quinta-feira, 30 de setembro de 2010

I Corintios 13

OPOSTOS QUE SE ATRAEM




Um dos maiores mistérios desta vida é o casamento.

Os casais que chegam diante do altar e fazem suas juras de amor desejam na verdade viverem juntos até que a morte os separe.

O problema é que as estatísticas não mostram isto!


ESTATÍSTICAS

Nos EUA por exemplo onde à pesquisa é levada mais a sério, para cada 2 casamentos, existe 1 divórcio. Já no Brasil: De acordo com o senso do IBGE a média de duração de casamentos é de 10,5 anos . Sendo que nós temos por ano a média de 760.000 casamentos e 180.000 separações. O que da uma média de 1 divórcio para cada 4,2 casamentos.

O que então faz com que pessoas se apaixonem, casem-se, tenham filhos, vivam juntos por alguns anos e finalmente cheguem diante de um juiz para dizerem que sofrem de INCOMPATIBILIDADE DE GÊNIOS?

Existe realmente casamento feliz?

Que ingrediente está faltando nos casamentos?

Afinal, "O amor só é eterno enquanto dura", ou "O amor é realmente eterno"?

Quando você conhece alguém, depois de olhar para seus atributos exteriores, a segunda coisa que você olha, é o temperamento da pessoa. E o que mais vai chamar a sua atenção em alguém, o que mais irá fazer com que você deseje estar com ela, serão exatamente as coisas nas quais você é deficiente!

E é por isso que se você é muito introvertido, vai sentir-se irresistivelmente atraído por alguém que é muito extrovertido.

Mas, você já viu alguém que está se separando por incompatibilidade de Gênios? Em geral ele diz: Eu não agüento mais! Eu sempre gostei de ficar quieto no meu canto, mas ela é muito passeadeira! Eu sempre gostei de ser reservado, mas ela fica conversando com todo mundo! Eu sempre gostei de ficar em casa, e ela só quer sair, sair, sair! Nós temos total incompatibilidade de gênios!

Ora, está na cara que tudo o que antes atraía, agora repele e afasta as pessoas!

Por que?

Porque aquilo que era tão lindo passa a ser tão insuportável?

Por causa disso, algumas pessoas vive esperando á sua "alma gêmea", a sua princesa,o seu príncipe encantado! Muitos ficam sonhando com "Aquela pessoa que vai Me fazer feliz"!

Bem, você sabe que nós estamos em uma série de programas sobre relacionamentos, com a maravilhosa participação do Dr. César Vasconcellos, que é psiquiatra. E eu gostaria então de fazer a primeira pergunta pra ele.


Pr. Fernando:- Dr. César, é verdade isto? Ou seja, existe aquela pessoa que vai me fazer feliz? Acontece mesmo de existir alguém que espera encontrar uma outra igual a ela, a tal "alma gêmea" que vai fazê-la feliz? E como lidar com as diferenças?


Dr. César:- Isso acontece mesmo, mas não é verdade! A pessoa que está com essa mentalidade de que aquela é quem a vai fazê-la feliz, ela já está com uma premissa errada! Ela já está com um pensamento errado, o outro não pode me fazer feliz! O outro pode participar da minha felicidade, mas não me fazer feliz. Deus e eu, é que posso criar condições na minha vida de então eu viver a felicidade. O outro vai entrar como uma das coisas que podem me ajudar para eu entrar em processo de desenvolver a felicidade. Agora alma gêmea? Eu acho que há pessoas que podem ser menos complicadas para agente conviver com elas como cônjuge, do que outra. Isso é verdade! Às vezes há casais que estão numa situação muito complicada, afetivamente falando de relacionamento, porque a diferença entre um e outro está muito acentuada em alguns aspectos. Há incompatibilidade de gênios como se fala nas gírias, o temperamento, ela pode realmente servir para bater de frente e criar atritos o tempo todo, ou pode servir para encaixar, depende de como cada um vai administrar isso na sua relação, então se cada um conseguir abrir mão desse padrão comportamental disfuncional, unilateral, ficar só sozinho, ou ficar só junto, começar a abrir mão disso e ver que cada um precisa do que o outro não teve, aí pode começar a dar certo.


Comentário: Você reparou que duas vezes ele usa o termo: "Abrir mão"? Então antes da próxima pergunta quero que você separe esta frase:

1- "Abrir mão de ser só eu mesmo para ser um pouco você também!"


Entrevista:


Pr: Fernando:- Mas, Dr. César, é possível que pessoas diferentes possam viver juntas e felizes, ou seja, o que é na verdade o casamento, e o que pode fazer com que o casamento dê certo?


Dr. César:- Eu acho que a relação a dois é muito complicada, o meu primeiro livro chama- se "Casamento, o que é isso?", publicado em junho de 2000, e o título do livro é de propósito. O que é isso? São questões minhas ao longo do tempo tentando responder como funcionar bem uma relação a dois, e quando eu vou fazer uma palestra ou encontro de casais eu coloco esse tema, Casamento o que é isso? Eu geralmente gosto de começar definindo o que é o casamento, eu começo falando que casamento no inicio ele é incompatível, porque são duas pessoas diferentes, de sexo diferente, de famílias diferentes, às vezes de origens culturais diferentes, às vezes de religião diferente ou mesmo que às vezes da mesma religião, mas a maneira de viver a religião pode ser diferente, o conceito de Deus pode ser diferente, é muita diferença para dar certo, o que faz com que dê certo na verdade é o amor, o amor afeto, o amor profundo que é além do sentimento.


Pr: Fernando:- Bom, agora o senhor usou uma expressão fortíssima e que eu quero também destacar: amor profundo que é além do sentimento.

Esta é a segunda frase que nós podemos destacar:

2- O que faz com que o casamento dê certo é "O amor profundo que é além do sentimento"


Agora, como se pode definir este tipo de amor, sendo que o que as pessoas têm hoje na cabeça é uma confusão muito grande quando se fala de amor. Além do mais, o que eu tenho visto é que A MAIORIA das pessoas só pensa em "Amor pra toda a Vida" SÓ NO MOMENTO em que estão no altar se casando, porque quando os problemas e as diferenças começam a aparecer, a realidade do que se vê é aquele conceito bem comum hoje:

"Que o nosso amor seja eterno enquanto dure"

Você usou aí uma expressão profunda: "...amor profundo que é além do sentimento", isto me induz a pensar não neste amor eterno só enquanto dura, mas no amor do qual a Bíblia fala em I Cor. 13 "...o amor é eterno", "...o amor jamais acaba".


Entrevista:


Pr: Fernando:- Afinal, é possível se ter no casamento um amor que jamais acaba? O que você quer dizer por AMOR ALÉM DO SENTIMENTO?


Dr. César:- O que agente quer dizer com amor, a palavra amor hoje é usada para tantas coisas, desde o ficar até o casar, passa por essa grade de níveis e qualidade de relacionamento, o amor genuíno, ele jamais acaba, a bíblia diz isso em I Cor. 13, o Amor jamais acaba, o Amor de Deus jamais acaba, o Amor de Deus em mim jamais acaba, então quando um casal casa pelo amor de Deus, quer dizer, em função do amor de Deus que uniu esses dois, puxa, o amor não acaba, acaba o relacionamento, mas o amor não acaba. O que acontece é que o amor afetivo, o amor de um homem para com a mulher, de uma mulher para com o homem, se não for nutrido ele acaba, realmente acaba, a pessoa deixa de gostar, deixa de ter vontade de estar junto, deixa de ter vontade de ter relação sexual, deixa de ter vontade de trocar idéias, não quer ver a pessoa, porque isso pode acabar.

Certo, então se o amor que existe não é o amor de Deus, se é apenas um amor afetivo, um amor apenas de homem pra mulher, de mulher pra homem isto vai fazer com que o relacionamento acabe!? Eu entendi isto!

Agora, como entender exatamente o que é este negócio de amor de Deus. Sabe, é importante esclarecer porque às vezes as pessoas não entendem bem essa coisa de amor de Deus, e elas podem achar que amor de Deus é uma coisa mística, ou uma coisa religiosa, é só para missionários, padres, pastores e freiras, ou que o amor de Deus é uma coisa filantrópica, ou só para sociedades de ajuda espiritual.

Muitos acham que o amor de Deus nunca poderia se manifestar sexualmente entre um casal, por exemplo!

Afinal, este amor de Deus em nós, ele pode se transformar em coisas boas para o relacionamento de um casal? Como você consegue ver isto?


Dr: César:- Eu consigo ver que quando Deus manda o amor Dele para o ser humano amar outro ser humano, em termo de casamento, em termo de casal homem e mulher, esse amor de Deus, ele pode em certo momento no corpo e na mente daquela pessoa ser vivido pela pessoa impulsionar a pessoa, essa energia que é o amor, como sexualidade, ou pode ás vezes como afetividade, ou pode às vezes como fazer o bem para aquela pessoa, ou às vezes com vontade de conversar, ou de comprar um biscoito que a pessoa gosta, então a faceta com que esse amor aparece, o cenário com que esse amor aparece pode variar, se é o amor de Deus que está me movendo para eu ter uma sexualidade no meu casamento, vai ser uma sexualidade ótima, vai ser o melhor orgasmo do mundo se esse mesmo amor de Deus que certa hora vem em mim e me toca e me faz dizer uma palavra amável, então maravilha, se é para comprar um presente que vai agradar se é pra dar uma idéia sobre educação dos filhos, então o amor de Deus, ele se subdivide e se transforma no meu comportamento em energias que vão me levar a ter atitudes de compaixão, que não é pena, ser compassivo com as pessoas, ser realmente amoroso com as pessoas, e ser amoroso não quer dizer ser mole, ser amoroso às vezes significa ser firme, o amor de Deus jamais acaba, o que acaba as vezes é o relacionamento, porque? Porque os dois ou um dos dois não quis mais deixar que esse amor de Deus influenciasse a sua vida, ou as suas vidas, então fica só um gostar, fica uma lembrança, uma seqüela do prazer sexual, ficam os filhos, fica os bens e isso não segura uma relação, então se eu estiver aberto para o amor de Deus ele jamais vai acabar em mim, mas eu posso me fechar e dizer que não quero mais, e agente pode fazer isso de muitas formas.

Bom, aqui nós chegamos à terceira frase que eu gostaria de ressaltar:


3- O amor de Deus jamais acaba. Quando os dois deixam o amor de Deus influenciar sua vida, o relacionamento também não acaba. Agora, me permita mudar um pouco de assunto:

Você também é um daqueles que vive abismado com a situação de violência e de vandalismo em que anda o mundo?

Com certeza você sente o peso da falta de amor que existe no mundo em que a gente vive hoje! As pessoas são cada vez mais frias!

Bandidos terríveis que fazem coisas horrendas com mulheres, meninas, crianças. Pais e mães sem amor. Violência por toda parte, filhos que saem de casa cedo para o submundo do crime e das drogas!

Homens sem coração que cometem crimes bárbaros! E a falta de segurança que nós sentimos a cada dia que acordamos!

A Bíblia já descrevia que esta situação aconteceria desde muitos anos atrás!

Veja o que Paulo diz a Timóteo a respeito de como as pessoas seriam em nossa época:

II Tim. 3:1-5 - "Lembre disto: Nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, blasfemadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem.

Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!

Alguns deles entram nas casas e conseguem dominar mulheres fracas, que estão cheias de pecados e que são levadas por todo tipo de desejos.

São mulheres que estão sempre tentando aprender, mas nunca chegam a conhecer a verdade".


Deu pra você notar a lista? :

- Egoístas

- Orgulhosos

- Ingratos

- Sem respeito pela religião

- Sem amor aos outros

- Incapazes de se controlar

- Traidores

- Amantes dos prazeres


Será que Deus tem um antídoto para esta situação?

A resposta é sim!

Deus sempre tem a solução!


Na verdade existe uma receita para os mais novos, e um antídoto para os mais velhos! Uma receita para os solteiros, os que ainda não se casaram, e um antídoto para os que estão perdidos em seus relacionamentos e em sua vida!

Foi Deus quem criou esta receita! Só que não é uma receita nova! É uma receita bastante antiga criada por Deus junto com a criação do mundo!

Sabe o nome do antídoto para os problemas de relacionamento da humanidade?


CASAMENTO FELIZ E DURADOURO COM BASE NO AMOR DE DEUS!


Não tenha dúvidas de que grande parte da culpa, da responsabilidade de tudo estar como está hoje é que hoje as pessoas não têm mais um LAR!

Se você notar as características que precisam ser desenvolvidas pelo ser humano para que o casamento possa dar certo, vai ver que o casamento é um antídoto para tudo isto: Vamos lembrar o que disse o Dr César sobre as características necessárias para que o casamento possa dar certo:

Vamos agora juntar as três frases que guardamos e comparar com a lista que Paulo nos dá:


1- Quando em um casamento cada um abre mão do comportamento unilateral deixando de pensar só em si mesmo e os dois pensam em aproximar-se um do outro adaptando seu modo de ser, então já não temos :


- Egoístas

- Orgulhosos

- Ingratos


2- Quando as pessoas descobrem que Deus existe, que ele se relaciona conosco e que vale a pena buscar no relacionamento com Deus o amor profundo que vai além do sentimento, o Amor de Deus. Aí também podemos riscar da lista os seguintes tipos:


- Sem respeito pela religião

- Sem amor aos outros

- Amantes dos prazeres


3- E finalmente, quando através do relacionamento com Deus, descobrimos como tratar do nosso relacionamento a dois, e aí descobrimos que nossos relacionamentos podem ser mais que duradouros, podem ser eternos, pois "O amor de Deus jamais acaba. E quando os dois deixam o amor de Deus influenciar sua vida", o relacionamento também não acaba. Aí, acabamos de riscar todo o resto:

- Incapazes de se controlar

- Traidores


Então, imagine lares bem firmados, com relacionamentos felizes e eternos. Filhos que podem ter seus pais como exemplo de amor e relacionamento. Sem dúvida lares assim formarão um novo mundo!

Diferente deste mundo em que vivemos hoje!


Você notou que o casamento é o antídoto para todos estes sintomas do mau comportamento da humanidade?


Viver a dois requer pensar no outro, deixar o egoísmo de lado. Viver uma vida a dois é buscar a cada dia a Deus para que Ele possa transformar o meu coração para que eu seja mais perdoador.

Acontece que as pessoas vão para o casamento só pensando em que o outro tem que me fazer feliz. Cada um só pensa em si mesmo.

Primeiro eu tenho que me tornar feliz com Deus primeiro. Então, preciso reconhecer que o casamento me dará a oportunidade de aumentar a felicidade da outra pessoa. Assim, se eu vou para o casamento pensando na outra pessoa, e a outra pessoa vai pensando em mim, então com certeza nós dois seremos felizes!

O que Deus mais quer é a nossa Felicidade. Ele pagou o preço necessário para garantir a nossa felicidade, com a sua própria vida. Por isso não deixe o sacrifício de Jesus ser em Vão.Você não tem motivos para ser infeliz. Problemas? Temos a ajuda de Jesus para resolvê-los. Acredite não sou eu que estou dizendo, é uma promessa de Jesus é Ele que diz: "Vinde a mim todos os cansados, oprimidos, sobrecarregados e eu vos aliviarei". Mateus 11:28.

Você está vivendo hoje um relacionamento quebrado? Será que você vive um casamento hoje para o qual você não vê mais sentido, nem propósito, nem porque? Quem sabe vocês dois estão aí sentados juntos aí na sala, mas não conseguem nem chegar um perto do outro? Eu quero orar pelo seu lar, pelo seu relacionamento, pelo seu casamento. Que tal seria vocês chegarem perto um do outro, e se darem às mãos? Vamos inclinar as nossas cabeças, eu quero orar ao Senhor.


Oração

Deus amado quando nós olhamos para nós mesmos, pra nossa vida, , para os nossos relacionamentos, não vemos solução. Mas Senhor, nesse momento nós fechamos os olhos, pra olhar para o Senhor com os olhos da fé.

Porque quando com os olhos da fé nós olhamos para o Senhor, nós encontramos a solução pra tudo isso que parece insolúvel Senhor.

Coloca Senhor a sua mão nesses relacionamentos quebrados.

Coloca sua mão naquilo Senhor que não pode ser unido, nem juntado mais, diante dos olhos humanos, pelos nossos esforços.

Coloca Senhor á sua mão naquilo que é incompatível e transforma Senhor em irresistível.

Entregamos nossas vidas nas suas mãos Senhor; os nossos casamentos.

Colocamos nas suas mãos a nossa felicidade eterna. E pedimos que transforme o nosso amor em amor eterno.

Te pedimos em Nome de Jesus.

Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 38:2-5

Quinta-feira 30 Setembro

Ezequias… orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora… Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor:… Ouvi a tua oração (Isaías 38:2-5).

O Deus que ouve

Ezequias, o piedoso rei de Judá, certa vez caiu tão doente que ficou face a face com a morte. O profeta Isaías lhe assegurou que morreria. Então é compreensível que o rei, naquela época com apenas 39 anos de idade, orasse a Deus. E o improvável aconteceu: Deus ouviu a oração de Ezequias e mudou os planos que Ele mesmo fizera! O profeta nem tinha deixado o palácio quando Deus lhe falou novamente, enviando-o de volta com uma mensagem consoladora: Deus concedeu a Ezequias mais quinze anos de vida.

No entanto, Deus nem sempre responde as orações de Seus filhos tão rapidamente. É mais comum se passar um bom tempo antes dEle responder, pois Seus pensamentos e intenções são mais altos que os nossos. Contudo, não importa o tempo decorrido; Ele ouve nossos clamores! A Bíblia está repleta de exemplos desse fato, e os cristãos podem comprovar isso na prática.

Uma mulher que tinha um programa de televisão certa vez escreveu sobre sua “fé”: “Eu creio em Deus. O que se passa em minha mente e coração é importante para mim. Quando oro, eu mantenho uma espécie de diálogo no qual desenvolvo pensamentos de gratidão que envio para um endereço des­conhecido, esperando receber a resposta”. Que palavras tristes! Elas revelam que tal pessoa não tem a menor idéia do que é crer em Deus de verdade!

Que DEUS abençoe a todos.

Tiago 1.17

30 de Setembro

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudança." Tiago 1.17

O Deus eterno é imutável! Isso as Escrituras ensinam claramente. Quando lemos que Deus se arrependeu de algo, isso sempre ocorreu em relação ao pecado do homem, mas nunca em relação a um ato da Sua parte. Portanto, quando lemos: "...então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração", isto não quer dizer outra coisa do que Deus ter se entristecido. Ele se entristeceu por causa das conseqüências do pecado no homem, o qual Deus havia criado perfeito. É evidente que Deus não podia se arrepender do que havia feito. Deus não muda Seus planos, pois Suas intenções são perfeitas e puras desde o começo até a eternidade. Também não podemos mudar Seus planos e caminhos por meio de nossas orações, mas acontece justamente o contrário: nós somos transformados por meio da oração intensiva, de maneira que finalmente Deus pode fazer aquilo que Ele, por força da Sua natureza, sempre quis fazer: abençoar, salvar, libertar. Ele sempre será o abençoador. Mas nunca, jamais, o homem pode mudar a Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 16:16-35

Números 16:16-35

16 Disse mais Moisés a Coré: Tu e todo o teu grupo ponde-vos perante o Senhor, tu e eles, e Arão, amanhã.
17 E tomai cada um o seu incensário, e neles ponde incenso; e trazei cada um o seu incensário perante o Senhor, duzentos e cinqüenta incensários; também tu e Arão, cada um o seu incensário.
18 Tomaram, pois, cada um o seu incensário, e neles puseram fogo, e neles deitaram incenso, e se puseram perante a porta da tenda da congregação com Moisés e Arão.
19 E Coré fez ajuntar contra eles todo o povo à porta da tenda da congregação; então a glória do Senhor apareceu a toda a congregação.
20 E falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo:
21 Apartai-vos do meio desta congregação, e os consumirei num momento.
22 Mas eles se prostraram sobre os seus rostos, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?
23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
24 Fala a toda esta congregação, dizendo: Subi do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão.
25 Então Moisés levantou-se, e foi a Datã e a Abirão; e após ele seguiram os anciãos de Israel.
26 E falou à congregação, dizendo: Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens ímpios, e não toqueis nada do que é seu para que porventura não pereçais em todos os seus pecados.
27 Subiram, pois, do derredor da habitação de Coré, Datã e Abirão. E Datã e Abirão saíram, e se puseram à porta das suas tendas, juntamente com as suas mulheres, e seus filhos, e suas crianças.
28 Então disse Moisés: Nisto conhecereis que o Senhor me enviou a fazer todos estes feitos, que de meu coração não procedem.
29 Se estes morrerem como morrem todos os homens, e se forem visitados como são visitados todos os homens, então o Senhor não me enviou.
30 Mas, se o Senhor criar alguma coisa nova, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então conhecereis que estes homens irritaram ao Senhor.
31 E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu.
32 E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.
33 E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.
34 E todo o Israel, que estava ao redor deles, fugiu ao clamor deles; porque diziam: Para que não nos trague a terra também a nós.
35 Então saiu fogo do Senhor, e consumiu os duzentos e cinqüenta homens que ofereciam o incenso.


Números 16:16-35
Corá se exaltou diante de seus próprios olhos (v. 1). Mas está escrito: “todo o que se exalta será humilhado” (Lucas 14:11). Os Provérbios confirmam essa verdade, tão comprovada pela história humana: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16:18). Os rebeldes não têm de esperar muito pela destruição. Que espetáculo terrível! A terra se abriu debaixo de seus pés; foram engolidos vivos, com tudo o que lhes pertencia. Moisés tomou o cuidado de advertir: “Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes homens perversos” (v. 26), e evidentemente foi isso que os filhos de Corá fizeram. Eles sabiam que deveriam ficar do lado de Deus ao invés de ficar do lado do pai, reconhecendo-o como um homem perverso. De fato, o capítulo 26 versículo 11 nos ensina que “os filhos de Corá não morreram”. Vamos encontrá-los mais tarde como cantores e compositores de salmos, entre os quais está o Salmo 84, que contêm um resumo da história da família: “Prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (v. 10 – os filhos de Corá também eram porteiros do templo).

Filhos de uma geração culpada, nós também, se crermos, seremos poupados de um juízo ainda mais rigoroso. Quão grande é a graça de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Gálatas 5:22

Quarta-feira 29 Setembro

Mas o fruto do Espírito é… gozo (Gálatas 5:22).

Uma coisa maravilhosa

Felicidade interior e duradoura é o que todos precisam e anseiam. Muitos tentam encontrá-la principalmente nos prazeres e distrações dos mais variados tipos. Mas isso não lhes garante satisfação permanente.

A longo prazo, tais coisas podem até gerar desilusão, frustração e tristeza. Outros enchem sua mente de beleza e arte, criações da natureza ou da genialidade humana. Porém, isso também é passageiro e uma vez que a realidade da eternidade toca o homem mortal, tudo se mostra inútil e vazio.

A verdadeira alegria não depende das circunstâncias ou condições externas, mas está além delas. Sua fonte vem do próprio Espírito de Deus, o qual habita em cada crente genuíno. Esse tipo de alegria não apenas proporcionou consolo ao apóstolo Paulo na prisão, como o capacitou a encorajar outros na mesma situação.

Que grande momento é quando alguém crê de fato em Jesus Cristo e sente a alegria da salvação pela primeira vez! Cada novo dia pode ser repleto desse júbilo. É necessário somente relembrar a grande salvação concedida pelo Senhor Jesus e agradecê-Lo por ela.

O Espírito de Deus também releva aos crentes a profunda alegria da comunhão com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo (1 João 1:3-4). O gozo da comunhão fraternal é um vínculo para todos os filhos de Deus; ela ajuda a revigorá-los e a testificar da nova vida que existe dentro deles. Que coisa maravilhosa é experimentar isso!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 5.5

29 de Setembro

"...Porquanto vós todos sois filhos da luz, e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas." 1 Tessalonicenses 5.5

Só poderemos ser arrebatados antes do juízo se andarmos com Deus. Um andar com Deus é um andar que condena a velha natureza. Por isso, como filhos de Deus, devemos andar com Ele na luz, para que sejamos arrebatados antes do juízo. A cruz garante a libertação antes do juízo. O Senhor Jesus diz: "Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida." Mas aquele que não quer fazer a perfeita vontade de Deus, aquele que não vem à luz, já entrou em juízo. Quem é filho da luz anda na luz com Deus. Mas aquele que se afasta da luz, se priva do arrebatamento e entra em juízo. Por isso lhe pergunto: ainda existem áreas em sua vida que estão em trevas? Se você não acompanhou os passos de Deus até agora, deseja vir à luz neste momento? Você quer, a partir de agora, começar um andar com Deus, para que você – quem sabe quão breve – de repente possa ser arrebatado para junto dEle?

Que DEUS abençoe a todos.

Números 16:1-15

Números 16:1-15

1 E CORÉ, filho de Jizar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben.
2 E levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, homens de posição,
3 E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?
4 Quando Moisés ouviu isso, caiu sobre o seu rosto.
5 E falou a Coré e a toda a sua congregação, dizendo: Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo que ele fará chegar a si; e aquele a quem escolher fará chegar a si.
6 Fazei isto: Tomai vós incensários, Coré e todo seu grupo;
7 E, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o Senhor; e será que o homem a quem o Senhor escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi.
8 Disse mais Moisés a Coré: Ouvi agora, filhos de Levi:
9 Porventura pouco para vós é que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, e administrar o ministério do tabernáculo do Senhor e estar perante a congregação para ministrar-lhe;
10 E te fez chegar, e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo? ainda também procurais o sacerdócio?
11 Assim tu e todo o teu grupo estais contra o Senhor; e Arão, quem é ele, que murmureis contra ele?
12 E Moisés mandou chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos;
13 Porventura pouco é que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós?
14 Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campo e vinhas em herança; porventura arrancarás os olhos a estes homens? Não subiremos.
15 Então Moisés irou-se muito, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tomei deles, nem a nenhum deles fiz mal.


Números 16:1-15
Uma página sinistra agora é acrescentada à triste história do povo no deserto. A epístola de Judas dá o seguinte título a ela: “revolta (ou contradição) de Corá” (v. 11). Tal incidente mostra o quão longe podemos ser levados pelo orgulho do qual o capítulo 15 fala: uma autêntica revolta contra Deus. Corá era um levita da família de Coate. Não satisfeito com seu nobre serviço, ele colocou seu coração no sacerdócio que o Senhor havia confiado a Arão e à sua família. Cumprir o serviço do tabernáculo, estar “perante a congregação para ministrar-lhe” (v. 9) não foi o bastante para Corá e seus cúmplices; eles queriam ir além. Infelizmente, alguns cristãos estão igualmente descontentes com o serviço que o Senhor lhes determinou. Querem ter importância, estar acima dos outros — contraste total com Aquele que não veio “para ser servido, mas para servir” (Marcos 10:45)!

Datã e a Abirão ousaram aplicar ao Egito a expressão que designava a terra de Canaã: “terra que mana leite e mel” (v. 13). A liderança de Moisés era intolerável para eles (v. 13). Esses homens representam a rebelião civil, enquanto Corá personifica a apostasia religiosa.

Que DEUS abençoe a todos.

João 10:17

Terça-feira 28 Setembro

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la (João 10:17).

Porque o Pai ama o filho

No Evangelho de João, a obra do Senhor Jesus é apresentada sob o ponto de vista de Sua voluntária devoção e sacrifício a Deus. Ninguém tinha o poder de tirar a vida dEle; Ele a sacrificou por Sua própria vontade. Todos os pensamentos e motivações do nosso Senhor estavam direcionados ao cumprimento da vontade dAquele que o enviara. Essa é a razão pela qual o Filho amado proporcionou tamanho prazer ao Pai.

Ele Se aproximou da turba liderada por Judas com autoridade, testificando que Ele era a Pessoa que procuravam.

E o incompreensível zelo de Pedro foi contido pelo Senhor, que jamais falhara em obedecer, com as palavras: “Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?” (18:11).

Um amor indescritível fluiu do coração do Senhor, apesar de saber o que iria enfrentar. Ele carregou Sua própria cruz até o Calvário onde “pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus” (Hebreus 9:14), de quem viera.

Portanto, vemos uma perfeita oferta queimada na morte do Filho de Deus, o Salvador do mundo, o qual dedicou Sua vida para Deus. Isso era o que o Senhor Jesus tinha em mente quando disse aos onze apóstolos: “Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado nele” (João

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 2.6

28 de Setembro

"...Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." 1 João 2.6

Gostaria de lhe fazer uma pergunta muito séria: você permaneceu em Jesus, na Sua morte, crucificado com Ele? Sei muito bem que nossa carne não deseja isso. Ouvi falar de um irmão que havia sofrido grande injustiça da parte de outros irmãos. Por isso, ele sempre orava assim: "Senhor, faça com que os pregos agüentem." Com essas palavras, ele queria dizer: "Senhor, me ajuda a não descer da cruz, me ajuda a não me justificar, me ajuda a não me vingar." Não é essa a vitória de Jesus, o Cordeiro de Deus? Quando estava na cruz, Ele poderia ter feito valer Seus direitos, porque Lhe foi dado todo o poder no céu e na terra, mas Ele permaneceu lá mesmo quando O desafiaram dizendo: "Salva-te a ti mesmo, se és Filho de Deus! E desce da cruz!" Ele não poderia ter descido? Claro que sim! Mas o Cordeiro venceu. Ele andou com Deus até o fim. Seu andar com Deus se expressou na Sua obediência absoluta até a morte, sim, até a morte na cruz. Se você quer andar com Deus – e isto é possível – o Calvário é o ponto de partida. Ali termina a sua natureza orgulhosa. Hoje você pode começar uma nova vida se você se humilhar diante de Deus e disser: "Meu Deus, eu quero começar agora a andar contigo, quero me deixar guiar para onde o meu próprio "eu" não quer – a partir do Calvário."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 15:22-41

Números 15:22-41

22 E, quando vierdes a errar, e não cumprirdes todos estes mandamentos, que o Senhor falou a Moisés,
23 Tudo quanto o Senhor vos tem mandado por intermédio de Moisés, desde o dia que o Senhor ordenou, e dali em diante, nas vossas gerações,
24 Será que, quando se fizer alguma coisa por ignorância, e for encoberto aos olhos da congregação, toda a congregação oferecerá um novilho para holocausto em cheiro suave ao Senhor, com a sua oferta de alimentos e libação conforme ao estatuto, e um bode para expiação do pecado.
25 E o sacerdote fará expiação por toda a congregação dos filhos de Israel, e lhes será perdoado, porquanto foi por ignorância; e trouxeram a sua oferta, oferta queimada ao Senhor, e a sua expiação do pecado perante o Senhor, por causa da sua ignorância.
26 Será, pois, perdoado a toda a congregação dos filhos de Israel, e mais ao estrangeiro que peregrina no meio deles, porquanto por ignorância sobreveio a todo o povo.
27 E, se alguma alma pecar por ignorância, para expiação do pecado oferecerá uma cabra de um ano.
28 E o sacerdote fará expiação pela pessoa que pecou, quando pecar por ignorância, perante o Senhor, fazendo expiação por ela, e lhe será perdoado.
29 Para o natural dos filhos de Israel, e para o estrangeiro que no meio deles peregrina, uma mesma lei vos será, para aquele que pecar por ignorância.
30 Mas a pessoa que fizer alguma coisa temerariamente, quer seja dos naturais quer dos estrangeiros, injuria ao Senhor; tal pessoa será extirpada do meio do seu povo.
31 Pois desprezou a palavra do Senhor, e anulou o seu mandamento; totalmente será extirpada aquela pessoa, a sua iniqüidade será sobre ela.
32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.
33 E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
34 E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
35 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.
36 Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o Senhor ordenara a Moisés.
37 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes façam franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul.
39 E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vossos olhos, pelos quais andais vos prostituindo.
40 Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus.
41 Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.


Números 15:22-41
A Palavra que discerne as intenções e os pensamentos do coração cuidadosamente faz a distinção entre os pecados de “negligência” (v. 22), resultantes da ignorância ou desleixo, e os pecados de “arrogância” (v. 30), cometidos obstinadamente em desafio à vontade divina. Nenhuma provisão é feita para estes últimos, como mostrado pelo exemplo da punição ao homem que não teve respeito pelo sábado (v. 32-36). “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas”, ora o salmista. E acrescenta, consciente de suas fraquezas: “Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine” (Salmo 19:12-13).

Em relação ao mal, o israelita tinha mais uma medida preventiva: a franja, amarrada às bordas das roupas por um cordão azul, um lembrete que a própria pessoa está atada ao Senhor, e um permanente alerta para não sujar essa roupa. Que excelente símbolo para nós, crentes, de nosso caráter celestial que jamais devemos perder de vista! Portanto, vamos nos salvaguardar do pecado em nosso andar e de seguir os desejos de nosso coração e olhos (v. 39). “Buscai as coisas lá do alto… Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”, ordena Colossenses 3:1-2.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 14:8-9

Segunda-feira 27 Setembro

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos (Romanos 14:8-9).

Apenas uma única vida para viver

Na epístola que escreveu, Tiago faz a seguinte pergunta: “Que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (4:14). Podemos até nos arrepender amargamente do tempo que desperdiçamos, mas não podemos trazer de volta um instante sequer do passado.

Temos apenas uma única vida para vivermos aqui neste mundo. Quanto dela escorre por entre nossos dedos, quer desejemos isso ou não? Se fizermos uma avaliação séria, provavelmente concluiremos que gastamos muito tempo perseguindo ilusões ou vagando sem rumo. Para experimentarmos o que realmente a vida foi planejada para ser, temos de vivê-la com Deus e para Deus. Essa é a verdadeira vida.

Muitas pessoas hoje se sentem desconfortáveis sem saber o porquê. Não têm esperança ou segurança acerca do futuro. Pensar sobre as transformações de nossa sociedade de hoje já lhes causa terror. O próprio Senhor Jesus falou acerca de um tempo ainda futuro caracterizado por “homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo” (Lucas 21:26).

Hoje, contudo, ainda é o tempo da graça, no qual as boas novas de Jesus Cristo continuam sendo pregadas a todos. E é tempo de con­siderarmos a questão da eternidade, nosso destino após a morte. É imperativo pedir e aceitar o perdão divino e a vida eterna que Ele ainda nos oferece. A possibilidade de entrar no céu está diante de nós. Entrar ou não no Reino de Deus é uma decisão absolutamente individual. A parte de Deus já foi feita; agora cabe a nós escolhermos!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 15:1-21

Números 15:1-21

1 DEPOIS falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dizelhes: Quando entrardes na terra das vossas habitações, que eu vos hei de dar,
3 E ao Senhor fizerdes oferta queimada, holocausto, ou sacrifício, para cumprir um voto, ou em oferta voluntária, ou nas vossas solenidades, para fazerdes ao Senhor um cheiro suave de ovelhas ou gado,
4 Então aquele que apresentar a sua oferta ao Senhor, por oferta de alimentos trará uma décima de flor de farinha misturada com a quarta parte de um him de azeite.
5 E de vinho para libação prepararás a quarta parte de um him, para holocausto, ou para sacrifício para cada cordeiro;
6 E para cada carneiro prepararás uma oferta de alimentos de duas décimas de flor de farinha, misturada com a terça parte de um him de azeite.
7 E de vinho para a libação oferecerás a terça parte de um him ao Senhor, em cheiro suave.
8 E, quando preparares novilho para holocausto ou sacrifício, para cumprir um voto, ou um sacrifício pacífico ao Senhor,
9 Com o novilho apresentarás uma oferta de alimentos de três décimas de flor de farinha misturada com a metade de um him de azeite.
10 E de vinho para a libação oferecerás a metade de um him, oferta queimada em cheiro suave ao Senhor.
11 Assim se fará com cada boi, ou com cada carneiro, ou com cada um dos cordeiros ou cabritos.
12 Segundo o número que oferecerdes, assim o fareis com cada um, segundo o número deles.
13 Todo o natural assim fará estas coisas, oferecendo oferta queimada em cheiro suave ao Senhor.
14 Quando também peregrinar convosco algum estrangeiro, ou que estiver no meio de vós nas vossas gerações, e ele apresentar uma oferta queimada de cheiro suave ao Senhor, como vós fizerdes, assim fará ele.
15 Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor.
16 Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.
17 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
18 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra em que vos hei de introduzir,
19 Acontecerá que, quando comerdes do pão da terra, então oferecereis ao Senhor oferta alçada.
20 Das primícias da vossa massa oferecereis um bolo em oferta alçada; como a oferta da eira, assim o oferecereis.
21 Das primícias das vossas massas dareis ao Senhor oferta alçada nas vossas gerações.


Números 15:1-21
Após as trágicas cenas do capítulo 14, seria razoável pensar que a incredulidade e a rebelião do povo tinham eliminado todos os direitos deles à terra de Canaã. É por isso que Deus fala imediatamente sobre a terra prometida, demonstrando que nada irá dissuadir o Senhor de cumprir Seus propósitos graciosos. Ao mesmo tempo Ele faz menção, no capítulo 15, a diferentes sacrifícios: oferta queimada (v. 3), sacrifício pacífico (v.8), oferta pelo pecado (v. 24), além da oferta de manjares e libação, como se fosse para lembrar que Ele tem os recursos para lidar mesmo com as piores ofensas, ou melhor, tem um único recurso, em todos os seus múltiplos aspectos, a obra de Seu amado Filho. Desta obra sobe, não importa quão triste possa ser a situação do povo, um “aroma agradável ao Senhor” (expressão repetida cinco vezes). A obra de Cristo figuradamente apresentada em seus vários aspectos é também mostrada como sendo para o benefício de um grande número de pessoas. A lei para o estrangeiro era idêntica à lei para os israelitas de nascimento, era-lhe permitido oferecer os mesmos sacrifícios e as mesmas libações, prefigurando a graça chegando além dos limites de Israel, um evangelho pregado a cada criatura debaixo do céu (Colossenses 1:23).

Os versículos 17-21 falam sobre as primícias e nos lembram que o Senhor sempre tem a primazia sobre tudo o que possuímos (Mateus 6:33).

Que DEUS abençoe a todos.