segunda-feira, 4 de maio de 2009

Lucas 7.18-35

Lucas 7.18-35

18 Todas estas coisas foram referidas a João pelos seus discípulos. E João, chamando dois deles,19 enviou-os ao Senhor para perguntar: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?20 Quando os homens chegaram junto dele, disseram: João Batista enviou-nos para te perguntar: És tu aquele que estava para vir ou esperaremos outro?21 Naquela mesma hora, curou Jesus muitos de moléstias, e de flagelos, e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos.22 Então, Jesus lhes respondeu: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho.23 E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.24 Tendo-se retirado os mensageiros, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?25 Que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Os que se vestem bem e vivem no luxo assistem nos palácios dos reis.26 Sim, que saístes a ver? Um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.27 Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti.28 E eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.29 Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João;30 mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele.31 A que, pois, compararei os homens da presente geração, e a que são eles semelhantes?32 São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes.33 Pois veio João Batista, não comendo pão, nem bebendo vinho, e dizeis: Tem demônio!34 Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!35 Mas a sabedoria é justificada por todos os seus filhos.

Lucas 7:18-35

Da prisão onde Herodes o havia encerrado (capítulo 3:20), João Batista envia dois de seus discípulos ao Senhor Jesus para inquirir acerca d'Ele. Sua pergunta manifesta suas dúvidas e desencorajamento. O que obteve? O cárcere em lugar do reino que havia anunciado. Seria possível, realmente, ser Jesus "aquele que estava para vir"?
Muitas pessoas, considerando o estado da Igreja atual, a perseguição dos crentes em muitos países e a indiferença do mundo pelo Evangelho, chegam a duvidar do poder do Senhor e de Seu reino. Mas este reino não será estabelecido antes de a Igreja ser arrebatada e do cumprimento dos eventos preditos em profecia.
As obras do Senhor Jesus se encarregam de responder à pergunta dos dois mensageiros.
João havia testificado acerca do Senhor. Agora é o Senhor que testifica à mesma multidão acerca de João. E com tristeza demonstra qual foi a recepção que esta privilegiada geração (v. 31) deu ao ministério de seu precursor e ao Seu próprio ministério. Nem as chamadas ao arrependimento de João nem as boas novas do Salvador, cujo resultado seria alegria e louvor, tocaram os corações da maioria desse povo e de seus líderes.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário