quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Números 16:1-15

Números 16:1-15

1 E CORÉ, filho de Jizar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben.
2 E levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, homens de posição,
3 E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?
4 Quando Moisés ouviu isso, caiu sobre o seu rosto.
5 E falou a Coré e a toda a sua congregação, dizendo: Amanhã pela manhã o Senhor fará saber quem é seu, e quem é o santo que ele fará chegar a si; e aquele a quem escolher fará chegar a si.
6 Fazei isto: Tomai vós incensários, Coré e todo seu grupo;
7 E, pondo fogo neles amanhã, sobre eles deitai incenso perante o Senhor; e será que o homem a quem o Senhor escolher, este será o santo; basta-vos, filhos de Levi.
8 Disse mais Moisés a Coré: Ouvi agora, filhos de Levi:
9 Porventura pouco para vós é que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, e administrar o ministério do tabernáculo do Senhor e estar perante a congregação para ministrar-lhe;
10 E te fez chegar, e todos os teus irmãos, os filhos de Levi, contigo? ainda também procurais o sacerdócio?
11 Assim tu e todo o teu grupo estais contra o Senhor; e Arão, quem é ele, que murmureis contra ele?
12 E Moisés mandou chamar a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe; porém eles disseram: Não subiremos;
13 Porventura pouco é que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para nos matares neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós?
14 Nem tampouco nos trouxeste a uma terra que mana leite e mel, nem nos deste campo e vinhas em herança; porventura arrancarás os olhos a estes homens? Não subiremos.
15 Então Moisés irou-se muito, e disse ao Senhor: Não atentes para a sua oferta; nem um só jumento tomei deles, nem a nenhum deles fiz mal.


Números 16:1-15
Uma página sinistra agora é acrescentada à triste história do povo no deserto. A epístola de Judas dá o seguinte título a ela: “revolta (ou contradição) de Corá” (v. 11). Tal incidente mostra o quão longe podemos ser levados pelo orgulho do qual o capítulo 15 fala: uma autêntica revolta contra Deus. Corá era um levita da família de Coate. Não satisfeito com seu nobre serviço, ele colocou seu coração no sacerdócio que o Senhor havia confiado a Arão e à sua família. Cumprir o serviço do tabernáculo, estar “perante a congregação para ministrar-lhe” (v. 9) não foi o bastante para Corá e seus cúmplices; eles queriam ir além. Infelizmente, alguns cristãos estão igualmente descontentes com o serviço que o Senhor lhes determinou. Querem ter importância, estar acima dos outros — contraste total com Aquele que não veio “para ser servido, mas para servir” (Marcos 10:45)!

Datã e a Abirão ousaram aplicar ao Egito a expressão que designava a terra de Canaã: “terra que mana leite e mel” (v. 13). A liderança de Moisés era intolerável para eles (v. 13). Esses homens representam a rebelião civil, enquanto Corá personifica a apostasia religiosa.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário