domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gênesis 9:1-19

Gênesis 9:1-19

1 E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
3 Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
6 Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
7 Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.
8 E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo:
9 E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.
10 E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.
11 E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
14 E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
15 Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.
16 E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.
17 E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.
18 E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.
19 Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.


Gênesis 9:1-19
A terra foi purificada por completo das conseqüências do pecado. Mas a raiz do mal ainda está neste coração humano, que nem todas as águas do dilúvio poderiam purificar.

Deus abençoa o patriarca e sua família e confia-lhes o governo da terra. Como responderão os descendentes de Noé a esta benevolência divina? Do mesmo jeito que Caim no capítulo 4: derramando sangue! Deus então anuncia que a violência reaparecerá. Sim, o sangue do próprio Filho de Deus será derramado e somente este sangue será capaz de purificar o coração do homem.

A terra está entregue ao homem que desde então a tem governado rudemente. Sob seu fardo “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (Romanos 8:22).

Como sinal de Sua aliança, Deus põe nas nuvens o arco-íris. A sua aparição é ainda hoje, quando de uma repentina chuva, o sinal da graça de Deus e a recordação da promessa do versículo 15.

O mesmo ocorre com o cristão, no sentido espiritual. Em meio a todas as tempestades da vida aqui na terra, ele tem o privilégio de, pela fé, elevar os seus olhos para o Deus eterno, sim, para um Deus que é fiel às Suas promessas. A presença de Cristo à destra de Deus (Hebreus 9:12; 10:12) fala uma linguagem mais forte que o arco-íris: para o filho de Deus, ela é uma constante lembrança de um juízo ainda mais terrível que o dilúvio, e do qual ele escapou para sempre.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário