sábado, 11 de dezembro de 2010

Josué 23:6

Sábado 11 Dezembro

Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito (Josué 23:6).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 23:1-13)

É a vez de Josué chegar ao fim de sua carreira. “Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e cumprirdes tudo quanto está escrito”, ele diz aos líderes do povo (v. 6). Essa foi a palavra que o Senhor lhe deu no início (1:7); uma palavra que Moisés tinha repetido muitas vezes. E ainda hoje precisamos dessa instrução. Muitas pessoas consideram o Evangelho antiquado e ultrapassado. Elas têm “comichão” nos ouvidos por novidades (2 Timóteo 4:3). Agradeçamos ao Senhor pelos servos que não cansam de repetir as mesmas verdades e dar as mesmas exortações. O apóstolo Paulo afirmou aos filipenses: “A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas” (3:1). Portanto, não nos enfademos de ouvir tais servos.

Mencionar os deuses de outras nações e falar sobre eles é o primeiro passo para prestar-lhes juramento, depois servi-los e, finalmente, prostrar-se diante deles (v. 7). É por essa razão que a Epístola aos Efésios nos ordena: “A impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos” (Efésios 5:3-4). Talvez não tomemos o devido cuidado com a linguagem que usamos! Que as pessoas reconheçam pelo nosso falar que somos discípulos do Senhor Jesus (Mateus 26:73 em contraste com o v. 74)!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 26.8

11 de Dezembro

"Também através dos teus juízos, Senhor, te esperamos." Isaías 26.8

Necessitamos tanto de força e poder interior! É o que encontramos na tranqüila espera e na confiança, como lemos em Isaías 30.15: "Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação." Por natureza não temos esse sossego, esse esperar confiante. Isso nos cria muitas dificuldades. Por quê? Porque enquanto esperamos no Senhor esperamos também por muitas outras coisas. E aí, quando nossas expectativas não se realizam imediatamente, ficamos decepcionados. Precisamos aprender a esperar e confiar exclusivamente em uma só Pessoa: Jesus! Portanto, o que faz diferença não é a perseverança em si, mas é a espera em Deus, essa confiança no Senhor que não permite que sejamos envergonhados. Essa atitude consiste em constante e ininterrupta expectativa, em uma atitude de espera. É de profundo significado quando o salmista exclama: "Deus... em quem eu espero todo o dia." Em outras palavras, perseverar sem cessar. Aparentemente existem dias bons e dias ruins, mas a ininterrupta espera no Senhor cada vez mais liberta nosso coração dos altos e baixos de nossas emoções. A Bíblia diz: "...porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça." Mas só recebemos essa graça estabilizadora na espera ininterrupta em Deus: "Quanto a mim, esperarei sempre..."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 24:7-22

Deuteronômio 24:7-22

7 Quando se achar alguém que tiver furtado um dentre os seus irmãos, dos filhos de Israel, e escravizá-lo, ou vendê-lo, esse ladrão morrerá, e tirarás o mal do meio de ti.
8 Guarda-te da praga da lepra, e tenhas grande cuidado de fazer conforme a tudo o que te ensinarem os sacerdotes levitas; como lhes tenho ordenado, terás cuidado de o fazer.
9 Lembra-te do que o Senhor teu Deus fez a Miriã no caminho, quando saíste do Egito.
10 Quando emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa, para lhe tirar o penhor.
11 Fora ficarás; e o homem, a quem emprestaste, te trará fora o penhor.
12 Porém, se for homem pobre, não te deitarás com o seu penhor.
13 Em se pondo o sol, sem falta lhe restituirás o penhor; para que durma na sua roupa, e te abençoe; e isto te será justiça diante do Senhor teu Deus.
14 Não oprimirás o diarista pobre e necessitado de teus irmãos, ou de teus estrangeiros, que está na tua terra e nas tuas portas.
15 No seu dia lhe pagarás a sua diária, e o sol não se porá sobre isso; porquanto pobre é, e sua vida depende disso; para que não clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado.
16 Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.
17 Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva.
18 Mas lembrar-te-ás de que foste servo no Egito, e de que o Senhor teu Deus te livrou dali; pelo que te ordeno que faças isso.
19 Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos,
20 Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será.
21 Quando vindimares a tua vinha, não voltarás para a rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será.
22 E lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito; portanto te ordeno que faças isso.


Deuteronômio 24:7-22
Deus é luz; Deus é amor (1 João 1:5; 4:8). Nesses últimos mandamentos, Ele Se revela dessa dupla maneira. Luz: Ele condena o ladrão, zela pela aparência da lepra (tipo do pecado), exige justiça do credor e do servo, e sabe o quanto cada pessoa tem pecado. Amor: Seus olhos estão sobre todos os oprimidos: devedores, pobres, estrangeiros, viúvas, órfãos, servos, e os clamores de cada um deles sobem aos Seus ouvidos. Tiago afirma a mesma coisa quando escreve acerca dos ricos que sonegam os salários aos que trabalharam nos campos deles (Tiago 5:4).

O mundo admira as pessoas ricas e poderosas. No entanto, elas mostram pouquíssimo interesse nos fracos e pequenos. Tomemos cuidado, filhos de Deus, para não sermos vencidos por essa mesma atitude. Nosso Mestre veio a este mundo como servo, estrangeiro e pobre. Jesus de Nazaré não era estimado. Foi “desprezado e o mais rejeitado entre os homens… dele não fizemos caso” (Isaías 53:3). Tiago observa que “vós outros menosprezastes o pobre” (2:6), enquanto o Salmo 41 começa da seguinte maneira: “Bem-aventurado o que acode ao necessitado”!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 3:16

Sexta-feira 10 Dezembro

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça (2 Timóteo 3:16).

O que a Bíblia diz acerca de si mesma

O tema central da Bíblia é Jesus Cristo e a mensagem da salvação por meio dEle. Essa mensagem tem um caráter moral. Qualquer pessoa pode “testar” e irá descobrir a confiabilidade da Bíblia.

E qual é a base da confiabilidade das Sagradas Escrituras? Como os 66 livros nos permitem descobrir algo sobre a vida de seus escritores, podemos supor que eles eram pessoas confiáveis. No entanto, a confiabilidade da Bíblia não se baseia na credibilidade dos que a escreveram, mas na divina inspiração.

As Sagradas Escrituras foram inteiramente inspiradas por Deus. Os que a escreveram fizeram isso sob a direção do Espírito Santo(2 Pedro 1:21).

Em numerosas ocasiões, Jesus Cristo confirmou a divina e literal inspiração e autoridade do Antigo Testamento (Mateus 5:18; 22:29).

O Senhor deu aos discípulos a promessa da mesma inspiração (João 16:12-15). Os autores do Novo Testamento reconheceram e confirmaram os escritos e cartas uns dos outros como sendo divinamente inspiradas (2 Pedro 3:2,15-16).

Todos os que conhecem Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor não têm a menor dificuldade para crer no que o Senhor Jesus disse a respeito da inspiração e da confiabilidade de toda Escritura. A Bíblia é a Palavra de Deus “viva, e que permanece para sempre” (1 Pedro 1:23; Marcos 13:31; João 10:35).

Que DEUS abençoe a todos.

Lamentações 3.39

10 de Dezembro

"Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados." Lamentações 3.39

Existe uma linha muito tênue que separa o lamento por um sofrimento pelo qual estamos passando, e uma queixa que passa a ser pecado. É uma infelicidade nós, como crentes, nos queixarmos quando algo ruim nos acontece. Assim passamos do lamento à queixa. Com nosso queixume negamos claras afirmações das Escrituras, como, por exemplo, Romanos 8.28: "...sabemos que todas as cousas cooperam para o bem..." Ou 2 Coríntios 4.17: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação..." Se você parar para pensar nas coisas boas que o Senhor lhe deu e nas bênçãos que resultam das aparentes "catástrofes", o louvor ao Senhor fluirá de seus lábios. Pedimos ao Senhor que fluam rios de água viva de nossas vidas, mas ao mesmo tempo não estamos dispostos a aceitar que o leito do rio seja escavado larga e profundamente! A situação difícil em que você talvez se encontre neste momento trará gloriosas correntes de bênção se você começar a agradecer ao Senhor imediatamente. Se você passa por um período de profundo abatimento, sem dúvida está diante de um alargamento de fronteiras em sua vida espiritual. Por isso, aprenda a praticar o que dizem as Santas Escrituras: "...dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo."

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 23:15-25 – 24:1-6

Deuteronômio 23:15-25

15 Não entregarás a seu senhor o servo que, tendo fugido dele, se acolher a ti;
16 Contigo ficará, no meio de ti, no lugar que escolher em alguma das tuas portas, onde lhe agradar; não o oprimirás.
17 Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel.
18 Não trarás o salário da prostituta nem preço de um sodomita à casa do Senhor teu Deus por qualquer voto; porque ambos são igualmente abominação ao Senhor teu Deus.
19 A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros.
20 Ao estranho emprestarás com juros, porém a teu irmão não emprestarás com juros; para que o Senhor teu Deus te abençoe em tudo que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir.
21 Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
22 Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti.
23 O que saiu dos teus lábios guardarás, e cumprirás, tal como voluntariamente votaste ao Senhor teu Deus, declarando-o pela tua boca.
24 Quando entrares na vinha do teu próximo, comerás uvas conforme ao teu desejo até te fartares, porém não as porás no teu cesto.
25 Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo.


Deuteronômio 24:1-6

1 QUANDO um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á uma carta de repúdio, e lha dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
2 Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,
3 E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,
4 Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.
5 Quando um homem for recémcasado não sairá à guerra, nem se lhe imporá encargo algum; por um ano inteiro ficará livre na sua casa para alegrar a mulher, que tomou.
6 Não se tomará em penhor ambas as mós, nem a mó de cima nem a de baixo; pois se penhoraria assim a vida.

Deuteronômio 23:15-25 – 24:1-6
Pensemos em Jesus ensinando os discípulos e as multidões. Por meio dos mandamentos de Moisés, que os fariseus interpretavam ao pé da letra, Ele queria mostrar-lhes os pensamentos de Deus, Sua sabedoria e amor. Por exemplo, esse foi o caso quando os discípulos estavam apanhando espigas no sábado ou quando Ele foi questionado às escondidas sobre a questão do divórcio (Mateus 12:1-8; 19:3-9). Leiamos esses capítulos com atenção para descobrir neles a mesma sabedoria divina e o mesmo amor. Ao lado de uma justiça absoluta, brilha uma bondade perfeita. Os direitos dos proprietários eram mantidos sem que os atos de caridade fraternais fossem comprometidos por causa disso. Apenas Deus pode estabelecer tal equilíbrio, e é muito importante reconhecer isso neste mundo sempre pronto a oscilar para um lado ou para outro. O filho de Deus não tem de escolher entre diferentes sistemas políticos, econômicos e sociais. Ele não tem outra doutrina que não seja submeter-se à vontade de seu Pai, e isso não pode ser encontrado nos jornais nem nos livros dos homens, mas na “palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1:23).

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 4:12

Quinta-feira 9 Dezembro

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12).

Por que acreditar na Bíblia? (2)

Todos os que receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador têm algum conhecimento do conteúdo e da mensagem da Bíblia. Não foi uma prova científica e lógica que os fez acreditar na Bíblia. Uma pessoa que já foi golpeada por uma espada não precisa de nenhuma prova que uma espada é de fato uma espada, assim como alguém que já viu a luz brilhante do sol não precisa de nenhuma prova que o sol realmente existe. A mensagem bíblica acertou em cheio o coração e a consciência dos que creram.

Eles foram atraídos pelo amor de Jesus exalado nos relatos dos Evangelhos. E sentiram que podiam confiar nEle também.

A Palavra de Deus lhes revelou os pecados e mostrou a de­sesperadora situação em que se encontravam. A consciência deles teve de admitir que a Bíblia estava certa: o julgamento sobre nós, pecadores, é correto e justo.

A Bíblia lhes apontou o caminho da salvação e o próprio Salvador. Confessaram a culpa diante de Deus e receberam Seu Filho pela fé, e foram perdoados e absolvidos. E assim também a fidelidade da Bíblia se confirmou na vida deles.

Os cristãos sabem que a bênção de Deus está atrelada à obediência deles aos princípios estabelecidos em Sua Palavra. Além disso, sabem que as promessas da Bíblia continuam verazes. Deus jamais desaponta Seus filhos.

Milhões de testemunhas podem declarar: a mensagem central da Bíblia é a própria verdade.

Que DEUS abençoe a todos.

João 1:1-4 e 14

09 dezembro 2010

Em João 1.1-4 e 14 lemos a respeito dEle: "No princípio era o Verbo (a Palavra), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens... E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." Por isso encontramos o Filho de Deus já no Antigo Testamento:

Jesus em cada livro do Antigo Testamento

Em Gênesis, Ele é chamado de "semente da mulher".

Em Êxodo, Ele é o cordeiro pascal.

Em Levítico, Ele é apresentado como sumo sacerdote.

Em Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite.

Em Deuteronômio, Moisés fala dEle como sendo profeta.

Em Josué, Ele é o líder da nossa salvação.

Em Juízes, Ele aparece como nosso juiz e legislador.

Em Rute, Ele é resgatador.

Em 1 e 2 Samuel vemos a Jesus como nosso verdadeiro profeta.

Em Reis e Crônicas, Ele é o nosso Senhor Soberano.

Em Esdras, Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa existência humana.

Em Neemias, vemos o Senhor como nossa força.

Em Ester, Ele é o nosso Mordecai.

Em Jó, Ele é chamado de nosso Salvador eternamente vivo.

Nos Salmos, Ele é nosso bom pastor.

Em Provérbios e Eclesiastes, Ele brilha como nossa sabedoria.

Em Cantares, Ele é o noivo que nos ama.

Em Isaías, Ele é chamado de "Príncipe da paz".

Em Jeremias, Ele aparece como o "renovo de justiça".

Em Lamentações, Ele é nosso profeta que chora.

Em Ezequiel, Ele nos é apresentado como o homem maravilhoso "com quatro rostos".

Em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha ardente.

Em Oséias, Ele aparece como o marido fiel, que é casado com uma infiel (Israel).

Em Joel, Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

Em Amós vemos Jesus como aquele que carrega nossos fardos.

Em Obadias, Ele é poderoso para salvar.

Em Jonas, Ele está diante de nós como o grande missionário para os gentios.

Em Miquéias, Ele é o Deus encarnado (Mq 5.1).

Em Naum, Ele é mencionado como o juiz escolhido por Deus.

Em Habacuque, Ele é o evangelista de Deus que clama: "Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos" (Hc 3.2).

Em Sofonias, Ele se manifesta como nosso Salvador.

Em Ageu, Ele é o restaurador da herança de Deus perdida.

Em Zacarias, Ele é apresentado como a fonte aberta da casa de Davi que purifica os pecados e as impurezas.

Em Malaquias, Ele se mostra como o "sol da justiça" com a "salvação nas suas asas" (Ml 4.2).


Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 22:1-12

Deuteronômio 22:1-12

1 VENDO extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.
2 E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás.
3 Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir.
4 Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.
5 Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.
6 Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes;
7 Deixarás ir livremente a mãe, e os filhotes tomarás para ti; para que te vá bem e para que prolongues os teus dias.
8 Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela.
9 Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha.
10 Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.
11 Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente.
12 Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires.


Deuteronômio 22:1-12
O Senhor não apenas condena o mal óbvio e grave (cap. 21). Ele desaprova todas as formas de egoísmo. Perder um boi ou jumento é sinal de falta de vigilância (1 Samuel 9:3). Contudo, Deus usa isso para nos ensinar que não temos o direito de ficar alheios ao que acontece com nossos vizinhos. Ele nos lembra que o vizinho é nosso irmão e nos convida a cuidar das coisas dos outros como se fossem nossas. Sem ovelha para o sacrifício, boi para arar e jumento para levar as cargas, como um israelita poderia servir ao Senhor ou sobreviver? Não sejamos como aqueles crentes cuja ausência de disposição para servir Paulo lamentou: “Todos eles buscam o que é seu próprio” (Filipenses 2:21; leia também 1 Coríntios 10:24).

O versículo 5 se aplica particularmente ao mundo moderno no qual a mulher está tentando tornar-se igual ao homem. Isso é uma inversão total da ordem de Deus na criação. Em todos os nossos caminhos, mesmo se não entendermos a importância dessas instruções, vamos guardar-nos de “contender” acerca delas (1 Coríntios 11:16). Os versículos 9-11 nos lembram de que Deus não quer confusão ou mistura dos princípios mundanos com as verdades divinas na vida nem no testemunho de Seus filhos.

Que DEUS abençoe a todos.