domingo, 10 de outubro de 2010

Números 20:14-29

Números 20:14-29

14 Depois Moisés, de Cades, mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio,
15 Como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muitos dias; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais;
16 E clamamos ao Senhor, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos.
17 Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos.
18 Porém Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro.
19 Então os filhos de Israel lhe disseram: Subiremos pelo caminho aplanado, e se eu e o meu gado bebermos das tuas águas, darei o preço delas; não desejo alguma outra coisa, senão passar a pé.
20 Porém ele disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente, e com mão forte.
21 Assim recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; por isso Israel se desviou dele.
22 Então partiram de Cades; e os filhos de Israel, toda a congregação, chegaram ao monte Hor.
23 E falou o Senhor a Moisés e a Arão no monte Hor, nos termos da terra de Edom, dizendo:
24 Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá.
25 Toma a Arão e a Eleazar, seu filho, e faze-os subir ao monte Hor.
26 E despe a Arão as suas vestes, e veste-as em Eleazar, seu filho, porque Arão será recolhido, e morrerá ali.
27 Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara; e subiram ao monte Hor perante os olhos de toda a congregação.
28 E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.
29 Vendo, pois, toda a congregação que Arão era morto, choraram a Arão trinta dias, toda a casa de Israel.


Números 20:14-29
Uma olhada no mapa mostra que, para passar do deserto para vale do Jordão rodeando o Mar Morto, é necessário passar por Seir, a terra de Edom. Relembrando o relacionamento deles com essa nação (Esaú, ancestral de Edom, era irmão de Jacó), Israel pediu permissão para atravessar. Mas Edom respondeu com negativas acompanhadas de ameaças. Que dureza de coração! O fato de seus irmãos estarem naquele momento exaustos (v. 14) não os comoveu. O interesse próprio e o medo de ser incomodado sobrepujaram todos os outros sentimentos. Edom e seu rei representam o mundo e seu governador que têm por objetivo impedir os filhos de Deus de chegar ao céu, a pátria destes.

O pedido de Israel é lindo! Nele está o testemunho de sua condição anterior e do que Deus fez por eles. Em seguida, eles afirmam que não têm falta de nada; apenas passariam a pé pela terra, sem se endividarem com ninguém. Nem campos, nem vinhas (para nós a vida profissional e as alegrias do mundo), nem os poços de Edom, uma vez que a rocha tinha sido encontrada novamente, nada disso tinha atrativo algum para o povo em sua jornada para casa.

Como o Senhor havia anunciado no versículo 12, Arão morreu na entrada de Canaã, e seu filho Eleazar o sucedeu.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário