quinta-feira, 10 de junho de 2010

Êxodo 20:18-26 — 21:1-6

Êxodo 20:18-26

18 E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
21 E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.
24 Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.


Êxodo 21:1-6

1 ESTES são os estatutos que lhes proporás.
2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.
4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.
5 Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,
6 Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.


Êxodo 20:18-26 — 21:1-6
Esta cena (vv. 18-21) é lembrada em Hebreus 12:19 para mostrar a diferença na posição do crente debaixo da graça. Para ele, já não se ordena mais fazer isto ou aquilo, mas tão-somente crer em Jesus, que tudo fez. O final do capítulo, além do mais, não nos mostra o homem no papel de alguém que faz boas obras, mas na posição de um adorador. Fica claro que o Sinai não é o lugar onde Deus e o pecador podem se encontrar (v. 24). O versículo 25 nos ensina que as obras e os rituais humanos não tem lugar na adoração adequada a Deus. Finalmente, segundo o versículo 26, ninguém deve se elevar acima de seus irmãos: a carne seria exposta para sua vergonha.

Na descrição do servo hebreu (vv. 1-6), reconhecemos o Senhor Jesus (veja Zacarias 13:5-6). Este Homem obediente — o Único que guardou a lei — e Servo perfeito poderia ter saído livre e ascender novamente ao céu sem passar pela morte. Mas Ele estaria ali sozinho. Em Seu infinito amor, Cristo desejou ter o companheirismo de uma Noiva. Deste modo, então, Ele pagou o preço que era necessário. Seu sangue derramado e Suas feridas são marcas que demonstrarão por toda a eternidade a humilhação voluntária dAquele que assumiu "a forma de servo" (Filipenses 2:7) e que, mesmo em aflição, Se satisfaz em servir os Seus (Lucas 12:37).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário