terça-feira, 23 de março de 2010

Tiago 2:1-13

Tiago 2.1-13

1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
2 Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso,
3 e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés,
4 não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?
5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?
6 Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?
7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?
8 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;
9 se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores.
10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.
12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.
13 Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.


Tiago 2:1-13

Somos influenciados pelos valores mundanos, por exemplo: dinheiro, condição social etc., muito mais que imaginamos. Até mesmo Samuel precisou ser advertido disto: "O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração". (1 Samuel 16:7). Você sabe o que a "acepção de pessoas" levou o mundo a fazer? A desprezar e rejeitar o Filho de Deus, porque Ele veio à terra como um homem pobre (2 Coríntios 8:9). Hoje o gracioso nome de Cristo, invocado pelos cristãos, ainda é objeto de zombaria e blasfêmia. Entretanto, aqueles que levam Seu nome, os pobres que o mundo despreza, são chamados herdeiros do reino pelo Senhor (v. 5; Mateus 5:3). A eles é imposta "a lei régia", que é a lei do rei (v. 8). Quebrar o mandamento do amor é transgredir toda a lei, assim como quebrar um elo em uma corrente é suficiente para rompê-la por inteiro. De modo que éramos todos culpados, condenados pelo pecado. Mas Deus achou maior glória na misericórdia do que no julgamento. Esta misericórdia nos colocou sob uma "lei" bem diferente, a lei da liberdade - a liberdade de uma nova natureza que encontra seu prazer na obediência a Deus (1 Pedro 2:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário