segunda-feira, 30 de novembro de 2009

1 Crônicas 12:19-40

1 Crônicas 12:19-40

19 Também de Manassés alguns passaram para Davi, quando veio com os filisteus para a batalha contra Saul; todavia Davi não os ajudou, porque os príncipes dos filisteus, tendo feito conselho, o despediram, dizendo: À custa de nossas cabeças passará a Saul, seu senhor.
20 Voltando ele, pois, a Ziclague, passaram-se para ele, de Manassés, Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú, e Ziletai, capitães de milhares dos de Manassés.
21 E estes ajudaram a Davi contra aquela tropa, porque todos eles eram heróis poderosos, e foram capitães no exército.
22 Porque naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como o exército de Deus.
23 Ora este é o número dos chefes armados para a peleja, que vieram a Davi em Hebrom, para transferir a ele o reino de Saul, conforme a palavra do Senhor.
24 Dos filhos de Judá, que traziam escudo e lança, seis mil e oitocentos, armados para a peleja;
25 Dos filhos de Simeão, homens poderosos para pelejar, sete mil e cem;
26 Dos filhos de Levi, quatro mil e seiscentos.
27 Joiada, que era o líder dos de Arão, e com ele três mil e setecentos.
28 E Zadoque, sendo ainda jovem, homem poderoso, com vinte e dois capitães da família de seu pai;
29 E dos filhos de Benjamim, irmãos de Saul, três mil; porque até então havia ainda muitos deles que eram pela casa de Saul.
30 E dos filhos de Efraim, vinte mil e oitocentos homens poderosos, homens de nome nas casas de seus pais.
31 E da meia tribo de Manassés, dezoito mil, que foram apontados pelos seus nomes para virem fazer rei a Davi.
32 E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens.
33 De Zebulom, dos que podiam sair no exército, cinqüenta mil ordenados para a peleja com todas as armas de guerra; como também destros para ordenarem uma batalha, e não eram de coração dobre.
34 E de Naftali, mil capitães, e com eles trinta e sete mil com escudo e lança.
35 E dos danitas, ordenados para a peleja, vinte e oito mil e seiscentos.
36 E de Aser, dos que podiam sair no exército, para ordenarem a batalha, quarenta mil.
37 E do outro lado do Jordão, dos rubenitas e gaditas, e da meia tribo de Manassés, com toda a sorte de instrumentos de guerra para pelejar, cento e vinte mil.
38 Todos estes homens de guerra, postos em ordem de batalha, vieram a Hebrom, com corações decididos, para constituírem a Davi rei sobre todo o Israel; e também todo o restante de Israel tinha o mesmo coração para constituir a Davi rei.
39 E estiveram ali com Davi três dias, comendo e bebendo; porque seus irmãos lhes tinham preparado as provisões.
40 E também seus vizinhos de mais perto, até Issacar, e Zebulom, e Naftali, trouxeram, sobre jumentos, e sobre camelos, e sobre mulos, e sobre bois, pão, provisões de farinha, pastas de figos e cachos de passas, e vinho, e azeite, e bois, gado miúdo em abundância; porque havia alegria em Israel.


1 Crônicas 12:19-40
Davi, o centro de reunião, vê homens fiéis que o reconheciam como rei vindo a ele de todas as tribos. Daqui e dali, muitos grupos chegavam, alguns mais ansiosos que outros, até que se formou um grande acampamento. Zadoque, um jovem forte e valente, é mencionado com destaque. Sobre quem o Senhor poderia fazer uma menção especial entre Seu povo hoje em dia?

Cada soldado participante do exército tinha uma característica peculiar. Alguns tinham grande coragem e força, outros mais discernimento e sabedoria, outros ainda mais disciplina e retidão. Assim é entre o povo de Deus. Um difere do outro, cada indivíduo se sobressai por meio de uma virtude particular em seu caráter: força, sabedoria, paciência, fé, amor, perseverança etc. E cada uma dessas virtudes é conhecida pelo Senhor, o único que manifestou todas elas.

A cena final deste capítulo nos recorda Lucas 12:37. Porém, o incomparável Mestre não deixará nenhum outro cuidar de Seus escravos fiéis ou de Seus guerreiros cansados, pois “ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá”.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário