sábado, 2 de maio de 2009

1 Timóteo 2.4

2 de Maio

"...O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." 1 Timóteo 2.4

Aqui temos uma visão bem profunda da vontade de Deus. Ele quer salvar a todos. Se você confessa os seus pecados diante do Senhor, você sabe: o sangue de Jesus Cristo purifica de todo pecado e leva você a andar como Deus quer. Também conhecemos a vontade de Deus em relação à nossa santificação: "Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." Nas Escrituras, santificação significa um passo além do perdão do pecado. Perdão significa afastamento do pecado, santificação significa andar em direção a Jesus. Quem não vive na santificação já se afasta da santa vontade de Deus. É inevitável que em nossa vida como cristãos existam sempre as duas alternativas. Ou vivemos no âmbito da vontade de Deus e somos felizes, abençoados e consolados, ou estamos na esfera da vontade de Satanás e fazemos coisas que não gostaríamos de fazer. Você é obrigado a ceder à pressão dos seus vícios e paixões mesmo que não o queira, você mente embora gostaria de dizer a verdade, você é impuro embora gostaria de ser puro. O motivo é a sua desobediência, pois ainda não se entregou decididamente à vontade de Deus. Faça-o agora mesmo!

Que DEUS abençoe a todos.

Verdadeira Sabedoria

02 de Abril

Verdadeira Sabedoria

Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Provérbios 3:13

A verdadeira sabedoria é um tesouro tão perdurável como a própria eternidade. Muitos dos homens que o mundo chama sábios, são sábios apenas a seus próprios olhos. Satisfeitos com a aquisição da sabedoria mundana, não entram nunca no jardim de Deus, para se relacionarem com os tesouros da ciência contida em Sua Santa Palavra. Julgando-se sábios, são ignorantes no que diz respeito à sabedoria que precisam possuir todos quantos houverem de obter a vida eterna. Nutrem desprezo pelo livro de Deus, o qual, se estudado e obedecido, os tornaria verdadeiramente sábios.
A Bíblia é para eles um mistério impenetrável. As verdades maravilhosas e profundas do Antigo e do Novo Testamento são obscuras para eles, porque as coisas espirituais não sãos discernidas espiritualmente. Precisam aprender que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e que sem essa sabedoria seu aprendizado é de pouco valor.
Aqueles que estão se esforçando para obter educação na área das ciências, mas que não aprenderam a lição de que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, estão trabalhando sem amparo e de maneira incompetente, questionando a realidade de tudo. Eles podem adquirir educação nas ciências, mas a menos que ganhem conhecimento da Bíblia e de Deus não possuem a verdadeira sabedoria. Pessoas iletradas, que conhecem a Deus e a Jesus Cristo, possuem sabedoria mais duradoura que os mais cultos que desprezam a instrução de Deus.
A verdadeira sabedoria está infinitamente acima da compreensão dos sábios segundo o mundo. A sabedoria oculta, que é Cristo formado em nós, a esperança da glória, é sabedoria tão elevada como o Céu. Os profundos princípios da piedade são sublimes e eternos. A experiência cristã, unicamente, nos pode ajudar a compreendermos esse problema, e obter os tesouros de conhecimento que têm sido ocultos nos conselhos de Deus, mas estão agora sendo revelados a todos os que têm ligação vital com Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Recompensas do Estudo da Bíblia


02 de Abril

Recompensas do Estudo da Bíblia

Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. 2 Pedro 2:20

Grande luz foi concedida aos reformadores; muitos deles, porém, aceitaram os enganos do erro pela má interpretação das Escrituras. Esses erros foram transmitidos através dos séculos, mas, embora sejam muito antigos, não têm a apoiá-los um “Assim diz o Senhor”. Pois o Senhor declarou: “Não alterarei o que saiu dos Meus lábios” (Sl 89:34). Em Sua grande misericórdia, o Senhor permitiu que nestes últimos dias brilhasse ainda maior luz. Enviou-nos Sua mensagem, revelando Sua lei e mostrando-nos o que é verdade.
Cristo é a fonte de todo conhecimento. NEle centralizam-se as nossas esperanças de vida eterna. Ele é o maior mestre que o mundo já conheceu e, se quisermos ampliar a mente das crianças e dos jovens, e induzi-los, se possível, a ter amor à Bíblia, devemos firmar-lhes a mente na verdade clara e simples, extraindo o que tem estado coberto pelo entulho da tradição, e pondo à mostra as preciosas jóias. Incentivem-nos a pesquisar esses assuntos, e o esforço empregado será uma disciplina inestimável.
A revelação de Deus, segundo é apresentado em Jesus Cristo, provê um grandioso assunto para meditação, o qual, se for estudado, aguçará a mente, e elevará e enobrecerá as faculdades. À medida que o instrumento humano aprender essas lições na escola de Cristo, procurando tornar-se como Ele era, manso e humilde de coração, aprenderá a mais proveitosa de todas as lições: que o intelecto só é supremo quando santificado por viva conexão com Deus. [...]
A maior sabedoria, e a mais essencial, é o conhecimento de Deus. O próprio eu se reduz a uma insignificância quando contempla a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. A Bíblia precisa tornar-se o fundamento de todo o estudo. Individualmente precisamos aprender deste livro que Deus nos deu, a condição para a salvação de nossa alma, pois é o único livro que nos diz o que devemos fazer para ser salvos. Não somente isto, mas dela também se pode obter vigor intelectual.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 6.39-49

Lucas 6.39-49

39 Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?40 O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.41 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?42 Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.43 Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.44 Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas.45 O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?47 Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.48 É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída.49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.

Lucas 6:39-49

Se uma pequena partícula de poeira se deposita na lente de um microscópio, já não se vê mais nada através dela. O que é curioso, é que para nós é o oposto! Quanto maior a trave em nosso olho, mais apurada é nossa capacidade para distinguirmos o argueiro no olho de nosso irmão.
No versículo 46, o Senhor Jesus faz uma pergunta que deve nos fazer parar e refletir: "Por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" Não acontece às vezes que tomamos leviana e inconseqüentemente o nome do Senhor Jesus quando oramos? Não temos direito de chamá-LO Senhor se não estamos dispostos a fazer em todas as coisas a Sua vontade (1 João 2:4). Muitos filhos de pais cristãos têm aceitado, pela graça, o Senhor Jesus como seu Salvador; mas, pode-se afirmar que realmente se renderam a Ele enquanto não reconhecem a Sua autoridade de Senhor? O verdadeiro Cristianismo consiste em não mais viver para si mesmo, mas para Aquele que morreu por nós, para O servir e esperar por Ele (1 Tessalonicenses 1:9-10; 2 Coríntios 5:15).
Edificar nossas esperanças "sobre a terra" sem alicerces é seguir rumo a uma grande ruína (v. 49). Por isso, vamos ao Senhor Jesus, escutemos as Suas palavras e ponhamo-las em prática (v. 47).

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 17:1-13


Juízes 17:1-13

1 E HAVIA um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.
2 O qual disse à sua mãe: As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas, por cuja causa lançaste maldições, e de que também me falaste, eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei. Então lhe disse sua mãe: Bendito do Senhor seja meu filho.
3 Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe; porém sua mãe disse: Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao Senhor, para meu filho fazer uma imagem de escultura e uma de fundição; de sorte que agora to tornarei a dar.
4 Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe; e sua mãe tomou duzentas moedas de prata, e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem de escultura e uma de fundição, que ficaram em casa de Mica.
5 E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.
6 Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.
7 E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali.
8 E este homem partiu da cidade de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse conveniente. Chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica, seguindo o seu caminho,
9 Disse-lhe Mica: Donde vens? E ele lhe disse: Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar onde quer que achar conveniente.
10 Então lhe disse Mica: Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote; e cada ano te darei dez moedas de prata, e vestuário, e o sustento. E o levita entrou.
11 E consentiu o levita em ficar com aquele homem; e o moço lhe foi como um de seus filhos.
12 E Mica consagrou o levita, e aquele moço lhe foi por sacerdote; e esteve em casa de Mica.

Juízes 17:1-13

Aqui encontramos uma família em situação degradante, muito diferente da família de Manoá. O filho roubou, a mãe amaldiçoava, e com a mesma boca (Tiago 3:10) abençoava o filho em vez de lhe chamar a atenção para a seriedade da sua ofensa. Por fim, mandou o filho fazer imagens de escultura para ela. Apesar de o nome do Senhor estar nos lábios da mulher, a lei que proibia tais práticas era completamente desprezada. O Senhor Jesus disse: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus 15:8; Isaías 29:13; 46:6). Que palavras sérias! Sermos chamados pelo nome do Senhor requer que nos afastemos do mal (2 Timóteo 2:19). Chamar Jesus de nosso Senhor significa que reconhecemos a autoridade dEle. Aqui, ao contrário, todos faziam o que bem lhes parecia. Assim fizeram Mica, sua mãe e também o jovem levita de Belém, a quem Mica consagrou como sacerdote quando não tinha o direito de fazê-lo. Infelizmente, esse jovem era um descendente de Moisés (18:30). Moisés foi o que trouxe a lei, destruiu o bezerro de ouro e ensinou a maravilhosa de canção de Deuteronômio 32 ao povo. O que ele sentiria se visse seu próprio descendente se tornando sacerdote de uma imagem de escultura?

Que DEUS abençoe a todos.

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:14-28)

Sábado 2 Maio

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:14-28)

Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus (Efésios 5:5).

Estando no centro das nações vizinhas, Israel devia destacar-se mediante a sua sabedoria e entendimento (4:6). Essa sabedoria e entendimento consistiam em conhecer, ouvir e ser submisso ao único e verdadeiro Deus. Essas nações fronteiriças estavam adorando a ídolos. Em conseqüência, tornaram-se “nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis” (Romanos 1:21-23). É contra esse terrível pecado da idolatria que Israel deveria guardar-se aqui. Hoje em dia, com exceção dos países pagãos, dificilmente nos deparamos com esta grave forma de idolatria. Contudo, o Novo Testamento emprega este nome a outros pecados – avareza, por exemplo – e adverte solenemente que nenhum idólatra entrará no reino de Deus (Efésios 5:5; 1 Coríntios 6:9-10).
Ao admoestar a Israel, Deus não lhe oculta o que acontecerá: o povo se corromperá e servirá aos deuses pagãos. A Palavra de Deus nunca nos bajula ou nos engana quanto ao que o nosso coração natural é capaz de fazer.

Que DEUS abençoe a todos.