quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Números 15:1-21

Números 15:1-21

1 DEPOIS falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dizelhes: Quando entrardes na terra das vossas habitações, que eu vos hei de dar,
3 E ao Senhor fizerdes oferta queimada, holocausto, ou sacrifício, para cumprir um voto, ou em oferta voluntária, ou nas vossas solenidades, para fazerdes ao Senhor um cheiro suave de ovelhas ou gado,
4 Então aquele que apresentar a sua oferta ao Senhor, por oferta de alimentos trará uma décima de flor de farinha misturada com a quarta parte de um him de azeite.
5 E de vinho para libação prepararás a quarta parte de um him, para holocausto, ou para sacrifício para cada cordeiro;
6 E para cada carneiro prepararás uma oferta de alimentos de duas décimas de flor de farinha, misturada com a terça parte de um him de azeite.
7 E de vinho para a libação oferecerás a terça parte de um him ao Senhor, em cheiro suave.
8 E, quando preparares novilho para holocausto ou sacrifício, para cumprir um voto, ou um sacrifício pacífico ao Senhor,
9 Com o novilho apresentarás uma oferta de alimentos de três décimas de flor de farinha misturada com a metade de um him de azeite.
10 E de vinho para a libação oferecerás a metade de um him, oferta queimada em cheiro suave ao Senhor.
11 Assim se fará com cada boi, ou com cada carneiro, ou com cada um dos cordeiros ou cabritos.
12 Segundo o número que oferecerdes, assim o fareis com cada um, segundo o número deles.
13 Todo o natural assim fará estas coisas, oferecendo oferta queimada em cheiro suave ao Senhor.
14 Quando também peregrinar convosco algum estrangeiro, ou que estiver no meio de vós nas vossas gerações, e ele apresentar uma oferta queimada de cheiro suave ao Senhor, como vós fizerdes, assim fará ele.
15 Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor.
16 Uma mesma lei e um mesmo direito haverá para vós e para o estrangeiro que peregrina convosco.
17 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
18 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra em que vos hei de introduzir,
19 Acontecerá que, quando comerdes do pão da terra, então oferecereis ao Senhor oferta alçada.
20 Das primícias da vossa massa oferecereis um bolo em oferta alçada; como a oferta da eira, assim o oferecereis.
21 Das primícias das vossas massas dareis ao Senhor oferta alçada nas vossas gerações.


Números 15:1-21
Após as trágicas cenas do capítulo 14, seria razoável pensar que a incredulidade e a rebelião do povo tinham eliminado todos os direitos deles à terra de Canaã. É por isso que Deus fala imediatamente sobre a terra prometida, demonstrando que nada irá dissuadir o Senhor de cumprir Seus propósitos graciosos. Ao mesmo tempo Ele faz menção, no capítulo 15, a diferentes sacrifícios: oferta queimada (v. 3), sacrifício pacífico (v.8), oferta pelo pecado (v. 24), além da oferta de manjares e libação, como se fosse para lembrar que Ele tem os recursos para lidar mesmo com as piores ofensas, ou melhor, tem um único recurso, em todos os seus múltiplos aspectos, a obra de Seu amado Filho. Desta obra sobe, não importa quão triste possa ser a situação do povo, um “aroma agradável ao Senhor” (expressão repetida cinco vezes). A obra de Cristo figuradamente apresentada em seus vários aspectos é também mostrada como sendo para o benefício de um grande número de pessoas. A lei para o estrangeiro era idêntica à lei para os israelitas de nascimento, era-lhe permitido oferecer os mesmos sacrifícios e as mesmas libações, prefigurando a graça chegando além dos limites de Israel, um evangelho pregado a cada criatura debaixo do céu (Colossenses 1:23).

Os versículos 17-21 falam sobre as primícias e nos lembram que o Senhor sempre tem a primazia sobre tudo o que possuímos (Mateus 6:33).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário