quinta-feira, 30 de abril de 2009

Lucas 6.1-19

Lucas 6.1-19

1 Aconteceu que, num sábado, passando Jesus pelas searas, os seus discípulos colhiam e comiam espigas, debulhando-as com as mãos.2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito aos sábados?3 Respondeu-lhes Jesus: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros?4 Como entrou na casa de Deus, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele estavam, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes?5 E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado.6 Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.7 Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar.8 Mas ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé.9 Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixá-la perecer?10 E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada.11 Mas eles se encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.12 Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.13 E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:14 Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.17 E, descendo com eles, parou numa planura onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom,18 que vieram para o ouvirem e serem curados de suas enfermidades; também os atormentados por espíritos imundos eram curados.19 E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saía poder; e curava todos.

Lucas 6:1-19

O Senhor Jesus tinha vindo para introduzir uma nova ordem de coisas. Mas Israel considerava melhor o antigo sistema da lei (compare 5:39). O homem é assim: prefere ordenanças, porque lhe dá oportunidade de gloriar-se no seu cumprimento, ainda que somente as cumpra de maneira precária. Por outro lado, a graça o humilha, porque lhe exige que se considere perdido. Foi por esta razão que os judeus se aferravam fortemente ao sábado. Mas o Senhor tem duas lições a lhes ensinar: uma tirada das Escrituras e em particular da história de Israel (v. 3-4); a outra, de Seu próprio exemplo de amor (v. 9-10). E qual o único efeito disto sobre seus corações? Secretamente conspiram livrar-se d'Ele.
Depois, o Mestre designa os Seus apóstolos; mas, antes de fazer isso, passa uma noite inteira em oração. Quão importante era esta escolha para a obra que haveria de ser cumprida depois! O Senhor Jesus conhecia as características naturais de todos os Seus discípulos, o que cada um teria que adquirir ou abrir mão. Ele os conhecia, mas também os amava, tal como conhece e ama você (João 10:14, 27).
Ademais, para Aquele que sabia de todas as coisas, tal eleição implicava levar Consigo o traidor, Judas! Porém uma vez mais triunfa a Sua perfeita submissão. O Senhor Jesus tinha vindo para cumprir as Escrituras.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário