domingo, 26 de dezembro de 2010

Deuteronômio 32:15-33

Deuteronômio 32:15-33

15 E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
16 Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
18 Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
19 O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
20 E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.
23 Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
24 Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó.
25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.
26 Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens,
27 Se eu não receiasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o Senhor não fez tudo isto.
28 Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
29 Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
30 Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
31 Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disto.
32 Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm.
33 O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.


Deuteronômio 32:15-33
Infelizmente, a canção que Moisés ensinou aos filhos de Deus não tinha apenas um lado! A parte que já aprendemos glorifica o lado de Deus, exceto pelo versículo 5. Vejamos agora o lado humano. As riquezas dadas pelo Senhor ao Seu povo, listadas no versículo 14, serviram somente para fazê-lo engordar (v. 15). Ao invés de se apegar cada vez mais à “a Rocha da sua salvação”, oferecendo-Lhe a gordura dos carneiros e o sangue das uvas (v. 14), Israel abandonou, desprezou, provocou e, finalmente, esqueceu o Seu Deus (v. 15, 16, 18). Quanta ingratidão! E, quanto a nós, não somos às vezes como aquele povo perverso? Alegremente “engordamos” com as riquezas que nosso Pai nos dá. Nossa prioridade são os assuntos deste mundo; esquecemos de dar ao Senhor o devido lugar em nossa vida. Aos “ricos do presente século” é ordenado “que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza” (1 Timóteo 6:17). Se os filhos de Israel fossem sábios, atentariam ”para o seu fim” (v. 29). Que o Senhor nos dê sabedoria para utilizar Seus dons sabendo que prestaremos contas deles quando Ele retornar!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário