sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

1 Crônicas 25:1-8 e 26:13-19

1 Crônicas 25:1-8

1 E DAVI, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:
2 Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi.
3 Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao Senhor.
4 Quanto a Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ezer, Josbecasa, Maloti, Hotir, e Maaziote.
5 Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas.
6 Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do Senhor, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei.
7 E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.
8 E deitaram sortes acerca da guarda igualmente, assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo.


1 Crônicas 26:13-19

13 E lançaram sortes, assim os pequenos como os grandes, segundo as casas de seus pais, para cada porta.
14 E caiu a sorte do oriente a Selemias; e lançou-se a sorte por seu filho Zacarias, conselheiro entendido, e saiu-lhe a do norte.
15 E para Obede-Edom a do sul; e para seus filhos a casa dos depósitos.
16 Para Supim e Hosa a do ocidente, junto a porta Salequete, perto do caminho da subida; uma guarda defronte de outra guarda.
17 Ao oriente seis levitas; ao norte quatro por dia, ao sul quatro por dia, porém para as casas dos depósitos de dois em dois.
18 Em Parbar, ao ocidente, quatro junto ao caminho, e dois junto a Parbar.
19 Estas são as turmas dos porteiros dentre os filhos dos coraítas, e dentre os filhos de Merari.


1 Crônicas 25:1-8 e 26:13-19
Os dons, as responsabilidades e as diferentes atividades são dadas pelo Cabeça da Igreja. Porém, o crente é exortado a desejar esses dons e pedi-los ao Senhor. “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis… O que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando” (1 Coríntios 14:1, 3). Desejamos os dons de Deus para realmente usá-los na obra do Senhor? Então peçamos a Deus que nos dê esses dons espirituais – não para que nos tornemos importantes, mas para o bem da Assembléia e para a glória do Senhor Jesus. Depois dos profetas (cap. 25), novamente são arrolados os porteiros ou supervisores (cap. 26). Esse é um serviço igualmente desejado! “Se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja” (1 Timóteo 3:1).

De novo encontramos aqui Obede-Edom com seus oito filhos e sessenta e dois descendentes. Ele havia reverenciado a arca. Nesse momento, é Deus quem o honra e o abençoa (26:4-8, 15). O Senhor encarregou a família de Obede-Edom da casa de Supim, ou seja, do depósito. Deles dependia a comida dos sacerdotes, uma figura do ensino na Assembléia. De fato, uma tremenda responsabilidade (Mateus 24:45-46)!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário