quinta-feira, 7 de maio de 2009

Rute 2:4-16


Rute 2:4-16

4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.
5 Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.
7 Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.
8 Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.
9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.
10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?
11 E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
12 O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
13 E disse ela: Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu ainda como uma das tuas criadas.
14 E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.
15 E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.
16 E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

Rute 2:4-16

Há pouco tempo, Rute tinha falado com os servos de Boaz. Agora ela conhece pessoalmente esse “homem valente e poderoso” (v. 1), um símbolo particularmente belo do Senhor Jesus. Boaz nos faz lembrar nosso melhor Amigo, compassivo e poderoso, sobre quem Deus disse no Salmo 89:19: “A um herói concedi o poder de socorrer; do meio do povo, exaltei um escolhido”.
Vemos Boaz na cidade de Belém (onde o Salvador nasceria), abençoando seus servos e dizendo-lhe o que fazer, observando tudo e, ao notar a presença da pobre respigadora, tratando-a de forma tão graciosa e delicada que a deixou inteiramente à vontade. Ele a convidou para se aproximar; ele falou ao coração dela e a confortou.
Cada um de nós pode ter a mesma experiência de Rute. Não basta conhecer apenas os servos do Senhor, os pastores, e mestres ou evangelistas e aprender com eles as lições tiradas da Palavra de Deus. Cada um de nós tem de lidar pessoalmente com Jesus. Então Ele mesmo irá falar ao nosso coração. Ele nos fará entender que veio ao mundo para sofrer e morrer por nós (os “grãos tostados de cereais” do versículo 14). E Ele irá nos satisfazer abundantemente com Seus tesouros.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário