sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

2 Crônicas 5:1-14

2 Crônicas 5:1-14

1 ASSIM se acabou toda a obra que Salomão fez para a casa do Senhor; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado, a prata, o ouro e todos os objetos, e pô-los entre os tesouros da casa de Deus.
2 Então Salomão congregou em Jerusalém os anciãos de Israel, e todos os chefes das tribos, os chefes dos pais entre os filhos de Israel, para fazerem subir a arca da aliança do Senhor, da cidade de Davi, que é Sião.
3 E todos os homens de Israel se congregaram ao rei na ocasião da festa, que foi no sétimo mês.
4 E vieram todos os anciãos de Israel; e os levitas levantaram a arca.
5 E fizeram subir a arca, e a tenda da congregação, com todos os objetos sagrados, que estavam na tenda; os sacerdotes e os levitas os fizeram subir.
6 Então o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se tinha reunido com ele diante da arca, sacrificaram carneiros e bois, que não se podiam contar, nem numerar, por causa da sua abundância.
7 Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins.
8 Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca, e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais.
9 Então os varais sobressaíam para que as pontas dos varais da arca se vissem perante o oráculo, mas não se vissem de fora; e ali tem estado até ao dia de hoje.
10 Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas, que Moisés tinha posto em Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, saíndo eles do Egito.
11 E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que ali se acharam, se santificaram, sem respeitarem as suas turmas,
12 E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas).
13 E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor;
14 E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.


2 Crônicas 5:1-14
A magnífica casa está completa. No entanto, está faltando o principal objeto: a arca da Aliança. A introdução dela no “seu lugar, no santuário mais interior do templo, no Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins” (v. 7) atrai nossos olhos para Jesus, sentado nos lugares celestiais, exaltado pelo próprio Deus, o centro do louvor universal, enchendo os céus e a terra com Sua glória. Ele é o objeto da admiração dos anjos (o querubim: 1 Timóteo 3:16) e da adoração do Seu abençoado povo: um som, mas vários instrumentos (v. 13). Há uma só canção: uma nova canção, entoada pela multidão dos redimidos, cada um participando com sua nota individual, mas todos em perfeita harmonia.

Dos três objetos que a arca continha - o maná, a vara de Arão e as tábuas da aliança -, restavam apenas os últimos (v. 10). Durante a jornada dos israelitas no deserto, Deus lhes deu o maná e conduziu o povo a Si mesmo por meio do sacerdote. Agora a arca estava em Sião, o lugar de descanso de Deus, que cumprira Sua promessa. E Ele mesmo, baseado na nova aliança garantida pelas tábuas, descansa em Seu amor no meio do povo redimido (Sofonias 3:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário