quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Miquéias 5:2

Quarta-feira 27 Outubro

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Miquéias 5:2).

A profecia de Miquéias

Essa notável profecia do Antigo Testamento claramente mostra que o futuro Rei, o Messias prometido ao povo de Israel, deveria nascer em Belém. Os sumos sacerdotes e escribas no tempo de Herodes a conheciam também, e foram capazes de informá-lo acerca disso quando os magos do oriente vieram a Jerusalém e perguntaram onde o Rei dos judeus nasceria.

O versículo de hoje vai muito além de simplesmente esclarecer o local de Seu nascimento: ela mostra a sublime verdade a respeito de Sua origem: a glória eterna. Apesar de ter nascido de mulher, Suas “saídas” são “desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

Aqui há duas verdades significativas e abençoadas. O Senhor Jesus Cristo, tema da profecia, é Deus e Homem em uma única Pessoa, “manifestado em carne” (1 Timóteo 3:16). Ele veio ao mundo como Homem. Não podemos explicar nem sondar esse maravilhoso mistério relativo à Sua Pessoa; podemos apenas con­templá-lo pela fé em adoração. O Senhor Jesus foi rejeitado e morto por Seu povo, mas ressuscitou dos mortos e subiu aos céus.

Agora, por meio da obra realizada pelo Salvador na cruz, Deus pode conceder a vida eterna a todos os que crêem no Salvador. A profecia de Miquéias é apenas uma das centenas que foram cumpridas. E ainda existem outras que aguardam o tempo da con­cretização. Mas cada uma das palavras de Deus será fiel e integral­mente cumprida, pois “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19).

Que DEUS abençoe a todos.

2 comentários:

  1. boa mentira vc pos aqui....
    vai convencer qualquer cego....
    mas... Miquéias 5:2 nao si refere a jesus
    a tradução do hebraico dessa passagem é essa
    Miquéias 5:1:
    E tu, Bet-Léchem de Efrat, és muito pequena para ser contada entre os milhares de Judá, mas de ti sairá, para Mim, alguém que há de ser o condutor de Israel, cuja a origem remontará ao passado distante.


    Na análise desta passagem do Evangelho de Mateus percebemos a inclusão de uma passagem do texto de Miquéias, que, fora do seu contexto, aplica-se muito bem aos propósitos missionários mas, lida em seu real contexto é completamente diferente. Para resolver este problema logicamente vamos continuar utilizando a propria Bíblia Hebraica, vejamos:

    Miquéias 5: 2-5
    [2] Entretanto, Ele os entregará pelo tempo que leva a parturiente até dar à luz. Então, o resto de seus irmãos retornará com os filhos de Israel [3]Ele se erguerá e liderará com a força que lhe concederá o Eterno e com a majestade do Nome do Eterno, seu D’us; e habitarão, porque então ele se terá engrandecido até os confins da terra, [4] e isto assegurará a paz. Se vier o assírio à nossa terra e tentar destruir nossos palácios, levantaremos contra ele sete pastores e oito príncipes dentre nossos, [5] e assolarão a terra da Assíria com suas armas, e a terra de Nimrod com a espada afiada; ele nos livrará do assírio quando este vier à nossa terra e quando ameaçar nossas fronteiras.
    É comum dos missionários o uso isolado de um versículo. No entanto lendo o Profeta Miquéias em todo seu contexto - como fizemos - e não isoladamente fica claro que não é de Yeshua que se está falando e sim da pessoa que livrará o povo de Israel da Assíria. Jesus por acaso livrou o povo de Israel da Assíria? Logicamente que não.

    S ó a título de suposição se esta passagem estivesse falando realmente de Yeshua apareceria para os missionários cristãos mais dois inconvenientes, além deste, para explicar.

    1º - Quando Yeshua viveu Israel era subordinado a Roma. Então como Yeshua livraria o povo judeu de uma “Assíria” ? Pois é o que está descrito no livro por Miquéias (Ver acima, Miqueías 2 a 5). Jesus não fez isto, então aqui já aparece o primeiro e grave inconveniente pelo uso mal intecionado do versículo.

    2º - Yeshua nasceu, viveu, morreu e Israel continuou subordinado a uma nação estrangeira. Então como explicar o resto do não cumprimento desta profecia?

    Estas são algumas perguntas para serem feitas aos missionários.

    Perceba que, apenas lendo o Tanach dentro do seu contexto a “messiandade" de Yeshua desaparece sem muito esforço.

    É bom lembrar que o Mashiach (Messias) será estabelecido na verdade sem a necessidade de malabarismos lingüísticos.

    O exame destas passagens não revela o nome de quem irá dar à luz e quem nascerá para apascentar os israelitas, mas, diante dos fatos históricos o mais provável é que seja Ezequias, o filho do rei Achaz, Rei de Judá (721-693 a.e.c.), já que a profecia anterior, Isaías 7:14, se refere a ele.

    ResponderExcluir
  2. Estimado leitor, falar que sou mentiroso em relação ao que escrevo é muito forte e até desrespeitoso. Quanto ao que o profeta Miquéias disse, acho que a um equivoco no seu entendimento e no de muita gente por ai, haja visto que em toda a biblía vemos a manifestação do espirito de DEUS.
    Nas escrituras, na pasagens de Daniel 3:1-30, quando Nabucodonozor coloca na fornalha, Sadraque, Mesaque e Abednego, e o próprio Nabucodonozor no versículo 3:25, do mesmo livro, disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspacto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.
    DEUS se manifestou em toda a Biblía, em espirito, de verdade, quase sempre para ajudar a homens, vans pecadores, como nós.
    Voltando ao que vc desdem, na manifestação de DEUS, a verdade da palavra é contundente demais, para não acreditarmos que o profeta não falava de JESUS, e sim de uma outra pessoa, até pq toda manifestação profética era a respeido da libertação do pecado e não somente de um povo.
    O espirito de liberdade à que todo cristão acredita é o de salvação e o caminho, é, e será sempre JESUS.
    Entrarmos em discução de entendimento doutrinário, não aumentará nem diminuirá o que estamos pregando, só confundirá mais o leitor, que entende pouco desses assuntos.
    Esse não é, e nem nunca foi o meu objetivo e acredito que não seja o seu, portanto vamos orar para que JESUS se manifeste mais em nossos corações e nos corações das pessoas que estão clamando por uma palavra de consolo e libertação.

    Marco Faro

    ResponderExcluir