quarta-feira, 12 de maio de 2010

Êxodo 7:1-13

Êxodo 7:1-13

1 ENTÃO disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
2 Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.
3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
4 Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
5 Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
6 Assim fizeram Moisés e Arão; como o Senhor lhes ordenara, assim fizeram.
7 E Moisés era da idade de oitenta anos, e Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.
8 E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo:
9 Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei de vós um milagre, dirás a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó; e se tornará em serpente.
10 Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente.
11 E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos.
12 Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.
13 Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado.


Êxodo 7:1-13
No Salmo 90 (uma oração de Moisés), Moisés se refere à idade de 80 anos como o limite da vida para um homem robusto. No entanto, foi nesta mesma idade que ele próprio começou seu serviço (v. 7). Quando Deus escolhe um servo, Ele começa por colocar de lado a força natural daquele que é chamado e lhe providencia novas fontes de força que emanam do próprio Deus.

O Senhor revelou Seus pensamentos antecipadamente a Moisés e Arão. As coisas que eram conhecidas como "pragas" pelos egípcios (9:14) são chamadas de "sinais" para o povo de Deus (v. 3), e são concebidas para a instrução moral deste. É assim que Deus instrui os cristãos sobre o significado do mundo, quanto ao que de fato ele é, no que diz respeito a Satanás e como ele engana suas pobres vítimas. Sua Palavra nos faz entender os grandes julgamentos que recairão sobre os homens que não se arrependerem. Fala-nos também sobre como Ele tirará o Seu povo redimido deste mundo para colocá-lo na morada celestial (v. 4). Portanto, queridos amigos cristãos, estando conscientes de todas essas coisas, que pessoas precisamos ser em todo santo proceder e piedade!

Na presença do Faraó e de seus servos, Moisés e Arão realizaram os sinais que lhes foram dados no capítulo 4. Representando a vitória sobre Satanás (a serpente) e o pecado (a lepra), podemos ver nestes sinais uma perfeita ilustração do próprio evangelho.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário