sábado, 10 de julho de 2010

Êxodo 36:14-34

Êxodo 36:14-34

14 Fez também cortinas de pelos de cabras para a tenda sobre o tabernáculo; fez onze cortinas.
15 O comprimento de uma cortina era de trinta côvados, e a largura de quatro côvados; estas onze cortinas tinham uma mesma medida.
16 E uniu cinco cortinas à parte, e outras seis à parte,
17 E fez cinqüenta laçadas na borda da última cortina, na juntura; também fez cinqüenta laçadas na borda da cortina, na outra juntura.
18 Fez também cinqüenta colchetes de metal, para ajuntar a tenda, para que fosse um todo.
19 Fez também, para a tenda, uma coberta de peles de carneiros, tintas de vermelho; e por cima uma coberta de peles de texugos.
20 Também fez, de madeira de acácia, tábuas levantadas para o tabernáculo, que foram colocadas verticalmente.
21 O comprimento de cada tábua era de dez côvados, e a largura de um côvado e meio.
22 Cada tábua tinha duas cavilhas pregadas uma a outra; assim fez com todas as tábuas do tabernáculo.
23 Assim, pois, fez as tábuas para o tabernáculo; vinte tábuas para o lado que dá para o sul;
24 E fez quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua, para as suas duas cavilhas, e duas debaixo de outra, para as suas duas cavilhas.
25 Também fez vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, do lado norte,
26 Com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua.
27 E ao lado do tabernáculo para o ocidente fez seis tábuas.
28 Fez também duas tábuas para os cantos do tabernáculo nos dois lados,
29 As quais por baixo estavam juntas, e também se ajuntavam por cima com uma argola; assim fez com ambas nos dois cantos.
30 Assim eram oito tábuas com as suas bases de prata, a saber, dezesseis bases; duas bases debaixo de cada tábua.
31 Fez também travessas de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
32 E cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo; e outras cinco travessas para as tábuas do tabernáculo do lado ocidental.
33 E fez que a travessa do meio passasse pelo meio das tábuas de uma extremidade até a outra.
34 E cobriu as tábuas de ouro, e as suas argolas (os lugares das travessas) fez de ouro; as travessas também cobriu de ouro.


Êxodo 36:14-34
Os materiais tinham sido reunidos, os trabalhadores designados, e agora a construção do tabernáculo está prestes a começar. Teremos a oportunidade de observar em tudo isso vários tipos e figuras e algumas novas instruções.

São enumeradas primeiro as cortinas para servirem de tenda sobre o tabernáculo. A primeira, a mais bela, só podia ser vista de dentro, graças à luz do candelabro, quando o sacerdote estava no santo lugar. De semelhante modo, as multiformes glórias de Jesus somente podem ser entendidas e apreciadas graças à luz que o Espírito Santo proporciona, e isto na presença de Deus. Por outro lado, na quarta cobertura, feita de peles finas, do tabernáculo — distinto dos templos antigos (e também dos modernos edifícios religiosos) — não havia nada do lado de fora que chamasse a atenção. Isso nos faz lembrar dAquele não tinha aparência nem formosura, e dAquele que nada tinha que fizesse que agradasse aos homens (Isaías 53:2; João 5:41). Que Deus nos guarde das atrações mundanas e do espírito que no mundo opera; que Ele nos guarde de desejar as suas glórias transitórias, de querer as honrar por algum feito maior do que o nosso Mestre praticou.

Solidamente fundadas nas bases de prata, as tábuas, figura dos redimidos, nos fazem lembrar a exortação do apóstolo: “Sim, amados, permanecei, deste modo, firmes no Senhor” (Filipenses 4:1).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário