domingo, 10 de outubro de 2010

Mateus 5:13

UM TRAVESSEIRO DE PENAS

"Quem é você? Não estou perguntando o seu nome. Nem o seu endereço, nem a sua idade. Estou perguntando quem é você? O seu verdadeiro eu, o seu íntimo. E esteja certo, que ao você descobrir quem você realmente é, você vai ver também, que outras pessoas estão envolvidas em tudo o que você é.


Tanto em coisas boas, quanto em coisas ruins também. Pessoas influenciaram a sua vida. Os atos bons que praticamos influenciaram outras pessoas. Os atos ruins também. E a pergunta que faço a mim mesmo é: Será que o que eu digo e faço realmente influenciam a vida de outra pessoa? Será que outros influenciaram a mim?


Quando eu era pequeno meu pai me contou esta história:


Certo homem andou espalhando fofocas a respeito de uma boa família da cidade, simplesmente porque a filha deles rompeu um antigo namoro por não gostar mais dele.


As fofocas se espalharam de tal maneira que em pouco tempo não só todas as pessoas da cidade estavam sabendo da má fama da moça, como também as moças do lugar foram proibidas de conversar com ela.


Dois anos se passaram, o rapaz se apaixonou por outra moça e se casou. Porém sua antiga namorada ainda levava a injusta má fama que ele havia espalhado. Ao ver a vida triste e sem amigos que ela levava, e que nunca mais tinha namorado outra pessoa, por ter ficado mal afamada, sua consciência pesou-lhe e não podia nem dormir direito. Estava profundamente arrependido do que havia feito e por isso decidiu confessar-se com o padre da aldeia.


Após confessar-se pediu ao padre que lhe desse uma idéia de como desfazer o mal que havia causado. O padre mandou que buscasse em casa um travesseiro de penas e voltasse para a igreja imediatamente. Curioso, o rapaz obedeceu.


Ao voltar, o padre mandou que ele subisse até a torre mais alta da igreja, rasgasse o travesseiro e contasse cada uma das penas. Ele cumpriu todos os detalhes com muita dificuldade, pois era um dia de muito vento.


Estava ainda no alto da torre quando gritou para o padre que havia acabado a façanha de contar todas as penas em meio àquela ventania, então ouviu o padre que lá de baixo gritava para ele: "Pois bem, então agora abra o travesseiro novamente e espalhe ao vento todas as penas, sem deixar nenhuma no travesseiro!".


Sem entender muito bem o que o padre queria ensinar-lhe, e pensando que talvez fosse um tipo de "penitência estranha" obedeceu mais uma vez ao padre. Voltou cansado e apresentou-se ao com um tremendo ar de dever cumprido.


Surpreso, ouviu o padre dizer: Pois agora e que vai começar sua penitência! Saia pela cidade e coloque de volta no travesseiro todas as penas que você jogou, sem deixar nenhuma para fora. Só quando tiver conseguido fazer isto é que a má influência do que você fez terá passado.


Realmente nossas más ações e comentários causam males terríveis! Uma pergunta para você meditar profundamente: Você acha que este homem merecia mesmo um castigo?


Mas, será que só as más ações é que repercutem tanto assim?


Será que nossas pequenas boas ações também repercutem também esse tanto?


Será que se este homem fizesse uma boa ação, a repercussão seria tão grande e duradoura?


Hoje quero pensar com você no outro lado da influência das nossas ações e das nossas palavras.


As boas ações que fazemos e a repercussão que elas alcançam.


Um verso conhecido da Bíblia nos dá uma boa ajuda para termos uma visão exata da realidade. Estou falando de Mateus 5:13.


"Vós sois o sal da Terra, e se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens".


Vamos raciocinar juntos por um momento:


Apenas suponhamos que nossos bons atos repercutem tanto quanto nossas más ações.


Isto quer dizer que se eu tiver a oportunidade de fazer o bem a alguém e não fizer, então estarei cometendo um enorme erro! Uma falta grave!


Concorda comigo?


Vou dar um exemplo:


Nos Estados Unidos, há 15 anos atrás Donald Baylie estava sentado em sua cadeira curtindo uma piscina, quando um garotinho de 3 anos, correndo distraidamente caiu dentro da água e começou a se afogar.


Donald sabia nadar, mas não moveu nenhum músculo sequer para salvar o pequeno. Apenas continuou deitado, fingindo que estava dormindo enquanto o menino morria afogado.


Foi julgado e condenado. Como pode ser condenado se ele não matou o menino? Na verdade ele não foi condenado por ter feito algo errado, ele simplesmente foi condenado porque deixou de fazer o que era certo, o que deveria ter feito. Deixou de salvar o menino


Em II Reis 5 nós podemos ler uma história fascinante de alguém que fez o bem simplesmente por amor ao próximo.


2 Reis 5:1-5


1 Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o SENHOR dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso. 2 Saíram tropas da Síria, e da terra de Israel levaram cativa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela a sua senhora: Tomara o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. 4 Então, foi Naamã e disse ao seu senhor: Assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel. 5 Respondeu o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. Ele partiu e levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais. 2 Reis 5:1-5.


A história continua nos contando que Naamã depois de ir falar com o profeta Eliseu, foi até o rio Jordão e obedeceu a ordem do profeta mergulhando-se sete vezes no rio.


Depois de mergulhar seis vezes sem nenhuma mudança, mergulhou mais uma vez e saiu do sétimo mergulho sem nenhuma mancha da lepra.


Você prestou bastante atenção no texto? Percebeu que a menina que levou Naamã até Eliseu era uma cativa de guerra?


Que bons motivos ela tinha para indicar ao seu Senhor o caminho da cura?


Apenas o amor pelo próximo, pelo nosso semelhante, que nada mais é do que o fruto do Amor de Deus, em nós pode fazer isto, nos levar a amar ao próprio inimigo, porque não é natural o ser humano agir assim.


Há aproximadamente 50 anos atrás, em São José do Rio Preto vivia Adelaide. Adelaide era uma jovem senhora de aproximadamente 36 anos.


Era bem pobre e tinha 5 filhos para criar. Seu marido, Sebastião não ganhava o suficiente para sustentar a família, por isso o filho mais velho Miguel, que tinha 14 anos também trabalhava fora para ajudar o pai nas despesas da casa. Trabalhava no pesado e saía de casa de madrugada todos os dias levando a marmita. Adelaide era muito cuidadosa com os filhos e com Miguel também. Numa madrugada, depois de uma noite de temporal, Miguel saiu para o trabalho como sempre. Enquanto andava na calçada distraidamente, não percebeu que a tempestade havia derrubado um cabo de alta tensão, que ainda estava ligado ali no chão.


Sem querer, pisou no cabo e caiu morto eletrocutado, instantaneamente!


Adelaide, quando soube disso sofreu um choque emocional tão forte, que desmaiou. Quando acordou não se lembrava de ninguém. Também não podia falar, nem se mexer, nem tinha qualquer tipo de expressão.


Tudo o que ela comia, vomitava. E por isso começou a morrer lentamente.


Numa quarta-feira à noite no culto de oração na igreja, uma vizinha da Adelaide, que pertencia à Igreja Adventista, decidiu pedir para que a igreja orasse pela Adelaide.


Ali estava a Ana, uma jovem com a mesma idade da Adelaide.


Ana era muito fiel a Deus e não se contentava só em orar. Por isso, além de orar ela anotou o endereço da Adelaide e no dia seguinte foi fazer uma visita.


Eu vou pedir para a própria Ana contar o que aconteceu. Eu fui à casa da Ana, atualmente ela está morando no interior de São Paulo, na cidade de Piracicaba em um sítio chamado "Vivenda Linda" numa estradinha de terra que vai para Inhumas, e veja só o que ela me contou:


Fernando: Como é seu nome completo?


Ana: -O meu nome é Ana da Silva Prestes


Fernando: Mas a Ana é conhecida por Ana Prestes. Onde você nasceu Ana?


Ana: -Eu nasci em Orlândia, uma cidadezinha perto São José do Rio Preto-SP.


Fernando: Ana, eu sei que não se deve perguntar a idade de uma dama, mas você se importaria em dizer em que ano você nasceu?


Ana -Eu nasci em 15 de Dezembro de 1914.


Fernando: E você ficou morando em Orlândia?


Ana: -Eu me casei em São José do Rio Preto (SP), meus filhos nasceram todos lá.


Fernando: E Ana naquele tempo aconteceu alguma coisa que marcou muito a sua vida, não é verdade?


Ana: - É...Muito mesmo!


Fernando: Ana, em que condições você encontrou a Adelaide quando você entrou na casa dela pela primeira vez?


Ana - Quando eu cheguei lá, eu me ajoelhei perto da cama do lado dela e disse: Minha amiga confia em Deus, Deus é poderoso, Ele te ama e um dia Ele vai entregar o seu filho falecido em seus braços.


Fernando: E aí Ana o que você fez?


Ana: -E aí ela me ouviu e já foi melhorando, parou de gritar, eu fui conversando com ela, falando de Deus, conversei bastante com ela e ela dormiu, e eu aproveitei e fui até a minha casa, eu morava a uns três quarteirões da casa dela, eu fui dar "de mamar" pro meu nenê.


Fernando: Então você tinha um nenê recém nascido?


Ana: -Sim, eu ainda estava de dieta.


Fernando: Ana e como era que a Adelaide se alimentava?


Ana: -Ela não queria se alimentar, ela queria morrer.


Fernando: Ela tinha tido um choque emocional muito forte?


Ana: -Eu tirava meu próprio leite em um copo e ia com uma colher dando pra ela, era muito difícil, porque ela cerrava os dentes, ela queria morrer, ela não queria tomar, aí eu ia devagarzinho colocando o leite entra os dentes dela.


Fernando: E assim ela então foi melhorando?


Ana: Durante uma semana foi "amamentada" com o meu leite, eu dava leite e ia falando de Jesus pra ela, sempre dizendo que Jesus iria entregar o filho "dela" nos braços dela, e aí na sexta-feira eu disse pra ela: Adelaide amanhã eu vou a igreja e eu venho aqui pra te levar na igreja comigo.


Fernando: E ela concordou?


Ana: Concordou, e ela foi á igreja, chegando lá deram muita atenção pra ela, ela se sentiu bem. E aí ela começou a ir sempre comigo a igreja. E depois ela quis se batizar.


Fernando: Quanto tempo mais ou menos demorou pra Adelaide se batizar?


Ana: O tempo certo eu não me lembro, mas eu falei com o pastor da igreja e ele começou a dar estudos bíblicos pra ela, toda a família dela, até as tias viram que ela sarou, e todo mundo quis estudar a bíblia.


Fernando: Ana você falava muito pra Adelaide da volta de Jesus, e tem um hino que eu já ouvi você cantando, que fala da Volta de Jesus, você acha que dá pra cantar um pedacinho? É o hino Manhã do Juízo.


Ana:

Sonhei que a manhã do juízo

Rompeu ao tocar o clarim

Sonhei que as nações junto ao trono

Reunidas estavam enfim


Um anjo glorioso descendo

Se pôs entre a terra e o mar

As mãos para o céu apontando

Jurou não haver mais tardar.




Fernando: Ana você gostaria de fazer um convite, um apelo para estas pessoas aceitarem a Jesus?


Ana: Nós precisamos mesmo de estar sempre atento, procurando seguir a Jesus, porque o que seria de nós se não fosse Jesus? Em tudo nós dependemos dEle, tudo é dEle. E agora como não ficar ao lado dEle, como não estudar a palavra dEle e como viveremos sem Ele.


Fernando: Ana você entregou a sua vida todinha a Ele, e valeu a pena?


Ana: Seguir a Cristo? Valeu muito! Valeu mesmo.


Esta história me deixa muito emocionando. Ver esta velhinha sensacional também me deixa muito emocionado. Porque Adelaide era minha avó. Na verdade foi assim que essa pessoa maravilhosa tirou minha avó Adelaide dum poço sem fundo. De um mundo de desespero e de falta de esperança, para levá- la para um mundo de paz, amor e esperança!


Agora é hora de ver o alcance desta boa ação, deste testemunho maravilhoso que a Ana deu para minha avó Adelaide. Imagine só a extensão disto, quando os filhos de minha avó tiveram filhos, que também tiveram filhos e assim por diante! E hoje eu que também recebi a mensagem da Bíblia e agora estou passando, transmitindo, a todos vocês.

ORAÇÃO

Querido Deus, tantas vezes Senhor pessoas aparecem a nossa frente, pedindo um pedaço de pão espiritual e mesmo material também. Tantas vezes Senhor, pessoas dilaceradas, cortadas, machucadas pelos problemas da vida passam pela nossa frente. Senhor nós sabemos que o Senhor precisa usar as nossas mãos, nossos pés, nossos braços, mas às vezes não temos forças. Dá-nos Senhor a tua força, o teu poder Senhor e toma-nos nas suas mãos.

Que DEUS abençoe a todos.

João 12:47; 10:17-18

Domingo 10 Outubro

Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

Dou a minha vida… Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la (João 12:47; 10:17-18).

A morte do Senhor Jesus

O Senhor Jesus havia falado sobre o lugar de Sua morte. Iria ser em Jerusalém. Tinha anunciado de que maneira deveria morrer: ultrajado, açoitado, crucificado (Lucas 18:32-33). Também avisou com precisão aos Seus discípulos em que momento deveria deixar a vida: no dia da celebração da Páscoa, prova de que Ele era o verdadeiro Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Tudo aconteceu como havia sido dito. Como nunca cometera pecado, podia subir ao céu sem passar pela morte. Mas, por amor, escolheu morrer a fim de obter o perdão de Deus para nós.

O Senhor Jesus não morreu como os demais executados. Em dado momento, Ele entrou na morte em estado consciente. Inclinou a cabeça e entregou Seu espírito a Deus. Os homens ainda maltrataram pela última vez o Seu corpo. Depois foi colocado no sepulcro, o qual Seus inimigos guardaram com o maior cuidado, selando a pedra da entrada.

Porém o Senhor Jesus saiu vitorioso da morte e Se apresentou vivo aos Seus discípulos. Mais de quinhentas pessoas puderam vê-Lo após Sua ressurreição. Ele lhes mostrou as feridas em Suas mãos, Seus pés e Seu lado. O Senhor Jesus venceu a morte e foi levado ao céu, tal como anunciara. Dessa maneira Deus demonstrou ao mundo inteiro que havia aceito o sacrifício de Jesus Cristo, que agora vive e salva todos os que se aproximam de Deus por meio dEle.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 1.15-16

10 de Outubro

"...Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." 1 Pedro 1.15-16

Por que "Santidade ao Senhor"?

1. Porque Ele é santo! A quem você está seguindo quando segue a Jesus? Ao Santo de Deus! Em nenhuma outra área da vida as possibilidades de pecar são tão numerosas e tão tremendas como no terreno das relações com Deus. Aqui verdade e mentira estão bem próximas uma da outra. Muitos abençoam com a boca, mas com o coração amaldiçoam. Muitos têm a fé, mas não as obras da fé; enquanto outros têm as obras, mas não a fé. A maravilhosa veste sacerdotal de Arão, o chapéu branco, as pedras preciosas sobre seu peito, a lâmina de ouro sobre a sua fronte, sua presença no santuário, tudo isso foi uma manifestação exterior da sua disposição do coração: "Santidade ao Senhor."

2. Porque você é Sua propriedade! Comove o coração o fato de Deus ter repetido tantas vezes em Êxodo 28, v. 1: "...para me oficiarem como sacerdotes"; v. 3: "...para que me ministre o ofício sacerdotal"; v. 4: "...para me oficiarem como sacerdotes"; v. 41: "...para que me oficiem como sacerdotes." Conclui-se daí que esta "Santidade ao Senhor", no sentido mais profundo, é a expressão do amor de Deus: "Você é meu!"

Que DEUS abençoe a todos.

Números 21:16-35

Números 21:16-35

16 E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água.
17 Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele:
18 Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões; e do deserto partiram para Mataná;
19 E de Mataná a Naaliel, e de Naaliel a Bamote.
20 E de Bamote ao vale que está no campo de Moabe, no cume de Pisga, e à vista do deserto.
21 Então Israel mandou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, dizendo:
22 Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos pelos campos nem pelas vinhas; as águas dos poços não beberemos; iremos pela estrada real até que passemos os teus termos.
23 Porém Siom não deixou passar a Israel pelos seus termos; antes Siom congregou todo o seu povo, e saiu ao encontro de Israel no deserto, e veio a Jaza, e pelejou contra Israel.
24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e tomou a sua terra em possessão, desde Arnom até Jaboque, até aos filhos de Amom; porquanto o termo dos filhos de Amom era forte.
25 Assim Israel tomou todas as cidades; e habitou em todas elas, em Hesbom e em todas as suas aldeias.
26 Porque Hesbom era cidade de Siom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas, e tinha tomado da sua mão toda a sua terra até Arnom.
27 Por isso dizem os que falam em provérbios: Vinde a Hesbom; edifique-se e estabeleça-se a cidade de Siom.
28 Porque fogo saiu de Hesbom, e uma chama da cidade de Siom; e consumiu a Ar dos moabitas, e os senhores dos altos de Arnom.
29 Ai de ti, Moabe! perdido és, povo de Quemos! entregou seus filhos, que iam fugindo, e suas filhas, como cativas a Siom, rei dos amorreus.
30 E nós os derribamos; Hesbom perdida é até Dibom, e os assolamos até Nofá, que se estende até Medeba.
31 Assim Israel habitou na terra dos amorreus.
32 Depois mandou Moisés espiar a Jazer, e tomaram as suas aldeias, e daquela possessão lançaram os amorreus que estavam ali.
33 Então viraram-se, e subiram o caminho de Basã; e Ogue, rei de Basã, saiu contra eles, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei.
34 E disse o Senhor a Moisés: Não o temas, porque eu o tenho dado na tua mão, a ele, e a todo o seu povo, e a sua terra, e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.
35 E de tal maneira o feriram, a ele e a seus filhos, e a todo o seu povo, que nenhum deles escapou; e tomaram a sua terra em possessão.

Números 21:16-35
Ao comando do Senhor, o povo se ajuntou ao redor do poço (Beer). Príncipes e nobres cavaram o chão e a água jorrou das fontes profundas para alívio de todos. Que figura apropriada dos tesouros da Palavra que os servos de Deus têm trazido à luz para nosso enriquecimento. Os príncipes engajados num trabalho frutífero (os tais que, de acordo com 1 Tessalonicenses 5:12, trabalham entre os irmãos e os presidem no Senhor), os “nobres do povo” (v. 18), quais os bereanos – que eram mais nobres que os de Tessalônica (Atos 17:11) – se ajuntaram ao “Legislador” (ou seja, Cristo) e se aplicaram ao estudo das Escrituras. Às vezes os nobres são admirados e invejados. Bem, aqui são designados como tais aqueles que examinam as Escrituras (João 5:39) e as colocam diante de nós; aliás, cada filho de Deus é conclamado a perscrutar as Escrituras. O refrigério espiritual desfrutado ao redor do poço alegrou o coração do povo. “Está alguém alegre? Cante louvores” (Tiago 5:13). E Israel cantou. Desde o Mar Vermelho, há quarenta anos, não os vemos fazendo isso (a não ser as canções e danças profanas ao redor do bezerro de ouro). Finalmente, agora a murmuração deu lugar ao louvor.

Junto com a alegria, Israel também encontrou a força (Neemias 8:10). Ela é exercitada nas suas primeiras batalhas contra Seom e Ogue, e ao render esplêndidas vitórias.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 14:12

Sábado 9 Outubro

Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão ali, grandes e fortes cidades há ali; porventura, o Senhor será comigo, para os expelir, como o Senhor disse (Josué 14:12).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 14:1-15)

O Senhor chamou nominalmente os que seriam responsáveis por dividir a terra entre as tribos (Números 34:16-29). Os filhos de Judá agora se dirigem àqueles homens para receber sua porção da terra, e Calebe começa a falar. Ele esperou esse momento por mais de quarenta anos. Sem reclamar sobre a punição que ele pes­soalmente não merecia, Calebe andou no deserto com o povo e manteve sua esperança.

Ele descansou nas promessas do Senhor e agora as relembra a Josué. “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia” (v. 12). Que glorioso exemplo de fé persistente! Mas existe algo mais para se admirar nesse homem. “Estou forte ainda hoje [aos 85 anos]] como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia [aos 40 anos], tal ainda agora para o combate” (v. 11). Qual o segredo dele? O texto de Isaías 40:31 revela: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças… caminham e não se fatigam”. Por meio dessa força divina, Calebe, que agora é velho em anos mas cheio de energia jovem, está pronto para possuir Hebrom e derrotar a força humana dos famigerados anaquins, os gigantes que tanto tinham apavorado o povo. Sim, “bem-aventurado o homem cuja força está em ti… vão indo de força em força” (Salmo 84:5, 7).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 22.31

9 de Outubro

"Ser-me-eis homens consagrados." Êxodo 22.31

Observemos com mais atenção a expressão "Santidade ao Senhor." Ela devia ser gravada numa lâmina de ouro e fixada sobre a fronte. Na Bíblia, o ouro representa a glória de Deus. Aquele que é santo e vive em santidade revela inconscientemente a natureza de Deus, que é glória.

A lâmina de ouro com a inscrição "Santidade ao Senhor" tinha que ser fixada na fronte, portanto ali onde fica a sede dos pensamentos humanos, de onde saem as decisões. Ali, na própria sede da personalidade, o Senhor coloca a Sua mão e ao mesmo tempo grava Seu selo: "Santidade ao Senhor." Essa "Santidade ao Senhor" era gravada numa lâmina "à maneira de gravura de sinetes."

Algo que é gravado representa um fato consumado, que não pode ser mudado. É como se com isso o Senhor selasse Seu servo, manifestando perante o mundo visível e invisível: "Ele me pertence". A lâmina do sumo sacerdote Arão estava num lugar onde todos podiam ver e ler. Arão portanto não precisava dizer: "Eu sou do Senhor", porque isso se notava à primeira vista. Os verdadeiros santificados falam mais alto por meio da sua natureza do que pelas suas palavras; eles são cartas legíveis de Cristo, lidas por todos os homens.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 21:1-15

Números 21:1-15

1 OUVINDO o cananeu, rei de Arade, que habitava para o lado sul, que Israel vinha pelo caminho dos espias, pelejou contra Israel, e dele levou alguns prisioneiros.
2 Então Israel fez um voto ao Senhor, dizendo: Se de fato entregares este povo na minha mão, destruirei totalmente as suas cidades.
3 O Senhor, pois, ouviu a voz de Israel, e lhe entregou os cananeus; e os israelitas destruiram totalmente, a eles e às suas cidades; e o nome daquele lugar chamou Hormá.
4 Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.
5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
6 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
7 Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
8 E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
10 Então os filhos de Israel partiram, e alojaram-se em Obote.
11 Depois partiram de Obote e alojaram-se nos outeiros de Ije-Abarim, no deserto que está defronte de Moabe, ao nascente do sol.
12 Dali partiram, e alojaram-se junto ao ribeiro de Zerede.
13 E dali partiram e alojaram-se no lado de Arnom, que está no deserto e sai dos termos dos amorreus; porque Arnom é o termo de Moabe, entre Moabe e os amorreus.
14 Por isso se diz no livro das guerras do Senhor: O que fiz no Mar Vermelho e nos ribeiros de Arnom,
15 E à corrente dos ribeiros, que descendo para a situação de Ar, se encosta aos termos de Moabe.


Números 21:1-15
Quarenta anos depois da derrota em Hormá (14:45), foi obtida uma vitória no mesmo lugar. Porém, infelizmente, pouco tempo depois, o desencorajamento já voltara à cena: “Não há pão nem água” (v. 5). O maná não faltava, mas era desprezado. A rocha foi golpeada, porém se esqueceram de falar a ela. Estas coisas são figura do que acontece conosco quando negligenciamos a Palavra de Deus e a oração! Perder de vista esses recursos é mergulhar no desencorajamento e na reclamação; é expor-se aos ataques de Satanás. A mordida das serpentes leva Israel ao ponto de sentir e confessar seus pecados. Então Moisés intercede – mais uma vez – e o Senhor prescreve um remédio: a serpente de bronze elevada sobre uma haste. Um simples olhar trazia a cura. Em Sua conversa com Nicodemos, o Senhor Jesus explica a importância espiritual desse incidente no deserto. A serpente de bronze levantada por Moisés é uma alusão a Ele mesmo; é Cristo, o Filho do Homem levantado na cruz, que foi feito pecado por nós (2 Coríntios 5:21), foi feito uno com poder do mal e julgado como sendo tal. Essa é a extensão do amor de Deus pelo mundo (João 3:14-16)! Querido leitor, você já voltou o seu olhar da fé ao Salvador elevado sobre a cruz? Você já recebeu a vida eterna?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 3:9

Sexta-feira 8 Outubro

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pedro 3:9).

Arrependimento no sentido bíblico

O versículo de hoje nos diz que o arrependimento é necessário para que alguém seja salvo, isto é, não seja sentenciado à condenação eterna. Sabemos que nem todas as pessoas têm idéia do que realmente significa arrependimento. Muitos sinceramente acreditam que isso significa se livrar da culpa do pecado que têm diante de Deus. Para tanto, acham que precisam se esforçar e fazer coisas que, segundo a opinião deles mesmos, Deus Se agradaria e assim lhes concederia o perdão e bênçãos.

É possível impedir o julgamento de Deus dessa maneira? A Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina que o homem em sua natureza pecaminosa é incorrigível e não pode mudar o seu estado através de seus próprios esforços. Foi por isso que o Senhor Jesus disse: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7).

Deus busca trazer todos ao ponto de admitirem diante dEle e para si mesmos que são pecadores irremediavelmente perdidos. Quem passa por esse processo, julgando e confessando todos os seus erros, se “arrepende” no sentido bíblico do termo.

O arrependimento, por si só, não muda o estado corrupto do coração humano e nem invalida o julgamento divino sobre nós. É preciso ir além e aceitar o caminho que Deus mostrou para que fôssemos salvos: a obra de Seu Filho, Jesus Cristo, na cruz. Quem crê nessa obra redentora e se rende ao Salvador se torna filho de Deus, salvo e nascido de novo.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.17

8 de Outubro

DEUS DIZ QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE CHEGAR SOZINHO

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23)

DEUS DIZ QUE VOCÊ NÃO PODE CONSTRUIR SEU PRÓPRIO CAMINHO

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2.8-9)


DEUS DIZ QUE O CAMINHO TERMINA EM MORTE

"Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte" (Provérbios 16.25)

DEUS DIZ QUE PRECISAMOS FAZER MEIA-VOLTA

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados" (Atos 3.19)


DEUS DIZ QUE SÓ EXISTE UM CAMINHO

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6)

DEUS DIZ QUE VOCÊ PRECISA ENTREGAR A DIREÇÃO DE SUA VIDA A JESUS

"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome" (João 1.12)

Neste momento você também pode receber a Jesus Cristo como Salvador, simplesmente conversando com Ele… Em suas próprias palavras, diga de coração para Deus:

Deus, eu reconheço que tenho pecado contra Ti. Por favor, perdoa-me! Eu creio que Jesus Cristo morreu e ressuscitou para pagar o preço pelo meu pecado.
Jesus, entra em meu coração e purifica-me do meu pecado. Neste momento eu confio em Ti como meu único e suficiente Salvador.

Se orou assim, e foi sincero, você hoje "nasceu de novo" na família de Deus, de acordo com 2 Coríntios 5.17:

"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 20:14-29

Números 20:14-29

14 Depois Moisés, de Cades, mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio,
15 Como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muitos dias; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais;
16 E clamamos ao Senhor, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.
17 Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos.
18 Porém Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro.
19 Então os filhos de Israel lhe disseram: Subiremos pelo caminho aplanado, e se eu e o meu gado bebermos das tuas águas, darei o preço delas; não desejo alguma outra coisa, senão passar a pé.
20 Porém ele disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente, e com mão forte.
21 Assim recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; por isso Israel se desviou dele.
22 Então partiram de Cades; e os filhos de Israel, toda a congregação, chegaram ao monte Hor.
23 E falou o Senhor a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo:
24 Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá.
25 Toma a Arão e a Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor.
26 E despe a Arão as suas vestes, e veste-as em Eleazar, seu filho, porque Arão será recolhido, e morrerá ali.
27 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara; e subiram ao monte Hor perante os olhos de toda a congregação.
28 E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.
29 Vendo, pois, toda a congregação que Arão era morto, choraram a Arão trinta dias, toda a casa de Israel.


Números 20:14-29
Uma olhada no mapa mostra que, para passar do deserto para vale do Jordão rodeando o Mar Morto, é necessário passar por Seir, a terra de Edom. Relembrando o relacionamento deles com essa nação (Esaú, ancestral de Edom, era irmão de Jacó), Israel pediu permissão para atravessar. Mas Edom respondeu com negativas acompanhadas de ameaças. Que dureza de coração! O fato de seus irmãos estarem naquele momento exaustos (v. 14) não os comoveu. O interesse próprio e o medo de ser incomodado sobrepujaram todos os outros sentimentos. Edom e seu rei representam o mundo e seu governador que têm por objetivo impedir os filhos de Deus de chegar ao céu, a pátria destes.

O pedido de Israel é lindo! Nele está o testemunho de sua condição anterior e do que Deus fez por eles. Em seguida, eles afirmam que não têm falta de nada; apenas passariam a pé pela terra, sem se endividarem com ninguém. Nem campos, nem vinhas (para nós a vida profissional e as alegrias do mundo), nem os poços de Edom, uma vez que a rocha tinha sido encontrada novamente, nada disso tinha atrativo algum para o povo em sua jornada para casa.

Como o Senhor havia anunciado no versículo 12, Arão morreu na entrada de Canaã, e seu filho Eleazar o sucedeu.

Que DEUS abençoe a todos.