segunda-feira, 9 de agosto de 2010

2 Coríntios 5.21

9 de Agosto

"Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5.21

Tenho certeza de que entre meus leitores há pessoas que têm seus corações cheios de desespero e não sabem o que fazer. É assim que você se sente? O Senhor Jesus está diante de você e lhe pergunta: "Queres ser curado?" Ele gostaria de fazer uma troca com você: você diz sim para Ele, Ele lhe dá a Sua vida, e você entrega ao Senhor os seus pecados. Então o orgulho corrupto e a presunção que moravam em seu coração são apagados, e as muitas coisas boas que até agora você não valorizou são implantadas em você. Essa é a troca que Jesus lhe oferece. Mas como se tornou possível essa troca? Porque na cruz do Calvário Jesus carregou o pecado. Agora posso imaginar você dizendo: "Sim, eu quero que meu desespero se afaste de mim. Desejo muito ser semelhante a Jesus". Mas devo lhe dizer: pense bem! Observei que muitos que se converteram só se deram conta mais tarde de como era alto o preço que eles teriam de pagar para serem semelhantes a Jesus. Você só pode alcançar esse alvo sublime que Deus tem para com sua vida se você a entregar totalmente a Ele!

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 2:3

Segunda-feira 9 Agosto

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também (Efésios 2:3).

Egoísmo: um mal comum

A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela vemos sem rodeios o que Deus pensa sobre a maneira como as pessoas vivem a vida. Ele julga os atos e as palavras, trazendo à luz as raízes escondidas, a real motivação dos comportamentos enterrada nas profundezas do coração.

Isso freqüentemente nos irrita. Por certo não toleramos aqueles que se acham no direito de agir dessa maneira conosco. Mas Deus nos fala assim, e quem se depara com as expectativas e os veredictos divinos só pode concordar com Ele.

O versículo de hoje descreve nosso estilo de vida do ponto de vista de Deus. As pessoas fazem o que bem querem como se isso fosse algo lógico e natural. Estabelecem seus próprios padrões de moralidade e vivem por eles. É como se Deus não existisse e Sua Palavra não fosse real.

Quem simplesmente segue suas próprias inclinações e impulsos leva a vida de acordo com os “desejos da carne”, ou seja, o ego está em primeiro lugar, ao passo que Deus é ignorado. Vivendo dessa maneira não se pode esperar de Deus nada além de Sua ira.

Graças a Deus existe uma saída para nos livrarmos da escravidão do egoísmo. Os crentes em Éfeso também tinham sido egoístas, vivendo para si mesmos, e estavam sob a ira divina. Mas pela fé em Jesus Cristo foram libertos; passaram a viver na alegria das bênçãos de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 14:14-32

Levítico 14:14-32

14 E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito.
15 Também o sacerdote tomará do logue de azeite, e o derramará na palma da sua própria mão esquerda.
16 Então o sacerdote molhará o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, e daquele azeite com o seu dedo espargirá sete vezes perante o Senhor;
17 E o restante do azeite, que está na sua mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito, em cima do sangue da expiação da culpa;
18 E o restante do azeite que está na mão do sacerdote, o porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim o sacerdote fará expiação por ele perante o Senhor.
19 Também o sacerdote fará a expiação do pecado, e fará expiação por aquele que tem de purificar-se da sua imundícia; e depois degolará o holocausto;
20 E o sacerdote oferecerá o holocausto e a oferta de alimentos sobre o altar; assim o sacerdote fará expiação por ele, e será limpo.
21 Porém se for pobre, e em sua mão não houver recursos para tanto, tomará um cordeiro para expiação da culpa em oferta de movimento, para fazer expiação por ele, e a dízima de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta de alimentos, e um logue de azeite,
22 E duas rolas, ou dois pombinhos, conforme as suas posses, dos quais um será para expiação do pecado, e o outro para holocausto.
23 E ao oitavo dia da sua purificação os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação, perante o Senhor.
24 E o sacerdote tomará o cordeiro da expiação da culpa, e o logue de azeite, e os oferecerá por oferta movida perante o Senhor.
25 Então degolará o cordeiro da expiação da culpa, e o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito.
26 Também o sacerdote derramará do azeite na palma da sua própria mão esquerda.
27 Depois o sacerdote com o seu dedo direito espargirá do azeite que está na sua mão esquerda, sete vezes perante o Senhor.
28 E o sacerdote porá do azeite que está na sua mão na ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e no dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito; no lugar do sangue da expiação da culpa.
29 E o que sobejar do azeite que está na mão do sacerdote porá sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se, para fazer expiação por ele perante o Senhor.
30 Depois oferecerá uma das rolas ou um dos pombinhos, conforme suas posses,
31 Sim, conforme as suas posses, será um para expiação do pecado e o outro para holocausto com a oferta de alimentos; e assim o sacerdote fará expiação por aquele que tem de purificar-se perante o Senhor.
32 Esta é a lei daquele em quem estiver a praga da lepra, cujas posses não lhe permitirem o devido para purificação.


Levítico 14:14-32
“E será limpo”, concluem os versículos 9 e 20. Novamente aqui não se trata de uma questão de opinião do leproso purificado. Deus declara puro e limpo o pecador nascido de novo para quem Sua Palavra tem de ser suficiente, mesmo se ele não experimentar nenhuma emoção ou sentimento em particular. “Mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” afirma a Escritura (1 Coríntios 6:11).

Assim como os pássaros que falam da obra de Deus por nós, duas coisas eram exigidas para falar da obra de Deus em nós: a água, o poder purificador da Palavra, e a navalha. O leproso raspava sua barba, cabelo e sobrancelhas. Tudo o que diz respeito à força natural do homem era descartado. Essa obra do Espírito, que nos leva a julgar aquilo que nossa velha natureza produz, é chamada libertação.

O sangue do sacrifício era aplicado na orelha, na mão e no pé do leproso purificado, exatamente como havia sido feito com o sacerdote no dia de sua consagração (Êxodo 29:20), e o mesmo tinha de ser feito com o azeite. Mas, além disso, o leproso era ungido com azeite (v. 18). Que coisa maravilhosa! Receber essa santa unção colocava os leprosos, e não todo o Israel, na companhia dos reis e sacerdotes: símbolo da operação do Santo Espírito no coração dos redimidos (1 João 2:20).

Que DEUS abençoe a todos.