nos mostra como os habitantes de Nazaré receberam as "Boas Novas", um quadro em miniatura da atitude de toda a nação.

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 13:11-25


Juízes 13:11-25

11 Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e foi àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falou a esta mulher? E disse: Eu sou.
12 Então disse Manoá: Cumpram-se as tuas palavras; mas qual será o modo de viver e o serviço do menino?
13 E disse o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse à mulher guardará ela.
14 De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.
15 Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Ora deixa que te detenhamos, e te preparemos um cabrito.
16 Porém o anjo do Senhor disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao Senhor. Porque não sabia Manoá que era o anjo do Senhor.
17 E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?
18 E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?
19 Então Manoá tomou um cabrito e uma oferta de alimentos, e os ofereceu sobre uma penha ao Senhor: e houve-se o anjo maravilhosamente, observando-o Manoá e sua mulher.
20 E sucedeu que, subindo a chama do altar para o céu, o anjo do Senhor subiu na chama do altar; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram em terra sobre seus rostos.
21 E nunca mais apareceu o anjo do Senhor a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor.
22 E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
23 Porém sua mulher lhe disse: Se o Senhor nos quisesse matar, não aceitaria da nossa mão o holocausto e a oferta de alimentos, nem nos mostraria tudo isto, nem nos deixaria ouvir tais coisas neste tempo.
24 Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.
25 E o espírito do Senhor começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.

Juízes 13:11-25

O Senhor não revelou Seus pensamentos a respeito da libertação de Seu povo aos poderosos de Israel, mas a um pobre casal estéril de Dã, a mais fraca das tribos (1:34). Hoje a quem o Senhor revela Seu plano de salvação e o Salvador que Ele nos tem dado? Às criancinhas e Aos que são como elas, cuja fé é simples (Mateus 11:25). Na segunda visita do Anjo devemos notar a oferta queimada, a oferta de manjares e a rocha, figuras de Cristo. Mas quem era o Anjo, qual era o nome dele? Para Manoá, que desesperadamente queria conhecê-lo pessoalmente e não apenas pela palavra de sua esposa, o Anjo respondeu: “Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?” (v. 18). Para que O reconheçamos, Ele não tem necessidade de dizer mais nada. Abramos nossa Bíblia em Isaías 9:6: “O seu nome será Maravilhoso”. E por ser Maravilhoso, Ele age maravilhosamente; e dessa maneira O reconhecemos. O Anjo que subiu na chama da oferta queimada e Jesus, que ao consumar Sua obra foi “recebido no céu” (Marcos 16:19), são a mesma Pessoa.

Que DEUS abençoe a todos.