domingo, 10 de outubro de 2010

Números 21:16-35

Números 21:16-35

16 E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água.
17 Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! Cantai dele:
18 Tu, poço, que cavaram os príncipes, que escavaram os nobres do povo, e o legislador com os seus bordões; e do deserto partiram para Mataná;
19 E de Mataná a Naaliel, e de Naaliel a Bamote.
20 E de Bamote ao vale que está no campo de Moabe, no cume de Pisga, e à vista do deserto.
21 Então Israel mandou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, dizendo:
22 Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos pelos campos nem pelas vinhas; as águas dos poços não beberemos; iremos pela estrada real até que passemos os teus termos.
23 Porém Siom não deixou passar a Israel pelos seus termos; antes Siom congregou todo o seu povo, e saiu ao encontro de Israel no deserto, e veio a Jaza, e pelejou contra Israel.
24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e tomou a sua terra em possessão, desde Arnom até Jaboque, até aos filhos de Amom; porquanto o termo dos filhos de Amom era forte.
25 Assim Israel tomou todas as cidades; e habitou em todas elas, em Hesbom e em todas as suas aldeias.
26 Porque Hesbom era cidade de Siom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra o precedente rei dos moabitas, e tinha tomado da sua mão toda a sua terra até Arnom.
27 Por isso dizem os que falam em provérbios: Vinde a Hesbom; edifique-se e estabeleça-se a cidade de Siom.
28 Porque fogo saiu de Hesbom, e uma chama da cidade de Siom; e consumiu a Ar dos moabitas, e os senhores dos altos de Arnom.
29 Ai de ti, Moabe! perdido és, povo de Quemos! entregou seus filhos, que iam fugindo, e suas filhas, como cativas a Siom, rei dos amorreus.
30 E nós os derribamos; Hesbom perdida é até Dibom, e os assolamos até Nofá, que se estende até Medeba.
31 Assim Israel habitou na terra dos amorreus.
32 Depois mandou Moisés espiar a Jazer, e tomaram as suas aldeias, e daquela possessão lançaram os amorreus que estavam ali.
33 Então viraram-se, e subiram o caminho de Basã; e Ogue, rei de Basã, saiu contra eles, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei.
34 E disse o Senhor a Moisés: Não o temas, porque eu o tenho dado na tua mão, a ele, e a todo o seu povo, e a sua terra, e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.
35 E de tal maneira o feriram, a ele e a seus filhos, e a todo o seu povo, que nenhum deles escapou; e tomaram a sua terra em possessão.

Números 21:16-35
Ao comando do Senhor, o povo se ajuntou ao redor do poço (Beer). Príncipes e nobres cavaram o chão e a água jorrou das fontes profundas para alívio de todos. Que figura apropriada dos tesouros da Palavra que os servos de Deus têm trazido à luz para nosso enriquecimento. Os príncipes engajados num trabalho frutífero (os tais que, de acordo com 1 Tessalonicenses 5:12, trabalham entre os irmãos e os presidem no Senhor), os “nobres do povo” (v. 18), quais os bereanos – que eram mais nobres que os de Tessalônica (Atos 17:11) – se ajuntaram ao “Legislador” (ou seja, Cristo) e se aplicaram ao estudo das Escrituras. Às vezes os nobres são admirados e invejados. Bem, aqui são designados como tais aqueles que examinam as Escrituras (João 5:39) e as colocam diante de nós; aliás, cada filho de Deus é conclamado a perscrutar as Escrituras. O refrigério espiritual desfrutado ao redor do poço alegrou o coração do povo. “Está alguém alegre? Cante louvores” (Tiago 5:13). E Israel cantou. Desde o Mar Vermelho, há quarenta anos, não os vemos fazendo isso (a não ser as canções e danças profanas ao redor do bezerro de ouro). Finalmente, agora a murmuração deu lugar ao louvor.

Junto com a alegria, Israel também encontrou a força (Neemias 8:10). Ela é exercitada nas suas primeiras batalhas contra Seom e Ogue, e ao render esplêndidas vitórias.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário