terça-feira, 30 de março de 2010

Gênesis 31:1-21

Gênesis 31:1-21

1 ENTÃO ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tem tomado tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai fez ele toda esta glória.
2 Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente.
3 E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.
4 Então mandou Jacó chamar a Raquel e a Lia ao campo, para junto do seu rebanho,
5 E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai não é para comigo como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo;
6 E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai;
7 Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.
8 Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.
9 Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim.
10 E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.
11 E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.
12 E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.
13 Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.
14 Então responderam Raquel e Lia e disseram-lhe: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai?
15 Não nos considera ele como estranhas? Pois vendeu-nos, e comeu de todo o nosso dinheiro.
16 Porque toda a riqueza, que Deus tirou de nosso pai, é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te mandou.
17 Então se levantou Jacó, pondo os seus filhos e as suas mulheres sobre os camelos;
18 E levou todo o seu gado, e todos os seus bens, que havia adquirido, o gado que possuía, que alcançara em Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, à terra de Canaã.
19 E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha.
20 E Jacó logrou a Labão, o arameu, porque não lhe fez saber que fugia.
21 E fugiu ele com tudo o que tinha, e levantou-se e passou o rio; e se dirigiu para a montanha de Gileade.


Gênesis 31:1-21
Apesar de tudo que já vimos nos últimos estudos sobre o triste comportamento de Jacó, convém reconhecer a sua paciência. Ele suporta, sem queixas, o cansaço e o sofrimento, assim como toda a injustiça que Labão lhe infligiu. O que o sustenta é a lembrança da terra que o Senhor deu a Abraão e à sua descendência. Ele não havia esquecido que em Betel Deus lhe prometera que o traria de volta à “terra de seus pais”. Esta esperança permaneceu viva em seu coração, e finalmente chegou o momento para seu o cumprimento. Sabemos que os cristãos são estrangeiros na terra; não temos nós também uma promessa do Senhor referente ao Lar celestial, ao qual em breve Ele nos introduzirá? Esta esperança deve dar-nos toda a paciência e toda a coragem de que precisamos para suportar as dificuldades e até as injustiças.

Embora tenha obedecido à ordem do Senhor (v. 3), é triste ver que Jacó continuou manifestando o seu caráter dissimulador: ele engana Labão fugindo sem o conhecimento do sogro. Isso não demonstra falta de confiança em Deus? Se Deus lhe ordenou que partisse, permitiria Ele que Labão o impedisse? (v. 24). Labão, aliás, só poderia consentir, pois reconhecera, como antes, que “isto procede do Senhor” (24:50).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário