sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

2 Timóteo 3:16

Sexta-feira 11 Dezembro

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça (2 Timóteo 3:16)

A BÍBLIA: UMA COMPOSIÇÃO ÚNICA (2)
Os relatos bíblicos mais antigos se referem aos tempos pré-diluvianos. Moisés é o autor dos cinco primeiros livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Pouco a pouco se formou o que é chamado de Antigo ou Velho Testamento, com o acréscimo dos livros históricos, poéticos (Jó, Salmos, Provérbios…) e dos profetas, ou seja, a “palavra de Deus” confiada aos israelitas (Romanos 3:2).

Na Igreja primitiva, os cristãos possuíam o Antigo Testamento. A partir da segunda metade do primeiro século, começou-se a reunir e copiar os textos que constituiriam o Novo Testamento. Até o final do primeiro século, os quatro evangelhos estavam reunidos em um único volume chamado “O Evangelho”. Logo as epístolas do apóstolo Paulo foram agregadas, depois as dos outros autores e o Apocalipse.

No segundo século já circulava a Escritura completa, e no terceiro os dois testamentos foram reunidos em um só volume.

Atualmente, Deus fala ao homem por meio desses textos, como falou em outros tempos. A Bíblia é mais que uma coleção de livros inspirados. É mais que um conjunto de verdades teológicas reservadas a uma elite que seria a única a compreender a mensagem divina. Antes de tudo, ela é a voz de Deus que fala à Sua criatura e a busca para salvá-la. É a Palavra de vida, a única que pode transformar os seres humanos – por mais baixo que tenham caído–, para fazer deles novas criaturas.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 26.8

11 de Dezembro

"Também através dos teus juízos, Senhor, te esperamos." Isaías 26.8

Necessitamos tanto de força e poder interior! É o que encontramos na tranqüila espera e na confiança, como lemos em Isaías 30.15: "Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação." Por natureza não temos esse sossego, esse esperar confiante. Isso nos cria muitas dificuldades. Por quê? Porque enquanto esperamos no Senhor esperamos também por muitas outras coisas. E aí, quando nossas expectativas não se realizam imediatamente, ficamos decepcionados. Precisamos aprender a esperar e confiar exclusivamente em uma só Pessoa: Jesus! Portanto, o que faz diferença não é a perseverança em si, mas é a espera em Deus, essa confiança no Senhor que não permite que sejamos envergonhados. Essa atitude consiste em constante e ininterrupta expectativa, em uma atitude de espera. É de profundo significado quando o salmista exclama: "Deus... em quem eu espero todo o dia." Em outras palavras, perseverar sem cessar. Aparentemente existem dias bons e dias ruins, mas a ininterrupta espera no Senhor cada vez mais liberta nosso coração dos altos e baixos de nossas emoções. A Bíblia diz: "...porquanto o que vale é estar o coração confirmado com graça." Mas só recebemos essa graça estabilizadora na espera ininterrupta em Deus: "Quanto a mim, esperarei sempre..."

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 7:2-12

2 Coríntios 7.2-12

2 Acolhei-nos em vosso coração; a ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos.
3 Não falo para vos condenar; porque já vos tenho dito que estais em nosso coração para, juntos, morrermos e vivermos.
4 Mui grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação.
5 Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro.
6 Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito;
7 e não somente com a sua chegada, mas também pelo conforto que recebeu de vós, referindo-nos a vossa saudade, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, aumentando, assim, meu regozijo.
8 Porquanto, ainda que vos tenha contristado com a carta, não me arrependo; embora já me tenha arrependido (1063 vejo 991 que aquela carta vos contristou por breve tempo),
9 agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte, nenhum dano sofrêsseis.
10 Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
11 Porque quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! Que defesa, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vindita! Em tudo destes prova de estardes inocentes neste assunto.
12 Portanto, embora vos tenha escrito, não foi por causa do que fez o mal, nem por causa do que sofreu o agravo, mas para que a vossa solicitude a nosso favor fosse manifesta entre vós, diante de Deus.

2 Coríntios 7:2-12

O amor de Cristo impulsionava Paulo em relação aos coríntios. Esse amor continuava tão verdadeiro e tão grande como quando ele escreveu sua primeira e severa carta. Nunca esqueçamos que aqueles que nos reprovam e nos advertem com mais severidade são geralmente os que mais nos amam (Apocalipse 3:19).

A igreja já tinha julgado o mal que havia no meio dela; tinha demonstrado que era reta e limpa (v. 11): se ela tolerou algum terrível pecado, fez isso na ignorância e na negligência. Contudo, os coríntios precisaram humilhar-se por não terem vigiado, permitindo assim que semelhante mal aparecesse no meio deles, sendo contristados segundo Deus.

O versículo 10 nos mostra que o simples pesar, a vergonha e o remorso não são sinônimos de arrependimento. Este último consiste em julgar os nossos pecados da mesma maneira que Deus os julga, em reconhecer o mal e abandoná-lo, não importa se os atos tenham sido cometidos antes ou depois da conversão (Provérbios 28:13). O arrependimento é o primeiro fruto da fé. Ser contristado segundo Deus é, pois, motivo de alegria (v. 9). Será que você, leitor querido, já experimentou o verdadeiro arrependimento?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 25:1-8 e 26:13-19

1 Crônicas 25:1-8

1 E DAVI, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:
2 Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi.
3 Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao Senhor.
4 Quanto a Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ezer, Josbecasa, Maloti, Hotir, e Maaziote.
5 Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas.
6 Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do Senhor, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei.
7 E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.
8 E deitaram sortes acerca da guarda igualmente, assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo.


1 Crônicas 26:13-19

13 E lançaram sortes, assim os pequenos como os grandes, segundo as casas de seus pais, para cada porta.
14 E caiu a sorte do oriente a Selemias; e lançou-se a sorte por seu filho Zacarias, conselheiro entendido, e saiu-lhe a do norte.
15 E para Obede-Edom a do sul; e para seus filhos a casa dos depósitos.
16 Para Supim e Hosa a do ocidente, junto a porta Salequete, perto do caminho da subida; uma guarda defronte de outra guarda.
17 Ao oriente seis levitas; ao norte quatro por dia, ao sul quatro por dia, porém para as casas dos depósitos de dois em dois.
18 Em Parbar, ao ocidente, quatro junto ao caminho, e dois junto a Parbar.
19 Estas são as turmas dos porteiros dentre os filhos dos coraítas, e dentre os filhos de Merari.


1 Crônicas 25:1-8 e 26:13-19
Os dons, as responsabilidades e as diferentes atividades são dadas pelo Cabeça da Igreja. Porém, o crente é exortado a desejar esses dons e pedi-los ao Senhor. “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis… O que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando” (1 Coríntios 14:1, 3). Desejamos os dons de Deus para realmente usá-los na obra do Senhor? Então peçamos a Deus que nos dê esses dons espirituais – não para que nos tornemos importantes, mas para o bem da Assembléia e para a glória do Senhor Jesus. Depois dos profetas (cap. 25), novamente são arrolados os porteiros ou supervisores (cap. 26). Esse é um serviço igualmente desejado! “Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (1 Timóteo 3:1).

De novo encontramos aqui Obede-Edom com seus oito filhos e sessenta e dois descendentes. Ele havia reverenciado a arca. Nesse momento, é Deus quem o honra e o abençoa (26:4-8, 15). O Senhor encarregou a família de Obede-Edom da casa de Supim, ou seja, do depósito. Deles dependia a comida dos sacerdotes, uma figura do ensino na Assembléia. De fato, uma tremenda responsabilidade (Mateus 24:45-46)!

Que DEUS abençoe a todos.