terça-feira, 5 de maio de 2009

Rute 1:1-14


Rute 1:1-14

1 E SUCEDEU que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
2 E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
3 E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4 Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
5 E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
6 Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7 Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
8 Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
9 O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
10 E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
11 Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
12 Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
13 Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14 Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

Rute 1:1-14

Como um raio de luz em meio às sombras do livro de Juízes, Deus nos presenteia com a história de Rute. Esse belo relato nos ensina que a fé pessoal pode existir em qualquer idade, em qualquer nação, e que Deus está sempre pronto a fazer proezas em resposta a esse tipo de fé.
No dias dos juízes, vemos um homem, Elimeleque, o qual fez, como todos estavam fazendo, o que “parecia direito aos seus olhos”. Ele deixou a herança do Senhor e foi morar com a família na terra de Moabe ou, em outras palavras, entre os inimigos de seu povo. Nada ganhamos ao nos afastar do Senhor. O resultado é morte, lágrimas, tristeza e amargura. Então vemos Noemi, uma viúva, com suas duas noras, também viúvas, fazendo o caminho de volta. Foi um triste retorno? Certamente. Porém, é um retorno feliz para quem está no final de seus próprios recursos e decide voltar-se de todo coração para Deus. Da mesma maneira, o filho pródigo na terra distante lembrou-se do lugar onde tinha comida em abundância; ele se levantou e retornou para a casa do pai (compare o versículo 6 com Lucas 15:17). Isso é chamado de conversão. Será que todos os nossos leitores conhecem o significado dessa palavra por experiência própria?

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário