sábado, 11 de dezembro de 2010

Deuteronômio 22:1-12

Deuteronômio 22:1-12

1 VENDO extraviado o boi ou ovelha de teu irmão, não te desviarás deles; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.
2 E se teu irmão não estiver perto de ti, ou não o conheceres, recolhê-los-ás na tua casa, para que fiquem contigo, até que teu irmão os busque, e tu lhos restituirás.
3 Assim também farás com o seu jumento, e assim farás com as suas roupas; assim farás também com toda a coisa perdida, que se perder de teu irmão, e tu a achares; não te poderás omitir.
4 Se vires o jumento que é de teu irmão, ou o seu boi, caídos no caminho, não te desviarás deles; sem falta o ajudarás a levantá-los.
5 Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.
6 Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes;
7 Deixarás ir livremente a mãe, e os filhotes tomarás para ti; para que te vá bem e para que prolongues os teus dias.
8 Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito, no eirado, para que não ponhas culpa de sangue na tua casa, se alguém de algum modo cair dela.
9 Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha.
10 Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.
11 Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente.
12 Franjas porás nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires.


Deuteronômio 22:1-12
O Senhor não apenas condena o mal óbvio e grave (cap. 21). Ele desaprova todas as formas de egoísmo. Perder um boi ou jumento é sinal de falta de vigilância (1 Samuel 9:3). Contudo, Deus usa isso para nos ensinar que não temos o direito de ficar alheios ao que acontece com nossos vizinhos. Ele nos lembra que o vizinho é nosso irmão e nos convida a cuidar das coisas dos outros como se fossem nossas. Sem ovelha para o sacrifício, boi para arar e jumento para levar as cargas, como um israelita poderia servir ao Senhor ou sobreviver? Não sejamos como aqueles crentes cuja ausência de disposição para servir Paulo lamentou: “Todos eles buscam o que é seu próprio” (Filipenses 2:21; leia também 1 Coríntios 10:24).

O versículo 5 se aplica particularmente ao mundo moderno no qual a mulher está tentando tornar-se igual ao homem. Isso é uma inversão total da ordem de Deus na criação. Em todos os nossos caminhos, mesmo se não entendermos a importância dessas instruções, vamos guardar-nos de “contender” acerca delas (1 Coríntios 11:16). Os versículos 9-11 nos lembram de que Deus não quer confusão ou mistura dos princípios mundanos com as verdades divinas na vida nem no testemunho de Seus filhos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário