segunda-feira, 21 de setembro de 2009

1 Reis 18:17-29

1 Reis 18:17-29

17 E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
18 Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim.
19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.
21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
23 Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
27 E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.
28 E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.
29 E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.
1 Reis 18:17-29
Durante o tempo da seca e da fome, Acabe fez o melhor que podia para encontrar o profeta, que considerava responsável pela aflição de Israel.

Quando finalmente conseguiu encontrar Elias, o rei perguntou: “És tu, ó perturbador de Israel?” Que irresponsável! Respondeu Elias: “Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai”. Esse foi o motivo da punição divina.

O povo deste mundo pensa igual a Acabe… e talvez nós mesmos às vezes também o façamos! Quando Deus nos envia uma provação, em vez de nos examinarmos à luz do Espírito Santo, nós nos apressamos em culpar outras pessoas e colocar sobre elas a responsabilidade do que está acontecendo conosco.

Atendendo ao pedido de Elias, acabe reuniu todo Israel e os falsos profetas no monte Carmelo. O momento de confrontar e desafiar o povo havia chegado. “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?”. Muito tempo depois, sobre outra montanha, Jesus falou às multidões de maneira semelhante: “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6:24).

A você, leitor, que ainda não tomou uma firme decisão, insistimos na pergunta de Elias: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos… entre dois senhores?”

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário