quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

1 Crônicas 23:1-6, 24-32

1 Crônicas 23:1-32

1 SENDO, pois, Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomão, seu filho, rei sobre Israel.
2 E reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas.
3 E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens.
4 Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do Senhor, e seis mil oficiais e juízes,
5 E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.
6 E Davi os repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi, Gérson, Coate e Merari.

1 Crônicas 23:24-32

24 Estes são os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, chefes dos pais, conforme foram contados pelos seus nomes, segundo as suas cabeças, que faziam a obra do ministério da casa do Senhor, desde a idade de vinte anos para cima.
25 Porque disse Davi: O Senhor Deus de Israel deu repouso ao seu povo, e habitará em Jerusalém para sempre.
26 E também, quanto aos levitas, que nunca mais levassem o tabernáculo, nem algum de seus aparelhos pertencentes ao seu ministério.
27 Porque, segundo as últimas palavras de Davi, foram contados os filhos de Levi da idade de vinte anos para cima:
28 Porque o seu cargo era assistir aos filhos de Arão no ministério da casa do Senhor, nos átrios, e nas câmaras, e na purificação de todas as coisas sagradas, e na obra do ministério da casa de Deus.
29 A saber: para os pães da proposição, e para a flor de farinha, para a oferta de alimentos, e para os coscorões ázimos, e para as sertãs, e para o tostado, e para todo o peso e medida;
30 E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao Senhor; e semelhantemente à tarde;
31 E para oferecerem os holocaustos do Senhor, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o Senhor;
32 E para que tivessem cuidado da guarda da tenda da congregação, e da guarda do santuário, e da guarda dos filhos de Arão, seus irmãos, no ministério da casa do Senhor.

1 Crônicas 23:1-6, 24-32
Davi faz Salomão sentar-se com ele no trono. Nenhuma menção é feita aqui sobre a conspiração de Adonias, nem sobre as circunstâncias que cercaram a coroação do novo rei. Conseqüentemente, aqui podemos ser elevados a maiores alturas que no primeiro livro dos Reis. Podemos ver, em tipo, o Filho sentado com o Pai em Seu trono (Apocalipse 3:21). Uma das atuais atividades de Jesus na glória nos é revelada em Efésios 4:8-12: “Quando ele subiu às alturas,… concedeu dons aos homens… concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.

Aqui, e nos capítulos seguintes, testemunhamos a escolha de cada trabalhador: supervisores, oficiais, juízes, porteiros, cantores, divididos de acordo com as três famílias de levitas. A função deles era específica, especialmente no que se referia ao serviço fundamental da adoração e das ações de graças. Adorar e louvar a Deus cada dia e cada noite era um altíssimo privilégio… que está ao nosso alcance (v. 30)!

No capítulo seguinte temos os sacerdotes, filhos de Arão, divididos em vinte e quatro turnos.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário