sábado, 25 de abril de 2009

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:1-13)

Sábado 25 Abril

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:1-13)

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro (Apocalipse 22:18-19).

Um caso solitário de desobediência impediu Moisés de entrar na boa terra prometida pelo Senhor. Ele está, por isso, em posição melhor do que qualquer um para exortar o povo a obedecer aos mandamentos do Senhor, “para que entreis, e possuais a terra”, diz ele (v. 1). É como se ele lhes estivesse dizendo: “Não deixem que o que aconteceu comigo aconteça com vocês também; ouçam e cumpram os mandamentos do Senhor devidamente!”. “Porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento”, insiste o homem de Deus (v. 6). Ao obedecer a vontade de Deus, colocamos a nossa de lado e damos lugar à sabedoria que é do alto e que substitui a nossa própria (Tiago 3:17). Portanto, guardar a Palavra significa também guardar “bem a tua alma” (v. 9).

A autoridade desta Palavra divina é confirmada. Moisés lembra as circunstâncias e a solenidade sobre as quais ela foi comunicada.

“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela” (v. 2). Muitas pessoas que se autodenominam cristãs acrescentam às Escrituras tradições, superstições e pontos de vista humanos. Outras arrancam páginas que lhes incomodam ou que lhe são incompreensíveis. Ambas são igualmente culpadas (veja Apocalipse 22:18,19).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário