terça-feira, 3 de agosto de 2010

Levítico 11:29-47

Levítico 11:29-47

29 Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
30 E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.
31 Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.
32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
34 Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositadas nesses vasos, será imunda.
35 E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.
36 Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
37 E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
38 Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.
39 E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
41 Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.
42 Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.
43 Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;
44 Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
45 Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.


Levítico 11:29-47
Observando répteis e animais que “rastejam” sobre a terra, reconhecemos certos aspectos e perigos morais com os quais devemos ter cuidado. A doninha e o rato danificam plantas jovens, destruindo as raízes; as diferentes espécies de lagartos talvez sugiram as inúmeras maneiras que as pessoas ostentam para chamar a atenção para si mesmas; o camaleão sugere aqueles que sempre assumem o estilo de vida do ambiente em que vivem: cristãos entre cristãos, pessoas mundanas na companhia de pessoas do mundo.

Os versículos 32-40 mostram como as coisas melhores e mais úteis podem ser contaminadas por aquilo que vem da “serpente”. Que o Senhor nos ensine a vigiar nossa alma e a fazer uso da infalível provisão que Ele coloca à nossa disposição: uma fonte, uma cisterna, um suprimento de água, símbolos da divina Palavra, sempre permanecem limpas. Um israelita piedoso sempre toma cuidado para se preservar de toda comida impura ou comum (Atos 10:14). Que tenhamos uma consciência sensível a fim de podermos distinguir entre o que é espiritualmente puro e o que é impuro, entre o que é capaz de alimentar nossa alma e o que pode envenená-la. E que o Senhor nos dê olhos puros e um coração completamente preenchido com Seu amor!

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário