domingo, 26 de dezembro de 2010

Deuteronômio 31:30 – 32:1-14

Deuteronômio 31:30

30 Então Moisés falou as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel, até se acabarem.


Deuteronômio 32:1-14

1 INCLINAI os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
3 Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
6 Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
7 Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão.
8 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
9 Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
10 Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
11 Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
12 Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.
13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
14 Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.


Deuteronômio 31:30 – 32:1-14
Moisés está ensinando uma canção aos filhos de Israel, exatamente como o Senhor o instruíra. Tendo os céus e a terra por testemunhas, ele exalta a Palavra de Deus, que desce “como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva” (v. 2). Ele presta homenagem à grandeza de Deus, glorificando-O pelo que Ele é: fiel, justo e reto (v. 4). A Rocha é Seu Nome, assegurando proteção para os Seus, um lugar para viver, uma agradável sombra, águas vivas (Salmo 31:2; 71:3; Isaías 32:2 e muitas outras referências), bem como azeite e mel (v. 13). Depois, a canção passa a louvar o que Deus faz: uma obra perfeita (v. 4)! Os versículos 8 a 14 mostram tudo o que Ele fez pelo povo de Israel. Ele o escolheu (v. 8), o acompanhou, o instruiu, o guardou (v. 10), o tomou (v. 11), o conduziu (v. 12) e, finalmente, “o fez cavalgar sobre os altos da terra” (v. 13). Em relação à sua vinha, Israel, o Senhor perguntou: “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?” (Isaías 5:4). Filhos de Deus, nós temos excelentes razões para bradar: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas” (v. 4)!

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou… a esses também chamou… a esses também justificou… a esses também glorificou (Romanos 8:29-30).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário