domingo, 15 de agosto de 2010

Levítico 18:1-5 e 19:1-19

Levítico 18:1-5

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dizelhes: Eu sou o Senhor vosso Deus.
3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos.
4 Fareis conforme os meus juízos, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
5 Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, observando-os o homem, viverá por eles. Eu sou o Senhor.


Levítico 19:1-19

1 FALOU mais o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
3 Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus.
4 Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.
5 E, quando oferecerdes sacrifício pacífico ao Senhor, da vossa própria vontade o oferecereis.
6 No dia em que o sacrificardes, e no dia seguinte, se comerá; mas o que sobejar ao terceiro dia, será queimado com fogo.
7 E se alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, coisa abominável é; não será aceita.
8 E qualquer que o comer levará a sua iniqüidade, porquanto profanou a santidade do Senhor; por isso tal alma será extirpada do seu povo.
9 Quando também fizerdes a colheita da vossa terra, o canto do teu campo não segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua sega.
10 Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.
11 Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo;
12 Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor.
13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã.
14 Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.
15 Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.
16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.
17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
19 Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados.


Levítico 18:1-5 e 19:1-19
As ordenanças contidas nestes capítulos têm em vista a santidade prática do povo do Senhor. Elas incluem misericórdia (v. 10), integridade e verdade (vv. 11, 12), justiça (vv. 13-15), benevolência e amor (vv. 16-18). É humilhante encontrar as mesmas advertências dirigidas aos cristãos nas epístolas, como Efésios e Colossenses. Isso prova que a velha natureza em um filho de Deus não é melhor que em um israelita nos primórdios. “Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes”; assim começa o capítulo 18, antes de enumerar as corrupções da carne que o Senhor abomina. “Isto, portanto, digo…”, ensina o apóstolo aos efésios, “que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos… os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza” (Efésios 4:17-19; compare também os vv. 25 e 28 com Levítico 19:11). “Andai em amor”, conclui o apóstolo (Efésios 5:2) e esta também é a conclusão mostrada no versículo 18: “… amarás o teu próximo como a ti mesmo”. O Senhor Jesus citou esse versículo e o ilustrou perfeitamente com a própria vida. Por essa razão, Tiago o chama de “lei régia” (do Rei) “segundo a Escritura” (Lucas 10:28-37; Tiago 2:8)!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário