sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Números 8:15-26

Números 8:15-26

15 E depois os levitas entrarão para fazerem o serviço da tenda da congregação; e tu os purificarás, e por oferta movida os oferecerás.
16 Porquanto eles, dentre os filhos de Israel, me são dados; em lugar de todo aquele que abre a madre, do primogênito de cada um dos filhos de Israel, para mim os tenho tomado.
17 Porque meu é todo o primogênito entre os filhos de Israel, entre os homens e entre os animais; no dia em que, na terra do Egito, feri a todo o primogênito, os santifiquei para mim.
18 E tomei os levitas em lugar de todo o primogênito entre os filhos de Israel.
19 E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, dentre os filhos de Israel, tenho dado para ministrarem o ministério dos filhos de Israel na tenda da congregação e para fazer expiação pelos filhos de Israel, para que não haja praga entre eles, chegando-se os filhos de Israel ao santuário.
20 E assim fizeram Moisés e Arão, e toda a congregação dos filhos de Israel, com os levitas; conforme a tudo o que o Senhor ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim os filhos de Israel lhes fizeram.
21 E os levitas se purificaram, e lavaram as suas vestes, e Arão os ofereceu por oferta movida perante o Senhor, e Arão fez expiação por eles, para purificá-los.
22 E depois vieram os levitas, para exercerem o seu ministério na tenda da congregação, perante Arão e perante os seus filhos; como o Senhor ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram.
23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
24 Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação;
25 Mas desde a idade de cinqüenta anos sairão do serviço deste ministério, e nunca mais servirão;
26 Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas quanto aos seus deveres.


Números 8:15-26
Antes de serem apresentados como uma oferta movida, os levitas eram purificados e sacrifícios eram oferecidos por eles. Eles deviam passar navalha sobre toda a carne (v. 7) e lavar as suas roupas. Já nos deparamos com esses tipos relacionados à consagração dos sacerdotes e à purificação do leproso. Eles não correspondem à conversão, mas à obra do Espírito Santo realizada por meio da Palavra com a finalidade de os crentes permanecerem puros. A navalha é um símbolo do julgamento que temos de exercer sobre tudo o que a carne produz. Para o servo, o orgulho particularmente se desenvolve rápido se a navalha não estiver lá para lidar com a sua manifestação. Além disso, quando acabamos de nos lavar, não gostamos de colocar roupas sujas. E, para servir ao Senhor, precisamos ter não somente uma boa consciência, mas igualmente um testemunho prático irrepreensível.

Apenas “depois disso” (v. 22), o levita poderia realizar sua tarefa. Importante lição! Todo ofício exige um período de aprendizado, de preparação. Quanto mais a obra do Senhor! Antes de precipitadamente começar um trabalho para Cristo, permita que Ele, pela Sua graça, conclua aquilo que deseja realizar em nós.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário