terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2 Crônicas 13:1-12

2 Crônicas 13:1-12

1 NO ano décimo oitavo do rei Jeroboão, Abias começou a reinar sobre Judá.
2 Três anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Micaía, filha de Uriel de Gibeá; e houve guerra entre Abias e Jeroboão.
3 E Abias ordenou a peleja com um exército de valentes guerreiros, quatrocentos mil homens escolhidos; e Jeroboão dispôs contra ele a batalha com oitocentos mil homens escolhidos, todos homens corajosos.
4 E pôs-se Abias em pé em cima do monte de Zemaraim, que está na montanha de Efraim, e disse: Ouvi-me, Jeroboão e todo o Israel:
5 Porventura não vos convém saber que o Senhor Deus de Israel deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal?
6 Contudo levantou-se Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, e se rebelou contra seu senhor.
7 E ajuntaram-se a ele homens vadios, filhos de Belial; e fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão, sendo Roboão ainda jovem, e terno de coração, e não lhes podia resistir.
8 E agora julgais que podeis resistir ao reino do Senhor, que está na mão dos filhos de Davi, visto que sois uma grande multidão, e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses.
9 Não lançastes vós fora os sacerdotes do Senhor, os filhos de Arão, e os levitas, e não fizestes para vós sacerdotes, como os povos das outras terras? Qualquer que vem a consagrar-se com um novilho e sete carneiros logo se faz sacerdote daqueles que não são deuses.
10 Porém, quanto a nós, o Senhor é nosso Deus, e nunca o deixamos; e os sacerdotes que ministram ao Senhor são filhos de Arão, e os levitas se ocupam na sua obra.
11 E queimam ao Senhor cada manhã e cada tarde holocaustos, incenso aromático, com os pães da proposição sobre a mesa pura, e o castiçal de ouro, e as suas lâmpadas para se acenderem cada tarde, porque nós temos cuidado do serviço do Senhor nosso Deus; porém vós o deixastes.
12 E eis que Deus está conosco, à nossa frente, como também os seus sacerdotes, tocando com as trombetas, para dar alarme contra vós. Ó filhos de Israel, não pelejeis contra o Senhor Deus de vossos pais; porque não prosperareis.


2 Crônicas 13:1-12
Contrariamente às instruções da Palavra (Deuteronômio 21:15-17), Roboão elegeu Abias como herdeiro e sucessor, pois este era filho de sua esposa predileta, Micaía (ou Maaca; 11:20-21), que também era uma adoradora de ídolos (15:16). De tal infidelidade só poderia resultar a decadência. No entanto, a curta história desse rei contém uma passagem boa. Ela não consta do livro dos Reis, mas em nosso livro cheio de graça não poderia passar em branco. O fato se refere à guerra entre Abias e Jeroboão. De acordo com Lucas 14:31, foi loucura da parte do rei de Judá ir à guerra com um contingente de menos da metade dos soldados inimigos. No entanto, Abias tinha trunfos escondidos na manga que, a seu ver, compensariam essa diferença. Ele os revela em seu discurso ao exército de Israel. Judá ainda pertencia à linhagem real de Davi, preservava a verdadeira forma de adoração ao Senhor e ainda contava com a presença dEle. Abias fingiu não ter abandonado o Senhor (v. 10), prova de que jamais O conheceu. Finalmente, havia uma arma secreta totalmente eficaz – e veremos depois o papel decisivo que ela desempenhou –: as trombetas dos sacerdotes (v. 12).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário