quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2 Crônicas 13:13-22

2 Crônicas 13:13-22

13 Mas Jeroboão armou uma emboscada, para dar sobre eles pela retaguarda; de maneira que estavam em frente de Judá e a emboscada por detrás deles.
14 Então Judá olhou, e eis que tinham que pelejar por diante e por detrás; então clamaram ao Senhor; e os sacerdotes tocaram as trombetas.
15 E os homens de Judá gritaram; e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá.
16 E os filhos de Israel fugiram de diante de Judá; e Deus os entregou na sua mão.
17 De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande matança entre eles; porque caíram feridos de Israel quinhentos mil homens escolhidos.
18 E foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo; e os filhos de Judá prevaleceram, porque confiaram no Senhor Deus de seus pais.
19 E Abias perseguiu Jeroboão; e tomou-lhe a Betel com os lugares da sua jurisdição, e a Jesana com os lugares da sua jurisdição, e a Efrom com os lugares da sua jurisdição.
20 E Jeroboão não recobrou mais o seu poder nos dias de Abias; porém o Senhor o feriu, e morreu.
21 Abias, porém, se fortificou, e tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.
22 Os demais atos de Abias, tanto os seus caminhos como as suas palavras, estão escritos na história do profeta Ido.


2 Crônicas 13:13-22
O discurso de Abias foi proferido com um falso ar de superioridade. Bastou Jeroboão cercar Judá para colocar Abias e seu exército à prova. Em poucos instantes, Judá seria atacado pela retaguarda e se veria à beira da derrota. No entanto, uma direção sempre permanece livre: a que aponta para o céu. Os clamores desesperados sobem ao Senhor; agora todo fingimento desapareceu. A fé entra em cena. O exército usa uma estranha arma de guerra… estranha, mas bem conhecida na história de Israel: as trombetas (Josué 6:4; Juízes 7:18). Era uma arma poderosa porque a fé dos que a empunham descansa sobre a Palavra divina e sobre Suas promessas sempre válidas (Números 10:9). O clamor fervoroso não deixou de ser ouvido! O penetrante som falou ao coração de Deus sobre o perigo que Seu povo enfrentava. E sem dúvida falou solenemente ao coração dos homens de Jeroboão que estavam prestes a guerrear contra seus irmãos… e contra o Senhor.

O exército de Israel foi estraçalhado e humilhado (v. 18). Isso comprova que nem força (v. 3) nem astúcia (v. 13) podem derrotar a fé em Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário