terça-feira, 18 de maio de 2010

Romanos 7:19 e Gálatas 5:16

Terça-feira 18 Maio

Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço (Romanos 7:19).

Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne (Gálatas 5:16).

Uma briga de cachorros

Um cristão africano certa vez visitou um missionário por ter uma grande inquietação dentro de si. Ele tinha o desejo de fazer a vontade de Deus, mas não conseguia obedecer. Pensava que era inclinado ao mal da mesma maneira que era antes de se tornar cristão. O homem descrevia essa luta íntima como uma briga de cachorros. “É como se houvesse um cão preto e um cão branco se atacando todo o tempo”, relatou o africano. O cão preto era mau e o branco, bom. O missionário perguntou: “E qual deles vence?” Depois de pensar um pouco, o homem respondeu: “Aquele que eu alimentar mais”.

O cristão africano chegou bem perto da resposta dada na epístola aos Gálatas à mesma questão: “Andai em Espírito”. Essa é a maneira de alimentar o “cão certo”.

O versículo não diz que devemos andar no Espírito Santo e não tentarmos satisfazer a vontade da carne, mas afirma que não cumpriremos a concupiscência da carne. O resultado da conduta no Espírito Santo nos é garantido.

Paulo mostra aos gálatas que todos os que pertencem a Cristo “crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Romanos 5:24). O crente não está mais “na carne, mas no Espírito” (Romanos 8:9). Portanto, o apóstolo argumenta: “Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito” (Romanos 5:25).

Isso é possível para nós, seres humanos? Claro! O Espírito de Deus habita dentro de nós e é dEle que vem a força e o poder para vivermos nEle mesmo.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 55.2-3

18 de Maio

"Ouvi-me atentamente, comei o que é bom, e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá." Isaías 55.2-3

Como você pode obedecer ao Senhor com alegria se não O conhece e não O ama? Se você O obedecesse, "então seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar." Se você faz o que agrada ao Senhor, significa que Ele sempre está com você. Cumprir a vontade de Deus é o único alimento que pode satisfazer a sua alma. Mas uma coisa está bem clara: se você não conhece ao Senhor, não pode amá-lO, não pode obedecê-lO e não pode confiar nEle de todo o coração. Mas assim mesmo esta confiança nEle é a única solução para todos os seus problemas: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." Portanto, o que você deve fazer? Deve atender de uma vez por todas o convite do Senhor: "Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados são como a escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã." Quantas vezes e com que ênfase o Senhor nos faz esse convite nas Escrituras: "...torna-te para mim, porque eu te remi"! Aceite hoje este convite e arrependa-se!

Que DEUS abençoe a todos.