terça-feira, 5 de maio de 2009

Lucas 8.1-15

Lucas 8.1-15

1 Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele,2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.4 Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola:5 Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.6 Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade.7 Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram.8 Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.9 E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?10 Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam.11 Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.12 A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.13 A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.14 A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer.15 A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

Lucas 8:1-15

Junto aos discípulos havia algumas mulheres piedosas que seguiam o Senhor e "lhe prestavam assistência com os seus bens". O que elas fizeram por Jesus é mencionado em conseqüência daquilo que Ele antes havia feito por elas (v. 2).
Os versículos 4-15 contêm a parábola do semeador e sua explicação. Três coisas causam a esterilidade do solo: os pássaros, figura do diabo (v. 12); a pedra, figura aqui do coração árido, fechado para toda ação profunda e duradoura; por último os espinhos, que nos falam do mundo com seus cuidados, riquezas e deleites (v. 14). Contudo, até mesmo o melhor dos solos deve ser primeiramente preparado. Isto pode ser uma operação dolorosa para o solo que tem de ser lavrado, revolvido várias vezes, sulcado, antes de estar numa condição apropriada para a semente penetrar e germinar. É assim que Deus prepara a consciência daqueles que hão de receber a Sua Palavra (e isso freqüentemente se dá por meio de provações).
Mas esta preparação não ocorre nos três primeiros tipos de solo. É inútil lavrar um caminho continuamente pisoteado e impossível lavrar na pedra. Quanto aos espinhos, é necessário que se faça primeiramente uma limpeza, pois as raízes do mundo no coração são muitas vezes bastante profundas.
O que caracteriza todos os solos é que todos ouvem a Palavra. Mas reter a Palavra e frutificar com perseverança é próprio da boa terra (v. 15).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário