sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Gênesis 7:1-16

Gênesis 7:1-16

1 DEPOIS disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
2 De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
3 Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.
5 E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.
6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.
8 Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
9 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
10 E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
13 E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
14 Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.
15 E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.
16 E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.


Gênesis 7:1-16
Noé não somente tinha obedecido a Deus construindo a arca, mas ao fazê-lo segundo cada detalhe que Deus havia ordenado (6:22). Agora ele obedece entrando na arca no momento em que a ordem é dada (v. 5). A nossa segurança está na obediência a Deus. Noé, um homem de fé, pôde experimentar, de forma literal, o Salmo 32:6.

O versículo 16 nos faz lembrar de outra porta, a porta da graça, que continua aberta hoje. Mas por quanto tempo ainda? “E fechou-se a porta”, menciona solenemente Mateus 25:10. Leitor, de qual lado da porta você estará? Dentro, com Jesus e os Seus? Ou do lado de fora, com aqueles que em vão baterão à porta e aos quais o Senhor terá de responder: “Não sei donde vós sois” (Lucas 13:27)? Notemos que é o próprio Deus quem fecha a porta após Noé, sua família e todos os animais. Mesmos que quisesse, Noé não poderia mais abri-la para quem quer que fosse. Agora que Deus havia provido um meio de salvação, abrigou os Seus e fechou a porta da arca, Ele pôde abrir as comportas do céu.

Do ponto de vista profético, Noé e sua família representam o remanescente de Israel, o qual, depois do arrebatamento da Igreja (representada em Enoque), atravessará a salvo a grande tribulação e será introduzido no novo mundo do reino milenar.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário