domingo, 23 de maio de 2010

Atos 1:5,8

Domingo 23 Maio

Vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias… recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós (Atos 1:5,8).

A vinda do Espírito Santo

Quando o Senhor Jesus disse que o Espírito Santo iria vir à terra, Ele se referiu tanto ao batismo coletivo com o Espírito Santo quanto ao fato de que os discípulos O receberiam individualmente. Esse fato aconteceu no dia de Pentecostes relatado em Atos 2.

Primeiramente o Espírito Santo encheu a casa onde os discípulos estavam reunidos; depois veio sobre cada um deles sob a forma figurada de labaredas de fogo.

O lado coletivo. Nesse dia de Pentecostes houve o batismo dos crentes com o Espírito Santo. Todos os redimidos foram unidos por meio dEle. Desde então, juntos constituem o Corpo de Cristo. Pentecostes foi o momento do nascimento da Igreja, o conjunto e a unidade de todos os que crêem no Senhor Jesus. “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo” (1 Coríntios 12:13). Além disso, a Igreja é o lugar onde Deus habita mediante Seu Espírito: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (3:16).

O lado pessoal. Desde Pentecostes, o Espírito Santo sela toda pessoa que crê no Evangelho da salvação, passando a habitar nela. Com Ele está o poder da nova vida que recebemos no momento de nossa conversão. O Espírito age em cada crente para que este faça a vontade de Deus. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19). “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 2.10

23 de Maio

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2.10

Tribulações nos trazem conseqüências abençoadas. A Bíblia nos ensina que "através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus." Por quê? Resposta: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação." Quais são os resultados abençoados da tribulação?

1. A tribulação faz com que oremos mais fervorosamente, faz com que demos mais valor à ação de Deus do que às nossas próprias ações. "...Deus que me respondeu no dia da minha angústia."

2. A tribulação nos faz experimentar de maneira especial o poder do Senhor: "Porque foste... a fortaleza do necessitado na sua angústia."

3. A tribulação também nos move a buscar mais seriamente o Senhor: "Senhor, na angústia te buscaram."

4. Na tribulação experimentamos de modo especial o consolo do Senhor: "É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação."

5. Tribulação nos proporciona o que em tempos normais só raras vezes temos, ou seja, paciência: "...sabendo que a tribulação produz perseverança (paciência)."

6. Por meio da tribulação recebemos abundância de alegria: "porque no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria."

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 21:1-8

Apocalipse 21.1-8
1 Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.
3 Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.
5 E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.
7 O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.
8 Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.


Apocalipse 21:1-8

Virou-se a página. A história da primeira criação teve seu fim. Começa a eternidade de glória, em que Deus será rodeado de benditas criaturas que terão capacidade de conhecê-lo e compreendê-lo. "Deus estará com eles e será o seu Deus" (v.3 - R.C.). Os santos se alegrarão em seu Deus para sempre, pois o tempo terá deixado de existir. O mar (símbolo de confusão e divisão das nações) não existirá mais. Todos os redimidos terão alcançado seu porto seguro. Nesse novo mundo a morte terá sido abolida (1 Coríntios 15:26, 54); não haverá mais noite nem maldição (V. 25; 22:3,5); não haverá mais luto, nem pranto, nem dor, porque Deus habitará para sempre com os homens (V. 4). E o que acontecerá aos que ficaram de fora? A parte deles será a segunda morte, as trevas, as lágrimas do remorso, a eterna separação da presença do Deus santo. Nesse lugar estarão os incrédulos, os quais expressamente rejeitaram a salvação, mas também, os covardes, que não fizeram uma firme decisão por Cristo; finalmente os mentirosos e os hipócritas, que fingiram ser cristãos. Amigo, permita-nos perguntar-lhe uma vez mais: Onde você passará a eternidade?

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 12:17-27

Êxodo 12:17-27

17 Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo.
18 No primeiro mês, aos catorze dias do mês, à tarde, comereis pães ázimos até vinte e um do mês à tarde.
19 Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.
20 Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.
21 Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa.
22 Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até à manhã.
23 Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir.
24 Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre.
25 E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto.
26 E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?
27 Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.


Êxodo 12:17-27
O fermento, uma figura do mal, deve ser removido com o máximo de diligência (veja 1 Coríntios 5:7-8). Não podemos nos beneficiar nem desfrutar plenamente da obra de Cristo enquanto não tivermos confessado e abandonado todo pecado do qual tivermos consciência.

Havia algo que o israelita deveria fazer, como ordenado pelo Senhor através de Moisés no versículo 7 deste mesmo capítulo: ele tinha de mergulhar os ramos de hissopo no sangue do cordeiro e marcar a verga da porta e as ombreiras da casa. Ao fazer isso, o cabeça da família deveria acreditar em duas coisas: primeiro, que o Senhor viria com juízo e, segundo, que o sangue teria o poder de proteger a ele e à sua família.

Podemos fazer a mesma pergunta feita pelos filhos das famílias judias: "Que rito é este?" (v. 26). Não é uma figura do precioso sangue de Cristo protegendo-nos do juízo? "Quando eu vir o sangue", declarou o Senhor (v. 13). Isso diz tudo. Os israelitas não poderiam ver o juízo de dentro de suas casas. A nossa salvação não depende do modo pelo qual apreciamos a obra de Cristo ou da intensidade de nossos sentimentos a respeito dela. Não, nossa salvação depende do modo como Deus a vê e, para Ele, o sangue tem plena e completa eficácia para remover o pecado. Portanto, descansemos confiantemente na obra perfeita realizada por Jesus na cruz do Calvário, a qual foi aceita por Deus (veja 1 João 1:7).

Que DEUS abençoe a todos.