sábado, 25 de julho de 2009

Salmo 103:17, 18

A Genuína Misericórdia
Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que O temem, e a Sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a Sua aliança e para com os que se lembram dos Seus preceitos e os cumprem. Salmo 103:17, 18

A misericórdia é um atributo de que o instrumento humano pode participar, juntamente com Deus. Como fez Cristo, assim pode o homem apoderar-se do braço divino e manter comunicação com o poder divino. Foi-nos dado um serviço de misericórdia para ser feito em favor de nossos semelhantes. Efetuando esse serviço, trabalhamos em sociedade com Deus. Bem faremos, pois, em ser misericordiosos, como é misericordioso nosso Pai no Céu.

“Misericórdia quero”, diz Deus, “e não sacrifício” (Mt 9:13). A misericórdia é bondosa, compassiva. A misericórdia e o amor de Deus purificam a alma, aformoseiam o coração e limpam do egoísmo a vida. A misericórdia é uma manifestação do amor divino e é manifestada pelos que, identificados com Deus, O servem, refletindo a luz do Céu sobre o caminho dos semelhantes.

O estado de muitas pessoas requer a prática da genuína misericórdia. Os cristãos, em seus negócios uns com os outros, devem ser controlados pelos princípios da misericórdia e amor. Devem aproveitar todas as oportunidades de ajudar seus semelhantes em aflição. O dever de todo cristão está claramente delineado nas palavras: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6:37, 38). “Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles” (Lc 6:31). Esses são os princípios que bem faremos em cultivar.

Que os que desejam aperfeiçoar um caráter cristão sempre tenham em mente a cruz na qual Cristo morreu morte cruel, para redimir a humanidade. Nutram sempre o mesmo espírito misericordioso que levou o Salvador a fazer, para nossa redenção, um sacrifício infinito (ST, 21/5/1902).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 25:21

Sabedoria ao Lidar com Dinheiro
Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. Mateus 25:21

[O irmão C] se encontra em posição de responsabilidade, mas se os membros da família à qual se ligou mediante o casamento se provarem verdadeiros para com ele, exercerão uma influência que o levará a tornar-se fiel mordomo dos bens do Senhor. Disporá então de seus bens como que à vista de todo o universo celestial. Não participará de esquemas ilegais para ganhar dinheiro, antes fará tudo tendo como objetivo a glória de Deus. Evitará todas as artimanhas e se esquivará de todos os meios mesquinhos e desonestos, e nada fará que seja contrário ao cultivo da verdadeira piedade. Compreenderá que todas as suas transações estão sob o domínio de Deus.

Não devemos perder de vista o fato de que o mordomo deve negociar com os bens de seu Senhor, e que desempenha sagrada responsabilidade. A Bíblia requer que os homens comprem, vendam e façam todas as suas transações comerciais sob profundo senso de suas obrigações religiosas, tal como se estivessem apresentando petições ao Pai celestial, suplicando força e graça. O Senhor não deixou a cargo de qualquer pessoa proceder como bem lhe pareça com seus bens, ou conforme lhe dite o impulso, ou conforme o demandem seus amigos. O dinheiro que a pessoa manuseia não lhe pertence, não devendo ser gasto desnecessariamente, pois a vinha do Senhor precisa ser trabalhada, e tal trabalho requer o gasto de meios.

Agora é o nosso dia de oportunidade, sendo que se aproxima o ajuste de contas. O Senhor confiou recursos a Seus servos para que sejam usados sabiamente, pois todos são agentes morais e deles se requer que assumam responsabilidades. Nossos vários talentos são concedidos na proporção de nossa habilidade em usá-los, mas não devemos aplicá-los meramente para satisfazer desejos egoístas, tal como possam ditar as inclinações.

[O irmão C] fracassou, por vezes, no passado, ao manusear os bens do Senhor, e nem sempre levou em conta que deveria dispor dos bens confiados a seu encargo de tal forma que agradasse ao Mestre e contribuísse para o avanço da causa da verdade. Deverá prestar contas do modo como utiliza os bens que lhe foram entregues. Não deve considerar a própria vontade nesse aspecto. Necessita buscar sabedoria de Deus (TCS, p. 70, 71).

Que DEUS abençoe a todos.

João 1:18

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer (João 1:18).

UM RELACIONAMENTO PESSOAL COM DEUS

“Você acredita em Deus?” A maioria dirá: “É claro que sim!” Mas a maioria também não será afetada por essa pergunta. O que realmente deveria ser perguntado é: “Você acredita no único Deus verdadeiro que Se revelou a Si mesmo na pessoa de Jesus Cristo e tem um relacionamento pessoal com Ele?”

Até a encarnação de Jesus, o povo judeu acreditava que conhecia a Deus. Mas Jesus declarou: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mateus 11:27). Essa revelação do Pai através do Filho não consiste em reflexões sobre as atitudes de Deus. Tal revelação é extremamente simples, acessível ao humilde, mas obscura para o orgulhoso.

O que Jesus revela do Pai é, em primeiro lugar, Sua perfeição: com Suas palavras Ele nos ensina ela e a demonstra em Seu viver. Expressou-a claramente por meio de Sua morte na cruz. Ali, o amor de Deus brilhou de maneira inimaginável.

Não é possível conhecer o Pai sem antes conhecer Jesus Cristo, Seu único Filho. À medida que passamos a conhecer o Senhor Jesus através do ensino do Novo Testamento, o Pai também se torna familiar para nós, pois Jesus afirmou: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9).

As perguntas que precisamos responder são: cremos realmente no Deus de amor e de santidade? Temos recebido a mensagem que Jesus nos dá acerca dEle mesmo? Temos aceitado o Deus-Salvador? Dessas respostas dependem toda a nossa vida neste mundo e na eternidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmos 33:13-14; 34:15

O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra.

Os olhos do SENHOR estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor (Salmos 33:13-14; 34:15).

OS EXTRATERRESTRES EXISTEM?

A ficção científica não é a única a se apaixonar pelo tema. Renomados cientistas buscam saber se no imenso universo, em algum planeta distante, existem outros seres vivos. Para isso, enormes e caríssimos equipamentos são utilizados para emitir e captar eventuais sinais.

Nosso propósito não é julgar tal intento, mas somente lembrar que entre Deus, que “habita na luz inacessível” (1 Timóteo 6:16), e os homens que estão na terra, a “conexão” já foi estabelecida. Podemos nos comunicar com Deus.

Deus nos fala principalmente por meio da Bíblia, Sua Palavra. Através dela Ele nos diz o que tem a dizer, o que pensa de nós e o que fez por nós, nos mostra o caminho para o céu e nos convida a segui-Lo. Também nos anuncia qual será o destino final dos que desprezam a salvação que Ele nos oferece.

Por sua vez, o ser humano pode se comunicar com Deus através da oração. Ele ouve todas as nossas petições, escuta nossos agradecimentos (quando fazemos isso), recebe nossas confissões e aceita nossos louvores. A conexão entre Deus e os homens está estabelecida de tal modo que ninguém pode “cortá-la”.

O homem busca respostas. E para tanto investiga até a existência de seres extraterrenos. Porém, aquilo que ele mais precisa já está a nosso alcance. Todas as respostas estão em Deus e Ele as tem revelado em Sua Palavra, na pessoa do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 15.1

25 de Julho

"Ora, nós que somos fortes, devemos suportar as debilidades dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos." Romanos 15.1

Eu até imagino que você seja forte espiritualmente, que, ao contrário dos outros, você experimentou o Senhor "de maneira especial", que a sua fé e o seu conhecimento superam o dos outros irmãos, mas você quer se tornar como Jesus? Aquele que realmente cresce no conhecimento do Senhor, diminui na sua própria maneira de ser. A autenticidade da sua fé robusta se mostra na sua capacidade de suportar os fracos. Jesus diz: "...aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração." Entenda corretamente: Jesus não era orgulhoso da Sua humildade. A humildade, e não a presunção era a profunda raiz da Sua natureza. E você, como é o seu caso? Talvez a sua aparente humildade religiosa seja apenas uma fina camada que recobre sua natureza vaidosa. Mas como é que você pode se tornar semelhante a Jesus? Unicamente pela Palavra de Deus, que foi escrita para nosso ensino, com validade eterna. Ali aprendemos "a paciência e a perseverança" do Senhor Jesus. Ele viveu na Palavra e da Palavra. Você procura paciência e consolo nas suas tribulações? Aqui está a fonte: a Palavra de Deus escrita!

Que DEUS abençoe a todos.