segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

2 Crônicas 28:1-15

2 Crônicas 28:1-15

1 TINHA Acaz vinte anos de idade, quando começou a reinar, e dezesseis anos reinou em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi, seu pai.
2 Antes andou nos caminhos dos reis de Israel, e, além disso, fez imagens fundidas a Baalins.
3 Também queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel.
4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda a árvore verde.
5 Por isso o Senhor seu Deus o entregou na mão do rei dos sírios, os quais o feriram, e levaram dele em cativeiro uma grande multidão de presos, que trouxeram a Damasco; também foi entregue na mão do rei de Israel, o qual lhe infligiu grande derrota.
6 Porque Peca, filho de Remalias, matou em Judá, num só dia, cento e vinte mil, todos homens valentes; porquanto deixaram ao Senhor Deus de seus pais.
7 E Zicri, homem valente de Efraim, matou a Maasias, filho do rei, e a Azricão, o mordomo, e a Elcana, o segundo depois do rei.
8 E os filhos de Israel levaram presos de seus irmãos duzentos mil, mulheres, filhos e filhas; e também saquearam deles grande despojo, que levaram para Samaria.
9 Mas estava ali um profeta do Senhor, cujo nome era Obede, o qual saiu ao encontro do exército que vinha para Samaria, e lhe disse: Eis que, irando-se o Senhor Deus de vossos pais contra Judá, os entregou na vossa mão, e vós os matastes com uma raiva tal, que chegou até aos céus.
10 E agora vós cuidais em sujeitar a vós os filhos de Judá e Jerusalém, como cativos e cativas; porventura não sois vós mesmos culpados contra o Senhor vosso Deus?
11 Agora, pois, ouvi-me, e tornai a enviar os prisioneiros que trouxestes cativos de vossos irmãos; porque o ardor da ira do Senhor está sobre vós.
12 Então se levantaram alguns homens dentre os cabeças dos filhos de Efraim, a saber, Azarias, filho de Joanã, Berequias, filho de Mesilemote, Jeizquias, filho de Salum, e Amasa, filho de Hadlai, contra os que voltavam da batalha.
13 E lhes disseram: Não fareis entrar aqui estes cativos, porque, além da nossa culpa contra o Senhor, vós intentais acrescentar mais a nossos pecados e a nossas culpas, sendo que já temos grande culpa, e já o ardor da ira está sobre Israel.
14 Então os homens armados deixaram os cativos e o despojo diante dos príncipes e de toda a congregação.
15 E os homens que foram apontados por seus nomes se levantaram, e tomaram os cativos, e vestiram do despojo a todos os que dentre eles estavam nus; e vestiram-nos, e calçaram-nos, e deram-lhes de comer e de beber, e os ungiram, e a todos os que estavam fracos levaram sobre jumentos, e conduziram-nos a Jericó, à cidade das palmeiras, a seus irmãos. Depois voltaram para Samaria.


2 Crônicas 28:1-15
Em contraste com Jotão, do qual somente coisas boas ficaram registradas, nada de favorável pode ser dito acerca de seu perverso filho, Acaz. Foi um terrível reinado durante o qual tudo provocava o Senhor à ira! Quão fundo o povo de Judá havia caído! Deus usa os reis da Síria e de Israel para puni-los. O último mata 120 mil homens em um só dia e captura 200 mil pessoas. No entanto, como o profeta Odede declara, a lição é tanto para o vitorioso quanto para o vencido. E não é também para nós? Antes de nos tornamos juízes dos outros, façamos uma auto-análise e vejamos se nós mesmos não temos pecado contra o nosso Deus (v. 10). Odede falou dessa maneira ao povo de Israel. Quatro deles, citados nominalmente, foram profundamente tocados e intercederam a favor dos pobres cativos. Então, não contentes em obter a liberdade dos prisioneiros, os quatro lhes supriram a necessidade e os conduziram de volta a Judá. Aqueles homens colocaram em prática a verdade de Romanos 12:20-21. Que belo exemplo de amor e devoção! Isso nos faz lembrar a atitude do samaritano na parábola de Lucas 10:33-34.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário